14 de novembro de 2015

PORTUGAL PERDE EM HONG KONG E EM ELCHE

Os atentados de ontem em Paris obrigam-nos a quebrar o silêncio em relação a matérias não ligadas ao rugby, mas não podemos deixar de lamentar o sucedido e prestar a nossa homenagem aos mortos e feridos, e a nossa solidariedade aos seus familiares e amigos.

Não correu bem o primeiro jogo de Portugal em Hong Kong, com a derrota frente à Rússia por 12-23, apesar do domínio dos nossos avançados durante todo o primeiro tempo, e parte do segundo.


Portugal aproveitou essa superioridade e Manuel Costa conseguiu transformar duas penalidades, para uma vantagem de 6-0, mas a Rússia reagiu e depois de trocar de chutador - Andrey Otrokov falhou duas penalidades, a primeira das quais logo aos dois minutos - Sergey Yanyushkin marcou duas vezes após o minuto 34, para chegarmos ao intervalo com um empate a 6-6.

A segunda parte começou no mesmo ritmo, com os avançados portugueses ainda no comando, e com Manuel Costa a conseguir mais duas penalidades e elevando o resultado para 12-6, mas aos poucos a Rússia foi conseguindo equilibrar na frente, e conseguiu, por intermédio do capitão Vasily Artemyev, chegar ao primeiro ensaio aos 60 minutos, e passar para a frente pela primeira vez na partida por 12-13.

Com um bom trabalho das suas linhas atrasadas, em especial dos três quartos centro, e começando a mostrar ascendente também nas formações estáticas, a Rússia acabou por conseguir um segundo ensaio, através de Igor Galinovsky que levou o marcador a 12-20.

Já no final do jogo uma nova penalidade de Yanyushkin fechou o resultado em 12-23, e o médio de abertura da Rússia terminou a partida obtendo três penalidades e duas conversões.

Entretanto no outro jogo do dia Hong Kong derrotou o Zimbabwé por 30-11, depois de estar a vencer por 20-0 ao intervalo.
Mas com dois cartões amarelos - um no final do primeiro tempo, o outro logo no início do segundo - os asiáticos não conseguiram manter a mesma superioridade e foram os africanos a reagir e ameaçar o domínio de Hong Kong, reduzindo para 20-11.

E foi apenas nos últimos minutos que a equipa da casa voltou a marcar para os 23-11 aos 74 minutos, conseguindo o ponto de bónus aos 78 minutos, e fechando o resultado nos 30-11.

Com este conjunto de resultados a Rússia - nas nossas contas - deve subir um lugar no ranking (de 22º para 21º, ultrapassando a Espanha, Hong Kong também deve subir um lugar por troca com o Chile, enquanto o Zimbabwé desce de 26º para 29º (ultrapassado pelo Quénia, Bélgica e Ucrânia) e Portugal desce do 28º ao 30º lugar (ultrapassado por Bélgica e Ucrânia).

O Torneio prossegue na terça feira dia 17, com a realização dos jogos Hong Kong Portugal e Zimbabwé-Rússia.



SEVENS EM ELCHE
Entretanto em Elche as equipas portuguesas de sevens - masculina e feminina - tiveram o primeiro dia de prova, com os seguintes resultados:

Equipa Masculina
Portugal 10-33 França
Portugal 5-31 Irlanda

Equipa Feminina
Portugal 12-19 Irlanda
Portugal 0-24 França
Portugal 62-0 S.A.R.F.

A prova prossegue hoje com o restante dos jogos de apuramento, e a fase eliminatória.


Sem comentários: