19 de novembro de 2015

NA DIVISÃO DE HONRA JORNADA PROMETE MUDANÇAS NA TABELA

Com Direito isolado no comando e sem risco de perder a condição - os sete pontos de vantagem sobre o segundo classificado garantem, por si só, isso mesmo - a Académica recebe a segunda equipa dos campeões nacionais, no Sérgio Conceição às 11 horas de sábado, já que o seu XV principal está inteiramente dedicado à recepção dos alemães do Heidelberger, como referimos noutro espaço.

Apesar disso os advogados são favoritos à vitória, embora, conhecendo a situação, os pretos provavelmente tudo farão para aproveitar os factos, e reverter aquilo que a lógica manda escrever. Acresce a esse conhecimento o incentivo de saber que uma vitória frente a Direito - além das honras próprias a quem o consegue! - e com os pontos de uma eventual vitória, a Académica provavelmente subirá um ou dois lugares na classificação.


Mas essa eventual subida de lugares fica condicionada pelo resultado de dois jogos, sendo o primeiro deles o Belenenses-CDUL, a disputar no domingo pelas 15 horas no Estádio do Restelo, no qual o prémio para o vencedor é o segundo posto da tabela, agora ocupado pelos universitários, com mais dois pontos dos belenenses.
E em contrapartida, para o perdedor do encontro, o castigo será uma abrupta descida na escala que pode chegar até ao quinto lugar...

Estão então reunidas as condições para que, embora com oito dos seus habituais titulares em Hong Kong, o CDUL puxe pelos seus galões e confirme o favoritismo que lhe é naturalmente atribuído, mas, como no caso da Académica no jogo anterior, a motivação do Belenenses é muito forte e torna assim o desfecho da partida muito incerto.

O segundo jogo que condiciona uma eventual subida da Académica na classificação, disputa-se no Campo da Bataria, no sábado às 18 horas, onde CDUP vai receber Agronomia, numa altura em que as equipas mudaram de trajecto na prova, já que os portuenses começaram da melhor forma, com quatro vitórias nos primeiros cinco jogos, mas na passada semana sofreram uma pesada e certamente inesperada derrota frente ao Técnico, enquanto os agrónomos começaram da pior forma, com quatro derrotas nos primeiros quatro jogos, mas vencendo bem a Académica na semana passada.

Então o encontro vai permitir avaliar melhor qual é a verdade de cada uma das equipas, pelo que o fiel da balança se encontra bem no meio da escala de favoritismo.

Em Arcos de Valdevez o Clube de Rugby da vila recebe o Cascais, no sábado às 15,30 horas, e o favoritismo pende inteiramente para os cascalenses, que, vencendo, garantem a manutenção no grupo do play off, enquanto os arcuenses não deve ser ainda desta vez que conseguem não perder, embora possam registar mais um ponto de bónus - que no final das contas pode muito bem ser decisivo.

Finalmente no José Redondo, na Lousã, no domingo às 15,30 horas, os beirões recebem os engenheiros, depois de uma jornada em que as equipas tiveram sortes diferentes, com a Lousã a perder no universitário de Lisboa frente ao CDUL, e o Técnico a vencer, em casa, o CDUP com grande facilidade.

Perante estes resultados poderia dizer-se que os lisboetas são favoritos, mas isso seria desprezar o valor da equipa da Lousã que em casa não tem facilitado a vida dos seus adversários, como mostram os resultados frente ao Belenenses (12-21) e frente ao CDUP (11-6).
Acresce que se pode dizer que a fase de adaptação dos beirões à Divisão de Honra já vai adiantada, e que a ela falta apenas uma vitória sobre um rival de peso. Como o Técnico...


Consulte o quadro completo de resultados e a classificação, aqui.

Sem comentários: