11 de novembro de 2015

STUART LANCASTER DEIXA EQUIPA DA ROSA

Stuart Lancaster já não é treinador da Inglaterra, de acordo com uma decisão tomada por mútuo acordo, e que é reflexo da péssima campanha da equipa da rosa no recente Mundial, em que, pela primeira vez não alcançou a fase de eliminatórias directas.

Lancaster assumiu o cargo de responsável técnico da equipa inglesa em Abril de 2012 e conduziu os ingleses ao segundo lugar nos últimos quatro Torneios das Seis Nações e o resultado mais notável que conseguiu foi a vitória sobre os All Blacks em 2012, uma das 28 vitórias em 46 Test Matches disputados enquanto ele foi treinador da equipa.


"Estou obviamente muito triste pela forma como saímos do Mundial e por deixar o cargo. Como sempre disse, aceito e assumo a responsabilidade pelo desempenho da equipa e nós não conseguimos os resultados que todos ambicionávamos para esta competição - disse Stuart Lancaster.
No entanto eu quis participar na avaliação do sucedido para garantir que eu entenderia as opiniões de outras pessoas antes de tomar uma decisão. A verdade é que embora muitos aspectos dessa avaliação tenham sido muito positivos, não tivemos sucesso no campo quando isso era importante e todos nós temos que assumir a responsabilidade por isso, especialmente eu como treinador principal.

Eu assumi o cargo em circunstâncias particularmente difíceis, e foi um enorme desafio levar a equipa através desta transição, com muitos obstáculos pelo caminho.
No entanto estou extremamente orgulhoso pela evolução desta equipa e que foi criada uma base muito forte para avançar para grandes feitos no futuro.
Jogámos um rugby excelente e seria sempre muito difícil conseguir o nível adequado de experiência a tempo para o Mundial 2015. É um grupo de jogadores muito jovens com a grande maioria disponíveis para o Mundial 2019 no Japão, onde eu acredito que a recente experiência os tornará verdadeiros candidatos.

Gostaria de agradecer a jogadores, treinadores, administração e todos no RFU pelo seu empenho, apoio e trabalho sério durante o meu tempo como treinador principal. Mas acima de tudo, gostaria de agradecer aos fãs do rugby da Inglaterra, que sempre nos apoiaram e nos deram um apoio incrível. A equipe sente uma estreita ligação com todos no rugby doméstico, que foi muito importante para todos nós."

Ian Ritchie acrescentou que o Mundial foi um enorme desapontamento para todos os que estão ligados à equipa inglesa e a avaliação posterior do desempenho da equipa foi feita com a intenção de ser muito abrangente, o que na verdade veio a acontecer.
Stuart esteve completamente envolvido, bem como os outros treinadores, jogadores, administradores e uma enorme variedade de pessoas ligadas ao jogo.
Na sequência daquela avaliação, Stuart e eu nos reunimos, e concordámos que ele deveria renunciar como treinador principal. Esta decisão foi posteriormente ratificada pelo Conselho da RFU.


E terminou afirmando que em nome dos fãs da equipa da Inglaterra e da Rugby Football Union gostaria de expressar a nossa gratidão a Stuart por tudo o que ele fez pelo Rugby Inglês desde que tomou conta do cargo em Abril de 2012.
Apesar dos resultados neste Mundial ele tem muitos motivos para se sentir orgulhoso, e incluiu um novo grupo de jogadores que representarão a Inglaterra por muitos anos.
Olhando em frente, não deixaremos pedra sobre pedra para garantir que a Inglaterra obterá um sucesso sustentado no futuro.

O novo treinador principal continuará a reportar directamente ao CEO, que vai iniciar imediatamente o respectivo processo de recrutamento.

Sem comentários: