25 de novembro de 2015

REGULAMENTOS SÃO PARA CUMPRIR, DOA A QUEM DOER... EM FRANÇA!

O Tarbes ocupava uma relativamente tranquila 11ª posição na ProD2 francesa, com 17 pontos, até que os auditores financeiros do rugby gaulês - Direction Nationale d’Aide et Contrôle de Gestation (DNACG) - detectaram que o clube estava em falta com as suas obrigações, e que, além disso, tinha falsificado alguns documentos financeiros.

Então, sem qualquer hesitação, a Federação Francesa de Rugby decidiu que o Tarbes descerá automaticamente de divisão no final do ano, e de imediato lhe retirou 15 pontos na tabela classificativa, o que colocou o clube na última posição, apenas com dois pontos.


O clube foi recebido pela DNACG no passado dia 19, e dispõe agora de um prazo de 10 dias para recorrer da decisão, que teve como base um deficit de 1,6 milhões de euros, e ainda pela referida apresentação de documentos falsificados.

O Tarbes tem um plantel de 40 jogadores, dos quais 16 são estrangeiros - Argentinos, 4; Georgianos, 3; fijianos, neozelandeses e sul-africanos, 2 de cada; e 1 inglês, outro romeno e, finalmente 1 tonganês - cujo futuro fica agora seriamente ameaçado, já que as receitas da Federal são incompatíveis com situações deste tipo.

A competição séria tem muitas exigências e quem as não cumpre, é punido. Seria bom que o exemplo fosse seguido em Portugal e se criasse o salutar hábito de cumprir o que está determinado.

Sem comentários: