30 de novembro de 2015

LOULÉ RECUPERA LIDERANÇA, MAS TEVE QUE SUAR PARA O CONSEGUIR

Na última jornada da Segundona, Zona Sul/Lisboa, de 2015, o Loulé recuperou a liderança, ao vencer o Borba em Fronteira por 10-24, apesar da boa réplica dos alentejanos, que não se intimidaram com a presença dos algarvios.
Estas dificuldades podem acabar por se revelar importantes para a equipa de Loulé, que recebe em casa no próximo final de semana, a contar para a Taça de Portugal, a equipa do Benfica, pois podem ter um certo efeito despertador no conjunto, que vai tentar mostrar que o seu lugar não é na Segundona...

O Belas derrotou o United Xv, com o resultado feito no segundo tempo, já que até ao intervalo o equilíbrio foi a nota dominante, e o Ubuntu conseguiu a sua segunda vitória na prova, estando com os mesmos nove pontos do Borba na tabela classificativa, embora em desvantagem nos factores de desempate.


A prova vai agora ser interrompida até ao fim de semana 9/10 de Janeiro, o que é uma pena, pois quebra o ritmo das equipas e o interesse do público na competição.

RC BORBA 10-24* RC LOULÉ (1-4)
Com o jogo a ser mudado para a animada Vila de Fronteira onde se ouviam e bem os motores potentes dos Todo-o-Terreno, CR Borba e RC Loulé enfrentaram-se no campo sintético de largura pouco habitual e sem marcações para a modalidade de Rugby, mas com ambas as equipas a querer jogar. 
Entrou melhor a equipa “da casa” que aproveitou uma sucessão de foras de jogo da equipa algarvia para abrir o marcador (3-0) com um fácil chuto em frente aos postes.
A reacção foi imediata e num magnífico movimento colectivo o Loule, com um ensaio não convertido, passou para frente com 3-5. 
Assistiu-se então a grandes fases de jogo por parte dos homens de Loulé, com grande destaque para o seu possante nº 8 e o ágil e eficaz nº 10, que provocavam ataques atrás de ataques e sucessivos erros das linhas atrasadas do Borba, alguns deles de um para zero. 
Com naturalidade e após dois ensaios convertidos em frente aos postes, o resultado passou para o 3-19 com que se foi para intervalo. 
Na bola de recomeço da 2ª parte, o pilar direito do RC Loulé carregou ilegalmente um atleta do Borba, o que lhe valeu o cartão amarelo e aliado a um melhor acerto de toda a equipa alentejana, o equilíbrio foi nota dominante, com grandes jogadas de parte a parte, mostrando então o tão esperado embate que se previa antes do início da partida. 
Mas a maior experiência dos algarvios levou a sucessivos erros da equipa adversária que valeu o cartão amarelo ao pilar do RC Borba. 
Apesar de várias penalidades a favor, o RC Loulé mostrou em campo que a sua vontade era de fazer ensaios e ir em busca do ponto bónus e naturalmente chegou a mais um ensaio não convertido com o resultado a alterar para 3-24. 
Nesta fase mais um amarelo surgiu para um atleta do RC Borba. Mas com o “orgulho ferido”, a equipa do Borba queria mostrar que a surpresa alcançada esta época em Belas não tinha sido “obra do acaso” e foi em busca do ensaio que, com sucessivos pontapés para as costas das linhas atrasadas do RC Loulé e várias touches ganhas, encostaram por largos minutos os algarvios dentro da linha defensiva dos 22 metros, provocando a amostragem de outro cartão amarelo a mais um atleta do RC Loulé. 
Nesta fase assistiu-se a um aumento de nervosismo de parte a parte que levou a agressão mútua entre dois jogadores, resultando no cartão amarelo para cada atleta envolvido, de cada equipa. 
Aproveitou o RC Borba para marcar um ensaio e mudar o jogo para 10-24 com que chegou até final, sendo que nesta fase final os algarvios voltaram a efectuar inúmeras jogadas, principalmente “orquestradas” pelo seu nº 10, não obtendo no entanto qualquer outro ensaio.

UNITED XV 10-36* BELAS RC (1-6)
Jogo disputado com sol,  num dia de inverno bastante agradável.
Entrou melhor o Belas marcando ensaio logo no início do jogo, não transformado, mas reage bem o United que chega ao ensaio transformado, passando para frente do marcador.
O Belas volta a marcar a meio da primeira parte e desta vez converte a transformação passando para a frente do marcador, com o marcador a mostrar 7-12.
A terminar a primeira parte o United converte uma penalidade e fecha o resultado ao intervalo em 10-12.
Na segunda parte um jogo mais fluido do Belas com maior encadeamento das suas jogadas traduziram-se em mais quatro ensaios e duas transformações, sem resposta, que elevaram o resultado para os finais 10-36 e o respectivo ponto de bónus para os esquilos.
Um palavra final para saudar o regresso aos campos de rugby do árbitro Pedro Murinello, que contribuiu para o bom andamento do encontro.

FORÇA XV 19-35 UBUNTU (3-5)
Apesar dos cinco ensaios marcados, o Ubuntu falhou o bónus de ataque, graças aos três ensaios conseguidos pela Força XV.
Na verdade não basta, de acordo com o Regulamento Geral de Competições (Artigo 25º), marcar quatro ou mais ensaios para ter direito ao ponto de bónus. É preciso que a equipa marque mais três ensaios que o adversário, pelo menos, o que não aconteceu neste caso.

Sem comentários: