12 de novembro de 2015

EM JORNADA DE EQUILÍBRIOS DESTAQUE PARA O CASCAIS-BELENENSES

Pela primeira vez esta época, todas as equipas da Divisão de Honra estarão em campo, no início dos jogos entre equipas mais fortes e as mais fracas, tendo em consideração a classificação da época passada.

É curioso verificar que das cinco melhores da classificação final em 2014-2015, apenas duas mantém a posição - Direito e CDUL - enquanto as outras três - Técnico, Cascais e Agronomia - desceram ao grupo do sexto ao décimo lugar.


O mesmo (claro!) aconteceu no grupo das mais fracas do ano passado, onde Belenenses, CDUP e Académica subiram ao grupo das melhores, enquanto o CRAV se manteve entre as mais fracas, onde se encontra também a Lousã, que chegou só agora.

A considerar para este fim de semana o facto do Direito ter os seus melhores 23 jogadores em Itália, onde defronta o Rovigo no sábado, e o CDUL ter 11 atletas ao serviço da selecção nacional de XV (8) e de sevens (3), pelo que as duas equipas vão ter que mostrar a sua capacidade superior para darem conta dos trabalhos que irão enfrentar nas partidas com o CRAV e a Lousã, respectivamente.
Desta forma, embora Direito e CDUL sejam favoritos, pode acontecer alguma surpresa em Monsanto ou no Universitário...

Mas a partir daqui não é possível ter mais nenhuma previsão justificada para os restantes encontros.

Na Tapada uma Agronomia que ainda não se encontrou, somando quatro derrotas em quatro jogos realizados, recebe uma Académica que nos mesmos quatro jogos obteve três vitórias, e embora tenhamos que reconhecer o valor diferenciado das equipas que defrontaram, coloca os pretos entre os melhores do grupo de baixo, e os agrónomos entre os piores do grupo de cima...
Muito vai depender da forma como os conjuntos enfrentarem a partida, o que pode fazer pender o resultado para o lado dos conimbricenses...

No Campo das Olaias o Técnico, com uma vitória e quatro derrotas, recebe o CDUP, que soma quatro vitórias e uma derrota, mas tendo em consideração os mesmos factores do jogo anterior, diremos que se os portuenses podem muito bem vencer em Lisboa, existe uma ligeira tendência para a vitória da equipa da casa...

Na partida mais importante da jornada o Cascais recebe o Belenenses na Guia, e como apesar das três derrotas que apresenta estas terem acontecido frente ao Direito e ao CDUL, a equipa da Linha é favorita, embora o Belenenses, com as quatro vitórias que apresenta e uma derrota apenas (contra a Académica) esteja numa boa fase e possa virar o favoritismo e trazer pontos da viagem a Cascais.

O formato actual da prova, com 10 equipas merece o nosso aplauso, embora deva existir um maior cuidado na organização dos calendários, e no aproveitamento que se possa fazer entre as fases da prova em que os melhores se defrontam entre si, ou em que defrontam os mais fracos.
Uma análise cuidada do que aconteceu nos três anos que se levam com este sistema (esta é a quarta época) poderá levar a algumas melhorias em aspectos específicos, mas algumas coisas ficam desde já evidentes:
1- Existem duas equipas que dominaram as três épocas (2012-13, 2013-14 e 2014-15) - Direito e CDUL, que foram sempre finalistas;
2- O CRAV foi nono nos três anos, escapando ao último lugar, que coube ao Benfica em 2012-13 e ao Montemor nos dois anos seguintes;
3- Das restantes seis equipas nenhuma conseguiu ficar entre as cinco primeiras nos três anos, e apenas duas - Agronomia (classificadas nos três anos em 4º, 4º, e 5º lugar na fase de apuramento) e Belenenses (2º, 5º e 6º) - participaram sempre na fase eliminatória da prova;
4- Dessas mesmas seis equipas, apenas a Académica (6º, 6º e 8º) nunca ficou entre as cinco primeiras na fase de qualificação, enquanto o Técnico ficou nos 7º, 3º e 3º, o Cascais ficou nos 8º, 7º e 4º e, finalmente, o CDUP ficou nos 5º, 8º e 7º lugar.

Ou seja, como é natural em qualquer competição, existe um grupo que se destaca na frente, um pelotão onde é difícil saber quem vai fazer o quê, e um pequeno grupo que luta pela sobrevivência.
E tudo indica que este ano não será diferente, faltando apenas saber se a Lousã consegue quebrar este equilíbrio, e, se assim for, com que consequências.

Quadro completo dos resultados e classificação, clique aqui.


Sem comentários: