27 de fevereiro de 2015

QUATRO TORNEIOS PARA GARANTIR MANUTENÇÃO E PREPARAR ATAQUE AOS J.O.

A selecção nacional de sevens tem quatro torneios para garantir a manutenção como equipa residente no Circuito Mundial, e continuar a fazer parte da elite da variante reduzida.

Mas os quatro torneios que faltam - Hong Kong, Tóquio, Escócia e Londres - não são importantes apenas para garantir aquela permanência mas também para criar a equipa que irá disputar o lugar em aberto entre as nações europeias para a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Na verdade a posição de Portugal entre as equipas de sevens europeias é - ou melhor, pode ser! - privilegiada, já que de Inglaterra, Escócia e Gales, apenas a primeira conta (e pode muito bem conseguir o seu apuramento ficando entre as quatro primeiras do ranking final do Circuito Mundial) e das restantes apenas a França nos é teoricamente superior - Espanha, Itália, Rússia, Geórgia, nenhuma delas está ao nosso nível - o apuramento para as Olimpíadas está realmente ao nosso alcance.

Mas o caminho faz-se passo a passo e ainda nos falta um bom pedaço de estrada para lá chegarmos, e apesar de ser evidente que a nossa equipa melhorou bastante, a verdade é que o seu rendimento ainda está um pouco longe do que é necessário.

A equipa nacional de sevens volta ao activo em Hong Kong de 27 a 29 de Março (daqui a um mês), defrontando a Nova Zelândia, a Austrália e a Escócia e você pode ver aqui o quadro dos jogos do primeiro dia do torneio, lembrando que simultaneamente terá lugar o torneio de apuramento da equipa que será promovida a equipa residente, por troca com a última classificada entre as 15 actuais.

Este torneio de competência será disputado por 12 equipas divididas da seguinte forma:
Grupo E: HONG KONG, URUGUAI, BRASIL E MÉXICO
Grupo F: RÚSSIA, PAPUA NOVA GUINÉ, COREIA E TUNÍSIA
Grupo G: ESPANHA, ZIMBABWÉ, TONGA E GEÓRGIA


1 comentário:

Claudio disse...

O 7 francês passa de 18 para 11… devido aos maus resultados… Os reforços do XV já estão anunciados !

Afinal, este trabalho todo (tanto dinheiro, tanta energia) por parte da FFR para, no final, regressarem as “velhas receitas” dos últimos anos : ou seja quando chegarem os JO de 2016, ou até mesmo simplesmente o torneio de qualificação deste verão, saem os verdadeiros jogadores de 7 e entram os melhores jogadores do XV, tal como aconteceu no último campeonato do mundo de 7 com a maior parte das grandes nações europeias de rugby de XV.

Portugal não pode ser surpreendido por esta tactica do seus futuros adversarios e tem mesmo que se preparar desde já a esta realidade, e começar agora mesmo a identificar no nosso XV quem pode ajudar o 7 este verão.

http://www.rugbyrama.fr/rugby/irb-sevens/2009/le-groupe-des-bleus-du-7-restreint-a-onze-unites-a-lissue-de-la-saison_sto4628517/story.shtml