4 de março de 2015

PORTUGAL SUPERIOR NÃO CONCRETIZA OPORTUNIDADES MAS GANHA BEM

Foi com grande expectativa que assisti a encontro entra os Lobos e a Alemanha, que se realizou no passado sábado, no Universitário de Lisboa.

A nossa equipa vinha de um excelente comportamento frente à Geórgia, em que particularmente na primeira parte não ficou atrás dos Lellos, mantendo uma consistência a que já não estávamos habituados.


Com um histórico de vitórias sucessivas nos últimos 10 anos, Portugal conseguiu o seu mais volumoso resultado contra os alemães em 2010, quando, na Alemanha, venceu por 69-0 na última das partidas realizadas entre as duas equipas.

Estavam então reunidas as condições para uma exibição e um resultado que resgatasse o orgulho na nossa equipa, e nos levasse de novo a sonhar com outros voos, embora algumas ausências de peso (e altura...)  - Gonçalo Uva, David dos Reis, José Lima, por exemplo - aconselhassem alguma moderação.

A história do jogo, no entanto, não foi do agrado lusitano, e embora os nossos avançados tivessem uma clara superioridade sobre os seus directos adversários, a equipa portuguesa não conseguiu traduzir em pontos o fluxo de jogo de que dispôs, e pode mesmo agradecer às decisões erradas do capitão alemão, não ter sofrido pontos nos primeiros minutos de jogo.

Na verdade, antes dos oito minutos já a Alemanha tinha disposto de duas penalidades nos nossos 22 metros, que foram executados com pontapés para fora para eventualmente ganhar terreno e plataforma de ataque, quando o rigor competitivo exigia que daquelas penalidades surgissem pontos no marcador...

Mas ainda bem que assim não aconteceu, e quando os avançados de Portugal fizeram uso da sua superioridade e arrastaram a formação até dentro da área da verdade, a Francisco Sousa restou marcar um precioso ensaio!

Depois disso Portugal manteve a supremacia na frente - embora algumas infantis percas de bola no contacto devam ser assinaladas - sem no entanto conseguir um aproveitamento positivo ao nível das linhas atrasadas do caudal de jogo que foi posto à sua disposição... Deve ter sido falta de hábito!

Apesar do aparente equilíbrio entre as equipas que o resultado parece mostrar, a verdade é que Portugal foi sempre superior, com grande vantagem dos avançados que não se limitaram a dominar as
Foto: António Simões dos Santos
formações ordenadas, mas conseguiram variar e conquistar alinhamentos sucessivos e mostraram uma mobilidade fantástica - mesmo depois da lesão de Bardy - onde mais uma vez Mike Tadjer Barbosa brilhou!

Uma saudação especial para o regresso de Gonçalo Foro, para a solidez defensiva da equipa e para a confirmação de que temos finalmente um pack avançado que nos vai permitindo sonhar!

E uma palavra para os 700 espectadores que foram ao Universitário e que são a excepção à indiferença que grassa no rugby nacional pelas coisas que ultrapassam o umbigo do seu próprio clube...

Foto de Capa: António Simões dos Santos

3 comentários:

Claudio disse...

Caro Manuel,

Estamos de facto com uns avançados de 1ra classe !

Tratando-se da parte de trás, acho que estamos a "pagar" a separação entre o 7 et o XV... Ou seja, as coisas se teriam provavelmente passado de outra forma se estivéssemos na equipa um Carl Murray, um Duarte Moreira ou um Aderito Esteves, apesar da ausência do Zé Lima.

No entanto acho que temos razão de continuar nessa separação porque a qualificação para os JO deve ser/tem que ser a prioridade das prioridades para este ano 2015 ! Se isso deve atrasar um pouco a subida do XV, é o preço a pagar e eu estou pessoalmente disposto a o pagar, pois a presencia de Portugal nos JO pode ter consequências positivas que até os mais optimistas podem neste momento subestimar.

Os GNR cantavam em 1981 "Quero ver Portugal na CEE"... Eu "Quero ver Portugal nos Jogos Olímpicos"!!

fandoslobos disse...

contra a espanha nem bettancourt nem lima estào na convocatoria! vai ser bonito! agora que melhoramos nos avançados nào temos très quartos!ainda por cima nem bardy (lesionado) nem tadjer o homem em forma!

Claudio disse...

Acho que o Pedro Bettencourt vai ser convocado este fim de semana com os "pros" para o jogo do Clermont contra o Bayonne. Se for o caso e se jogar será um grande dia para o rugby português !