15 de novembro de 2015

ÉVORA E SANTARÉM VENCEM E SOBEM NA TABELA

A vitória do Évora sobre o Benfica por 22-7 é o  ponto alto da jornada, pois provocou alterações no sub-comando da prova, com o Santarém a confirmar a boa época que tem feito e a vencer o São Miguel por 33-13, acompanhando os alentejanos na subida na tabela classificativa.

Do equilíbrio no Campo do Gaio, acabou melhor o Vila da Moita que bateu o CR Técnico por 32-29, mesmo se foram os engenheiros a marcar mais ensaios na partida (5-4), enquanto o Vitória está recuperado dum início de prova menos conseguido, e confirmou com uma excelente vitória sobre o Sporting, no Universitário de Lisboa por 29-10, a sexta posição - agora apenas a dois pontos do quinto e quatro do quarto classificado.

No encontro entre os pontas da competição o Montemor não perdoou e castigou a juventude e inexperiência do Caldas, registando um robusto 89-3, que fica a constituir o maior diferencial da época.
Embora ainda seja cedo para conclusões - afinal ainda só se cumpriu um terço da prova - a situação do Caldas começa a merecer um cuidado especial, pois a continuar assim, o futuro não é brilhante para os pelicanos. e ao mesmo tempo os mouflons parecem imparáveis no controlo da prova.

Veja no final o gráfico da evolução da classificação nas seis primeiras jornadas.

CR ÉVORA *22-7 BENFICA RUGBY (4-1)
Os chaparros já recuperaram do abalo que sofreram na segunda e na terceira jornada, e nas duas últimas jornadas conseguiram duas excelentes vitórias sobre o Santarém e, esta semana, sobre o Benfica, e aparecem na segunda posição com o mesmo número de pontos dos cavaleiros.
Pelo contrário o Benfica teve um bom início, mas as derrotas frente ao Vitória de Setúbal e agora frente ao Évora, empurraram a equipa da segunda para a quarta posição.

CR SÃO MIGUEL 13-33* RC SANTARÉM (1-4)
O Santarém deslocou-se ao Estádio 1° Maio, em Lisboa, e arrancou uma vitória ao São Miguel por números concludentes, pese a boa reacção da equipa lisboeta, que nunca se deu por vencida e tentou, nem sempre com sucesso, jogar à mão.
A equipa da casa saiu na frente do marcador, logo aos 2', por intermédio de uma penalidade convertida por André Lemos. Os escalabitanos respondem da melhor maneira, dois minutos depois, com a bola a sair do alinhamento e o Santarém a usar toda a largura do terreno, com o ensaio a ser marcado por Manuel Dentinho e convertido por António Branquinho.
Aos 11' o Santarém amplia a vantagem, numa penalidade a castigar falta na formação ordenada por parte do São Miguel, com António Branquinho a ficar encarregue da conversão.
A equipa da casa reage, fica por cima do jogo, e após uma troca de penalidades, uma convertida para cada lado, e um cartão amarelo para Tomaz Silva do Santarém, Guilherme Nunes aproveita da melhor maneira um erro defensivo dos escalabitanos e marca um ensaio fácil, sem oposição, que André Lemos converte no empate, 13-13 aos 29 minutos.
O São Miguel, com um 'pack' avançado mais possante, acabou por não ter grandes benesses por parte de um Santarém que viu os seus avançados, apesar das faltas no chão, travarem as investidas adversárias e a aproveitar os erros do seu adversário.
É num desses erros, aos 33', que os escalabitanos marcam o seu segundo ensaio, num alinhamento na área de 22 metros do São Miguel, com introdução para os lisboetas, o segunda linha João Fortuna ganha a bola sem oposição e o Santarém a circular bem a bola a toda a largura do terreno, acabando por ser o primeiro centro, Diogo Stillwell, a marcar o ensaio, que António Branquinho converteu.
Ainda antes do intervalo, novo ensaio forasteiro, desta feita pelo abertura António Bello, a fixar o resultado ao intervalo em 13-25.
A segunda parte trouxe um jogo cheio de paragens, fruto das muitas faltas no chão e 'avants' de parte a parte, temos de fazer uma vénia ao São Miguel, que como escrevemos no início, tentou sempre jogar à mão, tendo o Santarém respondido na mesma moeda, o que, a espaços, trouxe bons momentos de rugby.
Já depois de uma penalidade convertida pelo seu segundo-centro, seriam os forasteiros, já no último suspiro da partida, a conseguirem novo ensaio, após uma formação ordenada nos seus 22 metros, com o ponta Francisco Montoya a serpentear entre os três-quartos lisboetas e a entregar a bola a António Branquinho que dispara para o quarto ensaio do Santarém e consequente ponto bónus, fixando o resultado em 13-33 para o Santarém.
Marcadores:
São Miguel - André Lemos (3+3+2) e Guilherme Nunes (5)
Santarém - Manuel Dentinho (5), António Branquinho (2+3+3+2+3+5), Diogo Stilwell (5) e António Bello (5).

RUGBY VILA DA MOITA 32-29* CR TÉCNICO (4-5)
Os ribatejanos conseguiram uma importante vitória sobre o CR Técnico, e com isso subiram um lugar na classificação, mas já na semana anterior tinham ido ao Universitário arrancar um bom empate ao Sporting. A um ponto (de bónus) do São Miguel, o Vila da Moita tem agora condições para se colocar a meio da tabela, fugindo ao ingrato grupo dos que lutam pela sobrevivência.
O CR Técnico depois de um promissor arranque na prova, baixou de rendimento e com um empate frente ao São Miguel e derrotas perante o Montemor e agora com o Vila da Moita, baixou da segunda para a quinta posição, onde se encontra com dois pontos de vantagem sobre o Vitória de Setúbal.

VITÓRIA RUGBY *29-10 SPORTING RUGBY (5-2)
Não poderia ter começado a época da pior forma, o Vitória de Setúbal, não por ter perdido com o recém despromovido Montemor, mas antes pela expressão numérica que o marcador registou. Mas aos poucos os sadinos recuperaram o ânimo e com as vitórias frente ao Benfica e este final de semana frente ao Sporting, consolidaram a sua sexta posição e estão apenas a dois pontos do quinto, o CR Técnico.
O Sporting tem desiludido e ocupa uma perigosa nona posição da tabela, embora com quatro pontos sobre o Caldas, que apenas conta com pontos de bónus na tabela.

RC MONTEMOR *89-3 CALDAS RC (15-0)
Encontro desigual em que o líder se limitou a confirmar que está na prova para dar o máximo pela vitória e pelo resultado - ultrapassou pela segunda vez a marca dos 80 pontos marcados - e como consequência disso comanda todas as tabelas, com mais pontos e ensaios marcados, e menos pontos e ensaios sofridos, ao que junta cinco pontos de bónus, que não conseguiu apenas na vitória em Évora.
O Caldas continua na sua caminhada de conquista de experiência, mas a sua posição começa a ser preocupante, vendo os seus adversários distanciarem-se aos poucos.

Quadro completo de resultados e classificação, aqui.