21 de março de 2015

NO EUROPEU, LOBOS PERDEM NA RÚSSIA E OS LELOS SÃO CAMPEÕES

Com uma equipa desfalcada de seis jogadores considerados imprescindíveis, Portugal teve um comportamento meritória em Sochi, e durante os primeiros 15 minutos da segunda parte bem merecia melhor sorte.

Apesar da derrota por 21-8 os Lobos, depois de um primeiro tempo em que os Ursos foram claramente superiores - quer nas fases estáticas, quer no jogo aberto - e que terminou com 13-3 para a equipa da casa, a equipa nacional reagiu bem no início da segunda parte e foi a melhor equipa em campo, apesar de alguns erros que lhe custaram o segundo ensaio russo, e algumas outras situações perigosas.


Os pontos de Portugal foram obtidos por Nuno Penha e Costa num drop aos 25 minutos e num ensaio de Salvador Vassalo aos 72, enquanto a Rússia marcou um ensaio transformado logo aos 6,30 minutos de jogo, uma penalidade aos 18 minutos e outra a fechar o primeiro tempo, novo ensaio aos 22 minutos do tempo complementar e outra penalidade já em tempo de compensação e a terminar a partida.

Portugal não conseguiu o bónus defensivo, da mesma forma que a Rússia falhou o bónus de ataque.

Veja o Boletim do Jogo no final do texto.

GEÓRGIA VENCE EUROPEU DE 2015
Ao derrotar a Roménia em Bucareste por 15-6 a Geórgia conquista o seu décimo título europeu, de novo só com vitórias, tal como aconteceu em 2014 e mais longe em 2011, apesar dos Lelos terem vencido as últimas cinco edições da prova.

Em Madrid a Espanha bateu a Alemanha por 48-16 com direito a bónus de ataque, e com os cinco pontos conquistados isolou-se na terceira posição, ultrapassando a Rússia e ficando apenas a um ponto da Roménia.

Recorde-se que em cada ano se disputa um título europeu, mas para efeitos de rebaixamento ou de qualificação para o Mundial - nos dois anos anteriores a cada Mundial - o que conta é a classificação acumulada em dois anos.

No caso actual, em que não está em causa nenhum apuramento para o Mundial, a classificação acumulada de 2015 e 2016 apenas irá determinar qual a equipa que será rebaixada para a divisão imediatamente inferior.

Neste momento, concluído o campeonato de 2015, a classificação é a seguinte:
1º (Campeão Europeu) - Geórgia, 5 vitórias, 21 pontos
2º Roménia - 3 vitórias, 15 pontos
3º Espanha - 3 vitórias, 14 pontos
4º Rússia - 3 vitórias, 13 pontos
5º Portugal - 1 vitória, 5 pontos
6º Alemanha - 0 vitórias, 1 ponto

VÍDEOS DOS JOGOS
O Mão de Mestre tem procurado reunir numa única página - na sua VIDEOTECA que tem o apoio da GroundLink - todos os possíveis links para jogos dos campeonatos de Portugal e para os jogos das seleções nacionais.

Infelizmente ainda há quem se recuse a colaborar na divulgação, que não apenas serve os que se interessam pelo rugby português, em Portugal e no estrangeiro, como também à divulgação daqueles que detém os direitos sobre as transmissões, já que o Mão de Mestre apenas pretende informar os links de redirecionamento para os vídeos, sem qualquer outra intervenção.

Hoje mesmo tentámos saber junto da SportTv como se podem divulgar os vídeos dos jogos que transmite em Portugal, nomeadamente os da seleção nacional de XV quando actua em território nacional.

Pois a resposta foi curta e grossa - Não disponibilizamos!!!

Ou seja, a SportTv transmite os jogos em directo, mas depois não disponibiliza o acesso aos respectivos vídeos, o que nos parece uma errada forma de divulgação da empresa e dos seus trabalhos, além de prejudicar seriamente os interesses do rugby nacional e da sua expansão.

Aceitamos que deva haver um período de quarentena entre a transmissão directa e a disponibilização dos vídeos, mas passada essa quarentena, dar acesso aos jogos já passados apenas pode servir de atração a eventuais novos assinantes do canal, entusiasmados pela possibilidade de assistirem em directo a jogos futuros, pelo que a recusa na sua divulgação acaba por ser um tiro no pé.


2 comentários:

Claudio disse...

Segunda parte de Portugal muito agradável a ver com um ou dois jogadores a ultrapassarem a linha de vantagem em quase todos o ataques ! Jogar com ambição e sem complexos faz bem os olhos do fãs !

Também temos muita sorte de ter o Gonçalo Foro conosco, mesmo se eu, pessoalmente, ficarei definitivamente triste de nunca ter o visto tentar a experiência francesa durante a sua carreira, nem que tivesse sido um anito !

Obrigado enfim ao Sr. Francisco Fernandes pela disponibilidade e fidelidade a camisola das Quinas e pelo bem que ele faz ao cinco da frente !

Agora toca a apoiar a nossa seleção nacional de 7, os jogos olímpicos devem ser um objectivo tão importante como foi a qualificação para o mundial de 2016 porque essa proeza é capaz de nos trazer o positivo que nos trouxe o acesso ao mundial de 2007 de XV.

Acho que deveríamos aproveitar dois ou três jogadores do XV para enriquecer o 7. Foro, Bettencourt, pelo menos.

Força Portugal !

Claudio disse...

O mundial de "2015" claro que me enganei !