28 de setembro de 2013

FPR ENTERRA SEM POMPA NEM CIRCUNSTÂNCIA DIA NACIONAL DO RUGBY

Durante longas décadas habituei-me a que o dia cinco de Outubro fosse um dia de festa no rugby nacional, sem que dele se fizesse nenhum aproveitamento político nem ocasião de manifestação de ideais republicanos ou monárquicos.

Era simplesmente um dia em que a malta do rugby se juntava, quase sempre no Estádio Universitário, aproveitando um dia de confraternização e camaradagem, onde se juntavam as gerações e, quase por acaso, havia um importante jogo de rugby.


De tal forma assim era, que o dia acabou por ganhar foro de cláusula estatutária, e lá está nos Estatutos (estes sim!) em vigor, no seu artigo 53º


Lembro-me que já nos anos 60 do século passado assim era, embora na altura fosse o dia em que se jogava um torneio denominado António Valente, se não estou em erro - se não for esse o nome, e alguém se lembrar de qual era, agradeço que diga - e admito não recordar sequer quais as equipas que nele participavam.
Apenas me lembro que não podia faltar, e era sagrado, cinco de Outubro era dia de rugby!

Não sei quando se começou a jogar este encontro entre vencedor do Campeonato e vencedor da Taça de Portugal, mas sei que a FPR indica 1988 como o primeiro ano em que tal aconteceu.
E se hoje se chama Super Taça, entre 1988 e 1996 este desafio era denominado Torneio do Cinco de Outubro.
Faz agora 25 anos, e o vencedor do jogo de hoje será o 26º Super Campeão.

Lamentavelmente a tradição deixou de o ser, e numa panada, o que era uma das mais antigas do nosso rugby, simplesmente não existe mais.
R.I.P.

Claro que até poderia haver um bom motivo para isso acontecer, mas se ele existe não se descortina, apenas se repara que aquele que deveria ser um dos momentos altos do nosso rugby, se perde na confusão em que navega a modalidade, e passa a ser apenas um jogo de rugby.

DIREITO-CDUL
O Direito domina a competição com oito vitórias - confira aqui o detalhe - tendo deixado para trás o Cascais, que foi o seu antecessor:


E  o CDUL, vencedor no dia cinco de Outubro de 2012, vai tentar a sua quarta vitória e isolar-se apenas a um título do Cascais, mas para isso terá que ultrapassar um Direito com o qual perdeu a final do Campeonato em Abril, por 17-9, apesar das duas vitórias que averbou na fase de apuramento (15-14 e 17-12).

As duas equipas são as principais candidatas ao domínio, por mais um ano, do rugby português, e são também os principais fornecedores de jogadores à selecção nacional e provavelmente ao Lusitanus XV.

E de cada vez que se encontram, o resultado tanto pode pender para um, como para o outro lado e hoje a situação é a mesma.

Direito tem sido mais eficaz nos momentos decisivos, mas o CDUL há dois anos que é a equipa mais regular, e no resumo dos últimos quatro anos, as equipas defrontaram-se em 12 ocasiões, registando-se sete vitórias para o CDUL e cinco para o Direito, uma delas nos factores de desempate.

Mas para o mesmo período de tempo, e no que respeita a títulos em competições nacionais, o Direito leva grande vantagem: três Campeonatos para os advogados contra um dos universitários, duas Super Taças para Monsanto, contra uma para a Cidade Universitária, e uma Taça de Portugal para cada lado.

Com todos os internacionais à disposição as equipas vão apresentar-se na máxima força, e o jogo terá lugar no campo A do Estádio Nacional às 14 horas, com arbitragem de Pedro Fonseca, sem transmissão televisiva.

SUPER TAÇA FEMININA
Entretanto às 16,15 h, no mesmo campo, terá lugar a SuperTaça Feminina, entre o Benfica e o Técnico, sendo que esta é a sétima edição da prova, e o Benfica venceu todas as anteriores.
O Técnico está presente na disputa do troféu pela segunda vez, mas o Benfica é ainda o principal candidato à repetição do sucesso.

Foto: Rugby Photo Store/Filipe Monte

3 comentários:

Anónimo disse...

Fique claro que a Super taça é hoje porque os clubes não prescindiram e bem dos jogadores que vão pa os Sevens! Nada mais. A FPR fez-lhes a vontade.

Anónimo disse...

Tal como o Natal é quando um homem quiser... o 5 de Outubro é quando o Rei Sol, quer dizer, o Presidente Amado, quiser!

Que interessam os Estatutos?

5/Out, descanse em paz!

Já agroa Suoertaça feminina - Técnico 10 x Benfica 18

Anónimo disse...

Até parece que não sabem que o 5 de Outubro já não é feriado. Tal como no ano passado irá haver o DIA DO RUGBY que concerteza irá ser aprovado na AG de Novembro.
Preocupem-se com coisas serias. OPresidente da FPR não é assim tão importante.