26 de maio de 2013

JEAN CLAUDE BAQUÉ - O FIM DE UMA ERA

Jean Claude Baqué, presidente da FIRA desde 1997, resignou ao seu cargo com efeitos a partir de 22 do corrente mês de Maio, sendo interinamente substituído por Jean-Louis Barthes, secretário geral da organização, até à realização da Assembleia Geral que terá lugar no fim de semana de 5/6 de Julho em Estocolmo, onde será eleito um novo presidente para exercer funções até final de 2016.

Jean Claude Baqué assumiu o lugar de presidente da FIRA numa altura determinante para a evolução do rugby mundial, quando a IRB atribuiu à organização, até então quase exclusivamente controlada pela França, o papel de To develop and manage Rugby in agreement with the Board, in a complementary and noncompeting way, nas palavras do próprio novo Presidente.

Em 1999 a F.I.R.A. perde a sua condição de federação mundial que vinha
exercendo em parceria com a IRB e passa a ser uma Associação Continental que adopta o patronímico FIRA e a designação de Associação Europeia de Rugby.

O trabalho de Baqué foi reconhecido em 2004, quando foi reeleito Presidente da Associação com a unanimidade das 40 federações representadas na 79ª Assembleia Geral da organização, e ele foi o verdadeiro pilar da modernização e democratização da FIRA-AER, onde agora todas as federações votam em pé de igualdade, independentemente da sua importância desportiva.

Aguarda-se com interesse a eleição de Julho, para sabermos até que ponto a política de Baqué será seguida, ou se vamos entrar num novo período da vida do rugby europeu e da sua importância no mundo - não nos esqueçamos que a Europa é o continente que mais federações nacionais e jogadores apresenta no conjunto do rugby mundial.

Recorde-se que Jean Claude Baqué foi homenageado pela Federação Portuguesa de Rugby no passado mês de Novembro, com o seu Colar de Honra, conforme o Mão de Mestre noticiou na altura.

Foto: http://fira-aer-rugby.com

4 comentários:

Great_Duke disse...

Será um português candidato a esta cadeira? Há quem diga que sim...

Anónimo disse...


Como isto anda na FPR, só se for o Presidente, pois é a única forma de o rugby nacional se ver livre dele.

Anónimo disse...

Great_Duke

quando está pronto o vosso campo de Rugby ?

Great_Duke disse...

Ao anónimo das 15:39:
Peço desculpa, mas não entendo a pergunta? Deve estar a confundir-me com outra pessoa.

Infelizmente, a falta de um campo e de uma club-house são o grande impedimento da evolução do meu clube: CSCE Luxembourg...

Se quiser ajudar...