2 de junho de 2015

O EUROPEU DE SEVENS E A QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA

Começa este final de semana em Moscovo o Grand Prix Series, campeonato da Europa de Sevens, que se estende por três fins de semana, agora na Rússia, nos dias 13 e 14 deste mês em Lyon, França, e, finalmente, nos dias 11 e 12 de Julho em Exeter, Inglaterra.

Portugal que dominou os sevens europeus durante muitos anos, tendo vencido oito títulos europeus entre 2002 e 2011 - ano em que se estreou o actual modelo da prova - não acompanhou a evolução de outras equipas do continente, e não conseguiu melhor que o segundo lugar em 2012, o quarto em 2013 e o nono em 2014 (cf. em Portugal 7's).


O GPS deste ano tem uma dupla competência, já que para além de atribuir o título de campeão da Europa da variante, é também o primeiro e mais importante passo na qualificação olímpica europeia, dando acesso directo aos Jogos do Rio de Janeiro ao seu vencedor, e ao torneio mundial de repescagem ao seu segundo classificado (*).

As restantes equipas qualificáveis para a competição olímpica que disputam o GPS, poderão ainda discutir um dos três restantes lugares reservados para a Europa na repescagem mundial, num torneio de repescagem europeia que se realiza em 18 e 19 de Julho, em Lisboa.

Como a Inglaterra foi já apurada para o Rio 2016 através do Circuito Mundial de Sevens, e a Grã-Bretanha é representada por uma única equipa, a sua classificação no GPS - em termos de qualificação olímpica - e a do País de Gales, não contam para o apuramento europeu para os Jogos.

A Escócia - que também não contava para o apuramento olímpico - decidiu não participar no GPS, pelo que foi substituída no mesmo pela Roménia, que foi a última classificada do GPS de 2014, e que deveria portanto ser rebaixada para a Divisão A dos sevens europeus.

A Irlanda - como sabem em termos de rugby não faz parte da Grã-Bretanha - e tendo estado afastada do GPS até agora, decidiu concorrer este ano, pelo que foi integrada na Divisão C dos sevens da Europa.

Assim, e voltando ao torneio de repescagem europeia, estarão em Lisboa oito equipas do GPS - são 12 no total, Inglaterra e País de Gales não contam, nem conta o vencedor deste ano, nem o segundo classificado - mais quatro que virão das divisões inferiores.

Esta escada de acesso através dos escalões secundários começa na Divisão C, que se disputa em Zenica, Bósnia Herzgovina, também neste fim de semana, com o apuramento de cinco das 10 equipas participantes para a disputa da Divisão B do europeu, que terá lugar nos dias 20 e 21 de Junho em Zagreb, Croácia.

Entretanto começa este fim de semana em Esztergom, Hungria, a Divisão A do Campeonato da Europa de sevens, que tem duas etapas, sendo a segunda disputada em Gdansk, Polónia a 20 e 21 de Junho.

E será destas duas Divisões (A e B) que sairão os tais quatro restantes participantes no torneio de repescagem europeia, como já referimos.

Para os interessados aconselhamos que leiam o que publicámos já sobre esta matéria nos dias 6 de Fevereiro, 1 de Maio e 25 de Maio.

(*) Infelizmente não existe ainda uma confirmação oficial de grande parte dos dados que publicamos, nomeadamente:
1- Se o segundo classificado do GPS acede directamente ao torneio mundial de repescagem, ou se terá que disputar também o torneio de repescagem europeia, e
2- quantas equipas se qualificam da Divisão A e quantas da Divisão B, sendo que no total das duas divisões elas serão quatro (se o segundo classificado do GPS tiver acesso directo ao torneio mundial de repescagem) ou apenas três (caso o segundo classificado do GPS não tenha acesso directo ao torneio mundial de repescagem).

Sem comentários: