26 de junho de 2015

NACIONAL DE SEVENS SUB-18 E SUB-16 NA BAIRRADA

* José Silva

Disputou-se este fim de semana que passou o torneio final do Campeonato Nacional de Sevens do escalão S18, que acompanhámos e vimos dar aqui contas, e dos S16.

As finais foram disputadas no complexo desportivo do Moita Rugby Clube da Bairrada, Sub 18 no Campo relvado e Sub 16 no sintético.

Para chegar a este Torneio os clubes tiveram de disputar duas fases regionais, separadas em zona Norte, Centro, Lisboa 1, Lisboa 2 e Sul, em que cada zona apurava os dois primeiros, excepto Lisboa 1 e Lisboa 2 que  apuravam 3 cada.

Na zona Norte disputaram-se torneios em Guimarães e Braga tendo o CDUP conseguido o primeiro lugar.
Já para apurar o 2ª classificado, no boletim informativo nº 40 de 19/6/15, indicava o BRAGA em 2º ligar, com os mesmo pontos do GUIMARÃES (de acordo com artigo 5ª , alínea C, II) mas no escalonamento dos jogo, no mesmo boletim, surgia o Guimarães como 2º classificado da região norte; resultado…nenhum apareceu.

Na Zona Centro, com a notada ausência da Académica de Coimbra, e com jogos na Lousã e na Agrária de Coimbra, Bairrada e RC Lousã apuraram-se para a final Nacional.

No grupo Lisboa 1 foram apurados Cascais, São Miguel e Ericeirense e no Grupo Lisboa 2 Direito, Belenenses e Benfica.
De notar a exclusão de históricos como o CDUL ou o Técnico por faltas de comparência. No grupo de Lisboa jogou-se no Jamor

Finalmente na Zona sul, com Torneios em Loulé e na Vila da Moita, apuraram-se Montemor e RV Moita.

Chegou-se assim ao grande dia, no complexo do Moita Bairrada num dia particularmente quente.

No Grupo A, com a ausência do Guimarães apenas se cumpriu um jogo e foi logo uma grande surpresa, pois os da casa venceram de forma impressionante o favorito Belenenses por 10-7 e apuraram-se para disputar o acesso aos primeiros quatro lugares.
Surpresa? Só para quem não viu o jogo.
No Grupo A, Bairrada em 1ª e Belenenses em 2º lugar

No Grupo B o CDUP ganhou os dois jogos que fez sem contestação e graça à vitória no embate entre
“derrotados” o São Miguel alcançou o 2ª posto.
RV da Moita fechou o grupo com 2 derrotas

No Grupo C, teoricamente o mais difícil, Benfica com uma vitória e um empate apurou-se para o grupo da final, enquanto o Montemor bateu os defensores do título relegando o Cascais para os últimos quatro.

Finalmente no Grupo D, o Direito com duas vitórias avançou para o grupo do título enquanto o Ericeirense empurrou o Lousã para o grupo dos últimos.

Passando a fase de grupo os três últimos de cada grupo jogaram no sistema todos contra todos para definir 11º, 10º e 9º classificado.

Os quatro segundos foram emparelhados dois a dois para decidir quem iria disputar o jogo do 5 º lugar e finalmente o grupo dos primeiros emparelhou Bairrada-Direito e CDUP-Benfica nas meias finais da luta pelo título.

Bairrada e CDUP venceram os seus jogos respectivamente com Direito (19-10) e Benfica (29-12) e apuraram-se para a final.
Para a atribuição do 3º lugar o Direito levou o troféu para casa frente ao Benfica.

No jogo da final Bairrada e CDUP deram um belo espectáculo ao muito público presente, já com menos calor no final do dia, os locais começaram muito bem com ensaios por Ruben Ari. que transformou um deles, e Tiago Goncalves chegaram aos 12-0, mas com o CDUP a reagir e a aproveitar, e bem, e marcar um ensaio por João Lima, convertido por Lourenço Lopes Cardoso. 12-7 ao intervalo.
No segundo tempo grande equilíbrio até que uma das poucas falhas defensivas dos bairradinos levou o CDUP a converter novo ensaio, agora por Luis Moutinho, transformado novamente por Lopes Cardoso.
Numa entrega notável os jovens bairradinos conseguiram novo ensaio por David Tribuna, com conversão de Ruben Ari, levando o resultado para 19-14.
Belo jogo, com duas grande equipas a oferecerem um belo espectáculo ao muito público presente.

Em cima: Rui Pedro Fernandes (Presidente), Tiago Gonçalves, Nuno Ferreira, David Tribuna, Nelson Navega, João Sousa, António Lourenço, António Oliveira (não jogou nenhum torneio), João Quintela (treinador) Em baixo: Rui Rodrigues, Tiago Carriço, David Moura, Nuno Coleta, Ruben Ari (cap), André Abrantes (jogou 1º torneio - lesão), Mário Lopes e Gonçalo Paixão


De pé, da esquerda para a direita: Tómané Alves da Silva (Director de Equipa); João Lima; Hugo Sousa (s-16); Mário Vaz Pinheiro; Luís Moutinho (S-16); Luís Bessa (Treinador). Em baixo: Baltasar Gonçalves; Lourenço Lopes Cardoso (Cap.); José Carvalho (S-16); Tomás Marrana (S-16).
Fique com o quadro completo dos resultados (FPR)


DIREITO VENCE NACIONAL DE SEVENS DE SUB-16
Também na Bairrada, mas no campo de piso sintético, teve lugar o Nacional de Sevens de Sub-16, que reuniu 10 das 12 equipas previstas e terminou com a vitória do Direito, que bateu na final o CDUL por 15-7.

Fique com o quadro completo dos resultados (FPR):


Sem comentários: