3 de maio de 2023

DIVISÃO DE HONRA COM FASE DE APURAMENTO A CHEGAR AO FIM

Disputa-se neste fim de semana a última jornada da Fase de Apuramento da Divisão de Honra/Top 10, e se no topo já se conhecem as equipas que vão participar na Fase Final Eliminatória – embora ainda possam surgir alterações quanto ao segundo classificado na tabela que, juntamente com o vencedor da Fase, é apurado diretamente para as meias finais – muitas dúvidas se colocam ainda quanto à equipa que vai descer para a 1ª Divisão.


QUEM DESCE DE DIVISÃO
Na fuga à despromoção quatro equipas não podem baixar os braços, já que os 5 pontos que separam a sétima classificada (a Lousã com 22 pontos) da décima colocada (a Académica com 17 pontos) tudo permitem imaginar, com o São Miguel na oitava posição (20 pontos) e o CDUP no penúltimo lugar (18 pontos).
As quatro últimas classificadas vão jogar em casa com o Cascais (Lousã), o Belenenses (São Miguel), o Direito (CDUP) e o CDUL (Académica), pelo que não se podem fazer previsões quanto ao que se vai passar. Uma coisa é certa: quem não pontuar fica em risco de descer...
Uma chamada de atenção apenas. Caso seja o CDUP a descer, isso terá implicações na 1ª Divisão onde até este momento é o Rugby Vila da Moita que está destinado a descer à 2ª Divisão. Na verdade, com a eventual descida do CDUP à 1ª Divisão quem desce desta para a 2ª divisão é o CDUP B, já que não podem disputar a mesma divisão duas equipas do mesmo clube, salvando-se o Vila da Moita que permaneceria na 1ª Divisão.

QUEM DISPUTA A FASE FINAL
Enquanto as dúvidas aumentam o interesse pela derradeira jornada, em relação a quem desce de divisão, são já conhecidas as seis equipas que disputarão a Fase Final, embora ainda não seja certo quais serão as duas diretamente apuradas para as meias finais, por um lado, e o acasalamento para os quartos de final.
Na frente Cascais (62 pontos) e Direito (60) são seguidos de muito perto por Belenenses (58) e Agronomia (57), podendo qualquer destes, ou mesmo os dois, desalojar os que ocupam os dois primeiros lugares neste momento. CDUL (46) e Benfica (45) também podem alterar a sua posição na tabela, embora não tenham como chegar aos quatro da frente.

Podemos então dizer que apesar de todas as brincadeiras que se foram dando ao longo da época chegámos à última jornada com muitos motivos de interesse! Não deixe de acompanhar os jogos do fim de semana!

Veja a classificação geral antes da última etapa.


Sem comentários: