14 de junho de 2015

PORTUGAL AFASTADO DOS PRIMEIROS LUGARES DO GPS

Infelizmente não será através do Grand Prix da Europa que Portugal vai chegar aos Jogos Olímpicos, depois de uma segunda etapa em que a nossa equipa não conseguiu melhor que um sétimo lugar.

Com derrotas frente a França e Rússia, Portugal terminou a prova com uma consoladora vitória sobre a Itália, desforrando-se da derrota sofrida ontem frente aos transalpinos.

E só resta agora a Portugal conseguir um dos três lugares em disputa em Lisboa nos próximos dias 18 e 19 de Julho, para conseguir chegar à repescagem final e mundial e lutar então pela última vaga nos Jogos Olímpicos de 2016.

A França confirmou a sua superioridade e tem praticamente garantida a qualificação directa para o Rio de Janeiro e a conquista do título europeu do ano, já que a vantagem que tem sobre o segundo na tabela só será anulada se acontecer alguma inesperada e enorme surpresa.

Quem teve um excelente comportamento esta semana foi a Bélgica, que não apenas conseguiu o apuramento para a Cup, como garantiu a disputa das meias finais, onde foi batida por uma Espanha que tendo começado mal na semana passada, encontrou o seu caminho e está em excelente situação para garantir o segundo lugar final e o apuramento directo para o Final Olympic Qualification (a repescagem final).

Como a Bélgica também a Alemanha teve um bom comportamento, não apenas pelo apuramento para a Cup mas também com a vitória sobre a Rússia, que atirou a adversária para o Plate, onde defrontou e venceu Portugal.

Ainda em relação às equipas que mais evoluíram desde o ano passado, temos que fazer uma referência à Lituânia que tendo sido promovida ao GPS este ano, deve já ter garantido a permanência, ao contrário da Roménia, que não soube aproveitar a desistência da Escócia e a sua manutenção na elite dos sevens europeus, e soma às duas últimas posições nas etapas deste ano, as quatro com que foi brindada em 2014.

Fique com o quadro completo dos resultados e também o ranking actualizado da prova, sabendo que a terceira e última etapa do GPS 2015 terá lugar em Exeter, na Inglaterra, no fim de semana de 11 e 12 de Julho.



Nota: A Europe Rugby acaba de publicar a tabela que atribui 16 pontos ao terceiro lugar e 8 pontos ao sétimo, e esta é o ranking já corrigido

4 comentários:

a disse...

"http://www.portaldorugby.com.br/noticias/internacional/estados-unidos-em-dose-dupla-no-rio-2016

Atuando completa, a França fez a festa da torcida superando Itália, Portugal e Geórgia, na primeira fase, Portugal outra vez nas quartas de final (expressivos 40 x 7, que afundaram ainda mais a seleção lusa, em péssima fase), Alemanha (a surpresa do torneio, que despachou a Rússia por 17 x 10 nas quartas) na semifinal, e a Espanha na grande final (incontestáveis 20 x 7).

O vice foi excelente para os espanhóis, que seguem bem na briga pelo vice-campeonato com a Rússia, aproveitando-se do deslize dos Ursos diante dos alemães"

a disse...

Tenho acompanhado o trabalho feito no Rugby no Brasil onde se vê claramente uma evolução e um rumo. O Brasil apostou claramente nos sevens e deu todas as condições a esse grupo. Os jogadores do grupo dos sevens estão focados nos sevens e não jogam na seleção de XV. Neste fim de semana o Brasil já ficou em terceiro no Roma sevens e recentemente deu muito trabalho a Portugal (poderiam perfeitamente ter ganho). Em 2013 Portugal venceu no Brasil a seleção local em XV por 68x0 mas a equipa brasileira era uma equipa constituída essencialmente de segundas escolhas e Portugal jogou com Bardy, Bettencourt e outros. Não é um jogo que possa servir de exemplo. A aposta do Brasil tem sido os 7s. Dada a presença nos JOs em casa, é uma aposta que faz sentido. Contudo, o campeonato brasileiro de rugby de XV tem ganho visibilidade e aparecem patrocinadores a apostar na modalidade. Os canais de desporto no Brasil (ESPN Brasil, Band sports etc) passam rugby nacional e internacional com frequência. Nota-se trabalho no Brasil. Já, quanto a Portugal, nota-se perfeitamente que é um projeto sem rumo. Ora se aposta nos sevens ora se aposta no XV ou mistura-se tudo (com jogadores a saltar de um para o outro). O Rugby em Portugal tem aumentado o número de praticantes mas, curiosamente, tem piorado os resultados internacionais e piorado o nível do campeonato nacional. Portugal esteve no Mundial em 2007 e perdeu uma excelente oportunidade de dar um salto. O que poderia melhorar não foi melhorado e o que estava mal ficou talvez até pior. É tempo de se meditar.

Claudio disse...

Boa noite,

Alguém sabe dizer se a vinda do Zé Lima para o Brive confirmou-se ? O prazo para a mutações acabou ontem à noite.

Também ouvi falar do Pedro Bettencourt no Aurillac, está confirmado ? Boa notícia a confirmação do Anthony Alves no mesmo Aurillac. Lobos sempre a crescer !

Claudio disse...

David Penalva passa do Montauban para o Lille et portante permanece no Prod2, good news !

Alguma notícia en relação as possíveis mudanças de Zé Lima (para o Brive) e de Pedro Bettencourt (para o Aurillac) ?

Outros portugueses de Portugal a mudarem para França ? Nuno Guedes ? Seria tão “bom” !

Abraço !