19 de junho de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - NAMIBIA *


* Paul Tait
Informações do País
Localizado na África austral, a Namíbia é e o 15º maior país da África e o 34º maior do mundo.
Com uma área comparável ao tamanho de Nigéria, Venezuela e Moçambique, a Namíbia é imenso mas em termas de população o país é pequeno com um pouco mais que dois milhões de habitantes.

É um país novo, e o segundo mais novo no mundial de rugby deste ano depois de Geórgia.
A Namíbia ganhou sua independência da África do Sul em Março de 1990 após a guerra de independência.

A economia da Namíbia tem forte dependência da mineração. De facto o sector corresponde a mais de 50% das exportações. 
Cerca de metade da população depende de agricultura mas, mesmo assim, o país importa quase 50% dos cereais que precisa. 


O país é rico em comparação aos seus vizinhos, porém oculta a pior distribuição de renda do mundo. Sendo assim a maioria da população vide abaixo da linha de pobreza.

O Rugby é um desporto muito popular no país mas não existe uma liga profissional. 
Os melhores jogadores da selecção estão baseados em ligas profissionais na África do Sul e Europa com o capitão do mundial de 2011, Jacques Burger, sendo um dos melhores asas abertas do planeta. Há outros jogadores bons, entre eles Chrysander Botha e Danie Dames, mas Burger é o único que pode ser classificado como um jogador de elite.

A falta de ter mais jogadores do nível do Burger explica a continuação do país a um nível inferior aos seus adversários fora da África. 
Ou seja mesmo que Namíbia seja a segunda melhor equipa do continente, depois dos Springboks, permanece um membro do Tier 3 juntamente apenas com o Uruguai no mundial de 2015.

A Previsão
Namíbia não jogará no grupo mais complicado mas, mesmo assim, terá quatro jogos duros contra adversários superiores e terá que procurar uma estratégia para vencer um jogo. 
Os organizadores não facilitaram o processo. A Namíbia terá apenas quatro dias de descanso entre seus jogos contra Nova Zelândia e Tonga e três dias entre seus jogos contra Geórgia e Argentina.

A busca de vencer um jogo pela primeira vez em mundiais será complicadíssima. 
De facto a Namíbia tem o pior registo entre todos os integrantes na história da competição. 
Jogou um total de quinze jogos nos mundiais de 1999, 2003, 2007 e 2011 e perdeu todos. Seu melhor resultado foi na cidade de Bordéus em 2007, perdendo por 32-17 contra a Irlanda.

Assim, mesmo que o grande objectivo que a Namíbia tenha, não seja ganhar um jogo, se os africanos conseguissem um ponto de bonificação já seria a melhor campanha do país. 
Para completar a missão, a Namíbia terá que dar a preferência aos jogos contra Tonga e Geórgia por causa de falta de dias de descanso.

Sendo assim Namíbia correria o risco de perder por um placar extremamente alto contra Nova Zelândia no seu primeiro jogo na competição. 
O jogo será o segundo dos All Blacks que começarão contra a Argentina quatro dias antes. 
A boa notícia para a Namíbia é que os titulares dos All Blacks jogarão contra os Pumas e as reservas contra os africanos.
Porque conhecendo-se a extraordinária qualidade dos All Blacks, isto realmente são boas notícias para a Namíbia.

Muitos fãs de rugby estão com medo de ver a Namíbia perder o seu próprio recorde do mundial de 2003 quando a Austrália marcou 22 ensaios e venceu por 142-0. 
Cinco dias depois a Namíbia jogou contra Roménia e perdeu por 37-7, um resultado influenciado não simplesmente pelo nível da selecção e seus adversários mas também pelas datas dos jogos.

O jogo entre Namíbia e Nova Zelândia será o primeiro na história e na segunda partida enfrentarão um país pela primeira vez em mundiais. 
A única ocasião em que a Namíbia enfrentou Tonga foi em 1997 na cidade de Windhoek com os visitantes vencendo por 20-14. 
Entre os três países das ilhas do Pacífico no mundial, a Namíbia enfrentará o menos forte actual e historicamente. 
Será uma oportunidade de jogar bem e ser competitivo, porém para vencer Namíbia terá que jogar excepcionalmente bem.

Depois de enfrentar Tonga a Namíbia terá um descanso de oito dias antes de jogar contra a Geórgia.
Será a quarta vez que as equipas se enfrentam, mas apenas a segunda num Campeonato do Mundo. 
Os europeus ganharam por 30-0 na cidade de Lens, no Mundial de 2007, mas a Namíbia conseguiu uma vitória por 21-16 em 2010 num jogo em que Geórgia jogou sem seus titulares. 
Os Lelos venceram os outros jogos por 26-18 e 23-18.

Como é o caso contra Tonga a Namíbia terá condições de vencer mas será limitados. Infelizmente as datas novamente vão influenciar sua estrategia porque depois de três dias de descanço Namíbia enfrentará Argentina. Será a terceira vez em mundiais e será contra um time que enfrentou Tonga uma semana antes. Argentina pode ter condições de vencer por placas superiores fdo que foi o caso em 2003 e 2007 quando venceu por 67-14 e 63-3.

A previsão é que Namíbia perderá seus quatro jogos do fase grupal e, assim, será eliminado.


Sem comentários: