17 de junho de 2015

E.U.A. CONFIRMAM FAVORITISMO E GARANTEM LUGARES NO RIO 2016

Os Estados Unidos ganharam o direito a participar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, com a vitória das suas equipas masculina e feminina no apuramento regional, que juntou as equipas da América do Norte e das Caraíbas, em Cary, nos Estados Unidos, no passado final de semana.

Entre as equipas masculinas os Estados Unidos enfrentaram o Canadá na final e venceram por 21-5, e assim os canadenses juntam-se ao México, que ficou na terceira posição vencendo na última partida as Ilhas Cayman por 26-19, na Final Olympic Qualification (repescagem mundial) que se disputa no próximo ano, em lugar e data ainda por revelar.

Já entre as equipas femininas o desequilíbrio foi bem maior, e aos 169 pontos sem resposta que registaram na fase de grupos, os Estados Unidos juntaram os 88-0 com que brindaram o México na final, o que, se não for um record mundial em sevens, não anda muito longe disso.

Em artigo anterior tínhamos chamado a atenção para o desnível entre os Estados Unidos e o Canadá e as restantes equipas, mas admitimos que não tínhamos pensado que o diferencial fosse tão grande.

Acompanha o México para a Final Olympic Qualification a equipa de Trinidad & Tobago, que derrotou, na disputa do terceiro lugar, a Jamaica por 12-10.

Uma sombra pairou neste torneio de qualificação, com a ausência da equipa de St. Vincent, que não conseguiu obter os necessários visas das autoridades americanas, e cuja principal responsabilidade é das próprias autoridades que viram o seu sistema informático inoperacional e não apresentaram nenhum plano de emergência.
Imaginem se isto acontecesse em Portugal... o que não se diria por esse mundo fora...

Podem ver os quadro completos dos resultados que preparámos para divulgar e guardar os resultados de todos os torneios de qualificação olímpicos e dos próprios Jogos, e podem também ver a listagem das equipas já apuradas para o Rio de Janeiro, e ainda daquelas que já estão com a presença garantida na Final Olympic Qualification.
Estes quadros foram preparados para inclusão num novo sítio dedicado aos Jogos Olímpicos que lançaremos em breve, pelo que foram redigidos em inglês.





Sem comentários: