8 de junho de 2015

COLOMBIANAS SURPREENDEM E GARANTEM PRESENÇA NO RIO DE JANEIRO

A Colômbia é a primeira grande surpresa na corrida aos Jogos Olímpicos, ao conseguir nas Mulheres um lugar que todos acreditavam seria ocupado pela Argentina, apenas dando às colombianas uma possibilidade de avançar para o torneio de repescagem mundial.

Mas ao vencer os sete jogos que disputaram no fim de semana, as meninas da Colômbia quebraram a lógica e são a primeira zebra desta caminhada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, deixando para a Argentina e a Venezuela os lugares em aberto na repescagem, atirando borda fora o Chile e o Uruguai, que pareciam ter aqueles lugares marcados.


Já na qualificação dos Homens não houve surpresas, e a Argentina garantiu a vaga directa pela América do Sul, ficando para o Uruguai e o Chile os lugares na repescagem final.

Para que fiquem com todas as informações sobre o processo de qualificação, e porque se realizou em Março em Chennai, na Índia, um pré qualificativo asiático, tanto para Homens como para Mulheres, que apurou para os qualificativos da região que se realizam em Novembro, as equipas do Irão nos Homens e a do Uzbequistão entre as Mulheres.

Voltando ao fim de semana que agora terminou, um outro Pré Qualificativo, neste caso da região África, sub-região Norte, nos Homens, teve lugar em Lomé, Togo.
Foi um torneio que apurou duas equipas para o qualificativo regional que se desenrola em Novembro na África do Sul.
Para este qualificativo regional ainda falta apurar outras duas equipas através de um Pré Qualificativo da sub-região Sul, a ter lugar no Rwanda, no final de Julho.

Finalmente na Europa teve início o processo de qualificação, e para o apuramento directo disputou-se a primeira etapa do Grand Prix Series em Moscovo, com a vitória da França, que assim parte em vantagem para a segunda etapa que terá lugar no próximo final de semana em Lyon, França.
O Grand Prix além de apurar o vencedor no final das suas três etapas para os Jogos do Rio de Janeiro, apura o segundo classificado directamente para o torneio de repescagem final (*), e as restantes oito equipas qualificáveis para os Jogos Olímpicos, para a repescagem europeia de Lisboa.
As restantes quatro equipas que estarão em Lisboa virão através das divisões A e B, e para isso tiveram este fim de semana lugar dois torneios diferentes.
O primeiro foi em em Zenica na Bósnia e Herzegovina, e a ele correspondeu a divisão C do Europeu de Sevens, que apurou as melhores cinco equipas para disputarem a divisão B nos dias 20 e 21 de Junho, em Zagreb, na Croácia.
O segundo foi em Esztergom, na Hungria, e correspondeu à primeira das duas etapas que constituem a divisão A do Europeu de Sevens, disputando-se a segunda etapa também nos dias 20 e 21 de Junho, em Gdansk na Polónia.
Destas duas divisões sairão as quatro equipas que se juntarão em Lisboa às oito que vêm do GPS, para juntas apurarem as três que irão disputar o torneio de repescagem mundial, a realizar em 2016.

Então, a situação actual é a seguinte - no primeiro quadro as equipas já apuradas para o Rio de Janeiro, e no segundo quadro as que já garantiram que estarão presentes no torneio de repescagem mundial.



(*) Esta questão do apuramento directo do segundo classificado do GPS para o torneio de repescagem mundial, ficou ontem (7/Jun) esclarecida pela Rugby Europe em http://www.rugbyeurope.eu/article-775.htm

Sem comentários: