17 de junho de 2015

SIR GARETH, O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS

Gareth Edwards foi escolhido pela Raínha de Inglaterra para integrar uma curta lista de desportistas a quem é autorizado o uso do Sir, e é certamente o primeiro Homem do Rugby a quem tal honraria é concedida, que se revelou pela sua participação como jogador.

Anteriormente já Sir Clive Woodward e Sir Ian McGeechan foram homenageados mas como treinadores, não como jogadores, e existem alguns outros antigos jogadores que receberam o direito, mas não pela sua acção na área do rugby, e sim noutras áreas como a política, a lei, como militares ou mesmo por serviços prestados à RFU.

Sir Gareth Edwards é assim confirmado como uma referência no rugby mundial, um nome que dificilmente será esquecido, e que atravessou os anos 60 e 70 mostrando o caminho para uma nova forma de jogar e de atrair o interesse de multidões que se deslocavam apenas para o ver em acção.

Além de ter representado o País de Gales em 53 ocasiões entre 1967 e 1978, 13 das quais como capitão, Gareth Edwards vestiu a camisa dos British Lions em 10 ocasiões, incluindo nas vitoriosas campanhas da Nova Zelândia em 1971 e da África do Sul em 1974, e a do Barbarians Football Club em inúmeras ocasiões, de que destacamos abaixo o jogo com a Nova Zelândia em 1973.

Claro que o que vou contar vai parecer exagero por quem hoje tem acesso a todo o tipo de informação e também a um número cada vez maior de técnicos cada vez mais especializados, para os ajudarem a conhecer novas técnicas e a aperfeiçoar outras.

Mas a verdade é que nos anos 60 do século passado as coisas não funcionavam assim: havia pouca documentação, pouca informação e poucos técnicos, que tinham na maior parte dos casos, pouca formação, que compensavam com uma dedicação enorme e um espírito de rugby que hoje parece estar tão ausente...

Gareth Edwards, hoje Sir, teve um enorme contributo na divulgação da modalidade jogada ao mais alto nível, e a que naqueles longínquos anos tivemos acesso pelas transmissões do então Cinco Nações, através da RTP, pela mão de Serafim Cordeiro do Vale Marques.

Recordo por exemplo o espanto que foi quando Sir Gareth apareceu abrindo as bolas em spin, uma técnica até então desconhecida em Portugal, e recordo que, na ausência no nosso país de quem a soubesse ensinar, passei muitas horas em frente a um espelho alto que havia no meu quarto, tentando imitar aquele passe que levava a bola tão longe e com tanta direcção...

Fiquem com um momento fantástico de Sir Gareth Edwards com a camisa dos Barbarians, num jogo com os All Blacks em 1973.

1 comentário:

Manuel Cabral disse...

Alguém que não recordo deixou um comentário no Facebook referindo John Kirwan como outro jogador de rugby que mereceu a distinção.
É verdade, mas não a recebeu apenas por ser jogador de rugby. Recebeu-a por serviços prestados ao rugby e à saúde mental.

In the 1989 New Year Honours, Kirwan was appointed as a Member of the Order of the British Empire, for services to rugby.

In the 2007 Queen's Birthday Honours, Kirwan was appointed as an Officer of the New Zealand Order of Merit for services to mental health.

In the 2012 Queen's Birthday and Diamond Jubilee Honours, Kirwan was appointed a Knight Companion of the New Zealand Order of Merit, for services to mental health and rugby.