8 de junho de 2015

RUGBY FEMININO EM BALANÇO DE ÉPOCA EM PORTUGAL (*)

* Miguel Staniford
Com o tradicional torneio Tia Anica organizado pelo RC de Loulé terminou a época nacional do Rugby Feminino e teremos agora a participação da selecção nacional de Sevens nas duas jornadas do Campeonato da Europa.

O início da época nacional caracterizou-se pela divergência havida entre clubes do Centro/Norte e alguns clubes da zona de Lisboa, pois enquanto os primeiros defendiam o principio de haver apenas competições de Sevens outros entendiam que, embora privilegiando essa variante, não se deveria abandonar totalmente o rugby XV já que isso iria alienar algumas praticantes, além de constituir um recuo relativamente a épocas anteriores.

Assim, na primeira parte da época, realizou-se o Torneio Inter Regional Norte/Centro na variante Sevens, que se estendeu por seis jornadas distribuídas de Outubro até Janeiro. 
Com a participação de nove equipas numas jornadas e 10 noutras, os torneios foram realizadas em Coimbra, Arcos de Valdevez, Moita da Anadia, Braga, Tondela e Porto.

Na zona de Lisboa/Sul e durante o mesmo período, foram realizados quatro sessões de rugby XV, constituídas por jogos entre equipas mistas complementados por aperfeiçoamentos de ordem técnica a cargo dos treinadores dos principais clubes.

Como nota saliente da época deve mencionar-se a realização, pela primeira vez em Portugal, de uma competição Sub-19, compreendendo três jornadas e a participação de oito equipas.

A segunda fase da época iniciou-se com a realização da Taça de Portugal, ainda na variante Sevens, com a participação de 15 equipas, com uma primeira jornada regional realizada em três locais diferentes e uma jornada final, na Sobreda da Caparica.

Seguiu-se o circuito nacional de Sevens constituído por cinco jornadas, disputadas em Lisboa, Arcos de Valdevez, Coimbra, Caldas e Loulé, sendo as equipas divididas em duas séries. 
A série 1 disputada por oito equipas e a serie 2 com as restantes, que variaram entre quatro e nove.

Foram vencedores das diversas provas ;

Torneio Inter Regional Centro/ Norte – Agrária de Coimbra
Open Sub-19 – Tondela
Taça de Portugal – Técnico
Circuito Nacional de Sevens – Benfica

No aspeto técnico salientaram-se dois clubes, Benfica e Técnico que, entre si, disputaram todas as finais dos torneios em que participaram, com cinco vitórias para o Benfica e duas para o Técnico.

Houve seis clubes que participaram em todos os torneios da época (Agrária, Bairrada, Tondela. Sport C Porto, Benfica e Técnico), enquanto todos os outros estiveram presentes sempre que a disponibilidade das jogadoras e os recursos financeiros o permitiam.

Há clubes com grande tradição no rugby feminino desde a Agrária de Coimbra, aquele que tem uma actividade regular há mais tempo, a Bairrada, o CRAV, o Técnico e o Benfica, enquanto outros, com actividade mais recente tentam consolidar a existência de equipas femininas no seu seio. 
A equipa que mais evoluiu durante a época foi o Tondela que, além de vencer o torneio Sub-19, mostrou progressos assinaláveis.

Não se pode deixar ainda de referir a participação do Benfica no torneio internacional da Flandres em rugby Tens onde obteve um muito honroso 2º lugar.

Como nota negativa de época, o pouco apoio da Federação ao desenvolvimento do rugby feminino o que se mostrou pelo limitado apoio técnico às equipas mais recentes e pela ausência, em alguns torneios de árbitros oficiais.

(*) Miguel Staniford é o novo colaborador do Mão de Mestre para o rugby feminino.

Sem comentários: