2 de dezembro de 2013

TAÇA DE PORTUGAL APURA QUARTO FINALISTAS QUE SE DEFRONTAM JÁ NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA

Quinta eliminatória da Taça de Portugal, agora já com as equipas da Divisão de Honra e a sobreviventes da Primeirona, esta etapa da prova trazia consigo cinco jogos de resultado incerto, em função daquilo que as equipas têm demonstrado ao longo de toda a época.

Nas restantes partidas nenhuma surpresa, nem sequer os números das vitórias do Direito sobre o São Miguel, ou da Académica sobre a Agrária.


Na verdade a diferença que ainda existe entre a Divisão de Honra e a parte de baixo da Primeirona é muito grande e será bom que as equipas desta divisão tenham consciência disso, para se prepararem mais e melhor, caso ambicionem subir o último degrau da hierarquia nacional sem que isso constitua uma manobra de auto destruição.

O São Miguel 0-156 Direito e o Agrária 3-106 Académica são jogos sem história que servirão apenas de recordação amarga no futuro, esperando nós que qualquer das equipas entenda estes resultados como sendo próprios de uma fase de desenvolvimento entre equipas que começaram a época praticamente na Segundona - os buldogues subiram à Primeirona graças ao alargamento desta divisão, e os charruas não desceram à Segundona pelo mesmo motivo.

Quanto ao Técnico 79-0 CRAV também não subsistiam quaisquer dúvidas em relação ao vencedor da partida, embora se pudesse admitir que a resposta dos minhotos fosse  mais forte, e que o resultado não alcançaria um valor tão expressivo.

Nas restantes cinco partidas, como se disse mais acima, os encontros deveriam ser mais equilibrados, o que veio a verificar-se em três deles, mas não em relação ao CDUP 5-44 Belenenses, com os pastéis a recuperarem, aparentemente, um brilho que já não tinham há algum tempo, e fazendo esquecer os 15-20 com que venceram o jogo do campeonato frente ao mesmo adversário, também na capital do Norte.

E não também em relação ao Lousã 29-0 Groundlink Caldas Rugby, já que se esperava mais resistência dos pelicanos, que na última jornada da Primeirona tinha perdido apenas por 25-19, no mesmo campo, frente à mesma equipa.

Já no que diz respeito ao Benfica 6-12 Évora, ao Cascais 33-27 Montemor e ao Agronomia 11-17 CDUL os resultados dizem do equilíbrio verificado, com todas as vencidas a ficarem à distância de seis pontos, o que nos campeonatos sempre daria direito aos tão cobiçados bónus defensivos, e se no Évora-Benfica a diferença de ensaios foi de 0-2, nas duas outras partidas apenas um toque de meta separou os adversários, com 4-3 e 1-2 respectivamente.

Fique com o quadro dos resultados e os jogos da próxima eliminatória que se realizam já no fim de semana que se avizinha:



Fotos: Aguinaldo Vera-Cruz/Rugby Photo Store

5 comentários:

Anónimo disse...

Só quero deixar um comentário: Fui ver o Cascais contra Montemor, e como já tinha confirmado quando fui ver o Jogo a Montemor, os adeptos do Montemor deviam era estar no futebol!
As alarvidades que se ouvem na bancada, os insultos aos árbitros fiscais e jogadores... a baixo da crítica. Uma vergonha para o desporto.

Se isso se passa se no meu clube, com certeza que teria uma conversa com os apoiantes.

Anónimo disse...

Mesmo sem ter visto o jogo acredito plenamente que seja verdade. Mas, e sem querer estar a defender quem quer que seja, infelizmente não é um mal exclusivo de uma única equipa e é algo que ainda se vê muito pelos campos de rugby por esse país fora, seja numa segunda divisão num São Miguel - Sporting ou num Agro - Direito da honra, por exemplo.

Felizmente não acontece sempre e nota-se geralmente mais em jogos com alguma importância mas é triste e de lamentar este tipo de comportamentos.

Anónimo disse...

sou adepto de um clube que não o Cascais nem o Montemor, mas no sábado desloquei-me à Guia para ver o desfecho daquele jogo! Cascais a dominar territorialmente o jogo, mas cada vez que o Montemor carregava no acelarador o Cascais tremia por todo o lado... Um nº10 e um nº7 do Cascais a desequilibrarem muito e um nº8 e um nº15 do Montemor, também a causarem grandes problemas!! No duelo entre chutadores, ganhou claramente o Montemorense. Em relação aos adeptos do Montemor, isto é uma grande verdade, não se manifestam da melhor maneira e são muitas vezes ordinários e mal criados, mas, por vezes também o percebo... A arbitragem foi um bocado inclinada e muitos erros seguidos dão origem a perdas de cabeça!! (atenção, sou imparcial, apenas digo o que vi) No entanto o jogo foi giro de se ver e aqueceu a tarde que até ali era gélida...

Pedro disse...

eu sou de Montemor e vou responder ao menino de cascais, que tem toda a educação...

como este ultimo comentário diz gostava de ver se todos os erros fossem para a sua querida equipa o que faziam, mas também concordo que as vezes alguns elementos abusam

Antonio Ferreira Marques disse...

Assisti ao jogo Lousã
a Caldas.
Comparando com o jogo para a Primeirona foi de inferior qualidade global.
Vitória indiscutível do Lousã,fruto, principalmente, de um maior empenho e determinação, em particular na 2ª Parte.
Tb neste jogo assisti a um certo comportamento ... out of the rugby spirit ... nas bancadas, e, o que é mais preocupante, vindo dos mto jovens ... exige-se aos "mais velhos" alguma pedagogia, de forma insistente, o que aliás foi a atitude da maioria dos Lousanenses presentes nas bancadas.
Aproveito para um recado ao Caldas (a equipa de que sou supporter). Os jogadores "mais velhos e experientes" devem pautar-se por apoiar os jogadores "mais jovens e inexperientes". Ser um grande rugbysta é, acima de tudo, ter esta atitude.