23 de dezembro de 2013

O SAPATINHO INGLÊS TEVE AS SUAS PRENDAS *

* Ricardo Mouro
Décima jornada terminada em Inglaterra marcada por mau tempo, uma ventania que condicionou a prestação dos pontapeadores.

Por outro lado o Natal está já aí e o London Irish, com novos investidores, teve uma prendinha no sapatinho, o pilar campeão do mundo CJ van der Linden.

Esta é uma de muitas movimentações que já mexem com o rugby inglês, que ainda não se sabe em que termos será disputado no ano que vem - está aí outra guerra que envolve as regiões galesas.

À parte de polémicas, a jornada disputou-se de forma bastante animada, confiram em baixo.


No norte de Inglaterra a intempérie fez-se sentir com muita intensidade durante o Sale-London Irish.
Chuva batida e vento muito forte condicionaram a partida.
O Sale saiu a favor do vento e Cipriani levou algum tempo a habituar-se às condições mas de um lado e de outro o jogo nem sempre foi bem jogado, mas acabaram os da casa por ser matreiros o suficiente para aproveitar a vantagem atmosférica, e foi Cipriani a pedir a presença do seu ponta com um pontapé à largura do campo que, graças ao vento, ressaltou para as mãos de Brady que teve tempo para chegar perto dos postes para Cipriani converter.
O Sale parecia dominar nas fases estáticas e foi através de um alinhamento que o pack nortenho atropelou os londrinos com um maul onde Seymour foi recompensado com cinco pontos, com o 12-0 fechou a loja para a primeira parte.
Imagem do jogo, o londrino Humphreys pontapeou de ressalto a bola que recuou talvez cinco metros devido ao vento, nada fácil este jogo.
No recomeço a superioridade do pack do Sale manteve-se e Cipriani meteu mais três pontos após uma falta na introdução na melée, e o 8 do Irish Hala'ufia veria um amarelo por levantar um adversário que disputava um ruck embatendo primeiro com a cabeça no solo, amarelo sem consequências.
O domínio nas melés continuava mesmo depois do Sale substituir a sua primeira linha, o que justifica o investimento do Irish em CJ van der Linden, e Cipiriani ia conquistando território como consequência das penalidades.
O Irish só conseguiu meter pontos no marcador após uma penalidade de Humphreys a que Cipriani tentou responder com um drop que nunca esteve perto dos postes.
Os ânimos acabaram por se exaltar após mais uma placagem em que um Cueto do Sale é projectado para o solo por Allinson o que levou a uma troca de carícias entre os jogadores.
A cinco minutos do fim o pack do Sale conquista nova penalidade a 5 metros do ensaio, pedem melée, e vários minutos foram perdidos após constantes colapsos e faltas do Irish até que o árbitro acabou por dar uma penalidade ao Irish quando, mais uma vez, pareceu Yapp o primeiro a "ir ao chão" por não aguentar a pressão.
Um pack dominador fez a diferença e o Sale, aguerrido, vai-se chegando lá acima, final 15-3.

No Sábado o Bath assumiu-se como sério candidato aos 4 primeiros lugares da tabela, vitória bem conseguida sobre os Quins graças a um ensaio fenomenal do centro Jonathan Joseph. Correria de Joseph a responder a uma solicitação de Ford onde deixaria o defesa Brown estentido no chão.
Os Quins podem queixar-se de um ensaio não assinalado após um maul dinâmico, o árbitro não necessitou da ajuda do TMO o que enfureceu Nick Easter, ficaram os londrinos assim sem ponto bónus, final 14-3.

Em Exeter os locais viram-se em dificuldades para quebrar a muralha do Newcastle, com o fiável pontapeador Steenson de regresso ao leme, seria o pequeno formação Haydn Thomas a encontrar um buraco na defesa em cima da linha de ensaio mas rápido que qualquer defensor.
Final 16-3 com Steenson a pontapear 11 pontos.

Os Saints moralizados pela memorável vitória em Dublin foram até Londres defrontar os Wasps.
Os londrinos saúdam o regresso de Varndell à ponta e do flanker Johnson, enquanto que os Saints continuaram a apostar em North no centro e Ken Pisi na defesa. Jogo impróprio para cardíacos, com a bota de Myler a fazer a diferença.
As vespas viraram o jogo de uma desvantagem de 9-14 com menos de 20 minutos para jogar, para dar a ferroada final com duas penalidades de Carlisle para o 15-14.
Os Saints jogaram os 10 minutos finais com 14 após amarelo a Tom Wood por falta em Launchbury e por depois agarrar a gadelha de Ashley Johnson o que resultou numa bela escaramuça com vários jogadores.
Mas a sorte divina viria a proteger os santos, conquistaram uma falta numa melée e Myler encostado à linha viria a conseguir converter o difícil pontapé para a vitória, final 15-17.

O final de tarde estava reservado para o jogo grande (e surpreendente) Saracens-Leicester.
Foi realmente uma surpresa como os Tigers foram vulgarizados pelos londrinos que lentamente, e numa demolidora segunda parte, desmantelaram o adversário.
As muitas ausências nos tigres podem ser desculpa, assim como o facto dos Saracens terem um plantel recheado e sem lacunas, mas o volume do resultado fala por si, o Leicester foi basicamente inferiorizado a todos os níveis, incluindo no seu orgulho, as fases estáticas.
Seis ensaios contra apenas um de Kitchener, contam a história. Wilson, Ashton por duas vezes, Mako Vunipola, Jackson Wray e para terminar um ensaio de penalidade em que a formação ordenada sarracena empurrou a sua congénere lá para dentro, final 49-10.
Durante o jogo Farrell pareceu sofrer uma lesão grave quando se viu "entalado" entre dois jogadores e saiu com o pescoço imobilizado, no entanto regressaria às bancadas durante o decorrer do jogo.
Antes do jogo, as notícias apontam que Flood terá tudo acertado para rumar ao Toulouse e o director de rugby do Leicester parece ter sondado Priestland (Scarlets) e Burns (Gloucester) como possíveis substitutos do inglês.

No Domingo Gloucester e Worcester mediram forças a partir do fundo da tabela, o Gloucester reconhece as fragilidades no seu pack e na próxima época irá contar com os serviços do talonador dos Lions e Gales Richard Hibbard e do pilar campeão do mundo o All Black do Ulster John Afoa.
Não teriam sido necessários para este jogo, apesar de aguerrido o Worcester sucumbiu mais uma vez, os cherry whites foram liderados pelo esforço de Dawiduik e Kvesic no pack e Twelvetrees a abertura.
Quatro penalidades do inglês contra duas de Mieres marcam o resultado de um jogo esforçado de ambos os lados, com o Gloucester a ter que travar a investida final do Worcester, final 12-6.

Na tabela Saracens e Northampton continuam fortes no topo com Bath a não descolar depois da vitória sobre o rival Quins, os londrinos estão na luta com Exeter e Leicester pelo quarto lugar.
Lá em baixo mais um ponto de bónus defensivo não disfarça a pobre época do Worcester.



Championship
O segundo campeonato inglês disputou metade da jornada reservando dois jogos, como já é tradição, para o feriado do Boxing Day.
Isto inclui o Rotherham de Mike Dias que vai defrontar o Bedford e os Pirates que recebem o Plymouth, dia 28 o Leeds recebe o Nottingham para fechar a jornada.
O mau tempo de Sábado condicionou as três partidas disputadas que registaram poucos pontos.
O Ealing recebeu o Bristol, e o lanterna vermelha até começou bem com um ensaio a abrir o jogo, mas o Bristol respondeu com três ensaios convertidos ainda na primeira parte e o jogo não veria mais pontos, final 7-21.
O Moseley recebeu o Jersey e venceu com um ensaio sem resposta, final 10-3.
Para terminar o dia disputou-se a batalha dos exilados em Londres o London Welsh recebeu o London Scottish, ambas as equipas quiseram vencer e quando o Welsh preparava o ataque final à linha de ensaio do Scottish o inevitável Miles Mantella interceptou um passe e correu todo o campo para garantir a vitória da sua equipa.
Os "galeses" ainda ensaiaram na bola de jogo na tentativa de um ponto de bónus defensivo, mas o vento afastou a bola dos postes.


Coventry RFC
Os azuis e brancos fecharam o ano com uma difícil vitória arrancada a ferros no terreno do Cinderford.
Os da casa ensaiaram no final do jogo mas com a conversão falhada o Coventry segurou a vitória por 29-31.
Já na semana passada o Coventry pôs o Doncaster à prova, os líderes viram-se em dificuldades para vencer o jogo onde Maree deu o seu contributo durante 60 minutos, final 39-30.
Jacques Le Roux deverá regressar em Janeiro.
O Coventry está na quinta posição a 11 pontos do Doncaster e o campeonato só regressa para o ano com a recepção ao Richmond.

Quadros: itsrugby.fr
Foto: www.bbc.com

Sem comentários: