27 de dezembro de 2013

TAÇA IBÉRICA, DIREITO E VRAC QUESOS ENTREPINARES EM CONFRONTO

Amanhã às 15 horas no Campo de Monsanto, o Direito recebe o VRAC Quesos Entrepinares na decisão da 34º Taça Ibérica, sendo esta a sétima participação dos advogados, que venceram em 1999 (frente a este mesmo VRAC) e em 2002 (frente ao Moraleja Alcobendas Rugby Unión, MARU), não tendo tido sucesso em 2000, 2005, 2006 e 2007.

Com a colaboração de Juan Maria do Balon Oval apresentamos a equipa visitante, uma das melhores equipas do tão mal conhecido, em Portugal, rugby de Espanha.

O VRAC é uma equipa relativamente jovem já que a sua fundação teve lugar em 1986. Quatro anos depois chegou a primeira divisão do rugby espanhol, e os seus anos dourados apenas surgem na última década.

Em 1998, tiveram a sua primeira grande vitória ao vencerem a Copa del Rey e só depois viria o primeiro campeonato para os "queseros".

Já no século XXI a equipa consolidou-se conquistando três campeonatos (2001 , 2012 e 2013 ), uma segunda Copa del Rey em 2010, e 3 Super Taças de Espanha ( 2010, 2012, 2013).

A conquista da Copa Ibérica é uma dívida em aberto dos vallisoletanos.
Esta será a sua quarta tentativa de conquistar o título, depois de perderem precisamente contra o Direito em 1999, contra o Benfica em 2001 e em 2012 contra o CDUL .

Muitos de seus jogadores fizeram parte das selecções espanholas dos escalões mais jovens.
Pela selecção principal passaram Adam Newton, Diego "Gorosito", Perico Martin e os irmãos. Alguns deles tanto em XV como em Sevens.

As escolas azulonas são um activo importante do clube, e a verdade é que os títulos conquistados pelos mais jovens enchem a sua sala de troféus.

Neste momento, o VRAC partilha a liderança do Campeonato de Espanha com o mesmo número de pontos do Bathco.
O mês de Dezembro começou com dois reveses no campeonato. Um precisamente frente ao Bathco, e o outro para o seu eterno rival, o Hermi El Salvador.
Mas conseguiram reagir e venceram as restantes partidas.

Em termos de jogadores, o VRAC acaba de recrutar um avançado kiwi, Scott Vessey, que disputou na última temporada a ITM Cup com a equipa de Northland .
Outro jogador importante no pack avançado é o grande segunda linha Ignacio Molina, que apesar do tamanho é também bastante móvel.
E nos três quartos, o destaque vai, sem dúvida, para Perico Martin, um jogador rapidissimo que pode jogar perfeitamente em qualquer posição das linhas atrasadas.
Finalmente, note-se ainda outra de suas armas, o pé de Gareth Griffith.
Uma garantia de eficácia na transformação de penalidades, que foi o melhor marcador do Campeonato em 2010 e que esta época também segue no grupo da frente dos marcadores de pontos.
E muita atenção em Grifith, que não despreza uma oportunidade para marcar ensaio.

O VRAC vai enfrentar este desafio frente ao Direito com todo o entusiasmo do mundo e na cabeça dos seus jogadores e dirigentes não há outra ideia que não seja a vitória.

Sem comentários: