5 de dezembro de 2013

POSSÍVEL FUSÃO ENTRE OS GRANDES DO PAÍS BASCO *

* Bryan Freitas
O que até hoje era inimaginável, está a transformar-se em realidade. 
Os dois clubes de Top14 do Pays Basque, Biarritz e Bayonne ou Bayonne e Biarritz (para não ofender as sensibilidades!), estão a estudar a possibilidade duma fusão entre eles. 

Os presidentes dos dois clubes, Alain Afflelou (à esquerda na foto) do Bayonne,  Serge Blanco (à direita) do Biarritz, com os principais parceiros dos dois clubes (Capgemini, uma multinacional francesa que esta entre os maiores fornecedores de serviços do mundo e Afflelou, especializada na distribuição de vidros ópticos) decidiram estudar os termos da criação de uma identidade rugbistica basca, conforme o comunicado de imprensa emitido em conjunto pelos dois clubes.
Alain Afflelou explicou também que a fusão é unicamente na equipa profissional e que os dois clubes continuariam a ter equipas jovens diferentes.

Esta situação que até aqui não era desejada pelos dois lados pode explicar-se com a realidade económica e a vontade de jogar os primeiros papéis em Top14.

Os dois clubes tem um orçamento de 17 milhões aproximadamente cada um e estão mal classificados com a 12° posição para Bayonne e a última para Biarritz.
Esta possivel fusão poderia trazer um orçamento consequente e fazer da região Pays Basque, uma praça muito forte do rugby francês, como era o caso no início deste século com o Biarritz a ganhar três campeonatos em cinco anos. 

Esta fusão está sendo aprovada pela maioria dos protagonistas do rugby francês. 



Patrick Lagisquet é antigo jogador do Bayonne que representou durante 10 anos e assumiu responsabilidades como treinador e director durante 17 anos no Biarritz. 

O actual treinador da selecção francesa é inteiramente a favor de uma aproximação entre os dois clubes bascos para a criação de uma entidade basca que seja competitiva

Agora, esta fusão que está a ser estudada para se tornar efectiva a partir da próxima temporada, levanta questões: Onde jogará esta equipa? A quem vai aproveitar esta fusão? E o mais importante, qual dos dois clubes vai desaparacer mais? 

Muitas questões que ficam para esclarecer até Março 2014, período marcado pelos dois presidentes para trabalhar sobre esta fusão. 

Aqui fica também o aviso do lobo mais interessado pelo este assunto, Eric Dos Santos, jogador do Biarritz Olympique: Acho que por agora,  todos estão na ignorância porque a informação foi divulgada, sem ninguém saber. Por exemplo, no meu clube, ninguém sabia, nem os jogadores ou a administração...

A ideia parece boa, depois é como tudo, é preciso uma boa organização para garantir que tudo está indo bem.

Quando há dois clubes que estão a seis quilómetros de distância um do outro, é difícil encontrar parceiros, então uma fusão aumentaria o orçamento destes dois clubes que este ano estão lutando na Top-14.

Com um clube apenas, o orçamento será maior e este clube poderá competir com as grandes equipes no Top-14 no plano financeiro, mas os resultados desportivos nem sempre vêm com os resultados financeiros!

Isto tem vantagens mas também tem desvantagens, como o facto de que pessoal dos dois clubes irá ser demitidos, fazer escolhas entre alguns jogadores e a competição também será sentida nos centros de formação.

De qualquer forma, ainda falta um monte de informações afim de podermos tomar uma posição sobre a matéria!

Informações como, onde vai jogar esta equipa? Quem são os treinadores? e muitos mais ... Então fique atento.

Fotos : www.lequipe.frbo-pb.comwww.rugbyrama.fr

3 comentários:

Anónimo disse...

O Biarritz só quer fazer isso porque já está condenado à descida para a ProD2, e está-se a ver enrascado para manter os grandes jogadores, como é o caso do ponta Takudzua Ngwenia

KIko Pimentel disse...

Costumo dar um salto, quando posso e o dinheiro dá, para ir ver os jogos do Top 14 dessas duas equipas, ao sul de França. Não desgosto da ideia da fusão mas não acredito na questão monetária, já que a diferença de orçamentos não é assim tão significativa. No programa de jogo do Aviron com o Grenoble em que o Aviron ganhou pela diferença de uma penalidade, e que tive a chance de ir ver, o orçamento do Grenoble do meio da tabela é de 18644 millions euros, segundo o programa do jogo, que posso disponibilizar para o mão de mestre comprovar. Abraço amigo ao grande Manuel Cabral. Kiko Pimentel

Manuel Cabral disse...

Kiko, obrigado pelo comentário. Quanto ao orçamento dos clubes franceses são públicos e nós até já publicámos uma listagem...Mas agradeço a atenção!
E fico cheio de inveja dessas viagens para ver jogos em França!
Abraço