5 de dezembro de 2013

CLUBES INGLESES FORA DA HEINEKEN E DA AMLIN CUP EM 2014/15

Os 12 clubes da Premiership inglesa, reunidos hoje para discutir que medidas tomariam após os clubes da Top-14 terem recuado no acordo que tinham estabelecido com eles, decidiram não participar em nenhuma competição organizada pela ERC, a partir do final desta época 2013/14.

Os clubes ingleses que tinham dado o pré aviso de abandono em finais de 2012, e que nos últimos 18 meses têm estado empenhados no lançamento de uma nova estrutura - para já denominada Rugby Champions Cup - decidiram não acompanhar o passo atrás dos franceses, aliciados por generosa contribuição financeira da Federação Francesa, e vão agora continuar na preparação desta nova via, já que se recusam a aceitar a continuação da ERC como entidade organizadora das competições europeias.


Apesar da ERC ter cedido em alguns dos aspectos fundamentais das reclamações dos clubes dos dois países, a verdade é que os clubes profissionais - afinal quem move a máquina que faz o espectáculo - continuam afastados do centro de decisão, que continua inteiramente nas mãos da ERC.

Temos então assim os clubes franceses de um lado, aceitando continuarem mais um ano debaixo das ordens da ERC, para que no ano de 2015/16 fossem então lançadas novas bases para estas competições, e de outro lado os clubes ingleses que vão de imediato avançar na "procura de outras soluções".

Mas nós pensamos que ainda vai passar muita água no Tamisa e no Sena, já que qualquer competição em que os clubes de um destes dois países não participem, está condenado ao insucesso e à obscuridade...
E todos eles sabem que isso é verdade... E as cadeias de televisão também...


Sem comentários: