29 de dezembro de 2013

SEIS PRIMEIROS MANTÉM POSIÇÕES PARA ENTRAREM EM 2014 *

* Ricardo Mouro
Chegámos a metade da fase regular da Premiership e as notícias do fim de semana destacam as intensas negociações entre clubes ingleses e regiões galesas para delinear um campeonato de topo que englobe os dois países.

Os últimos desenvolvimentos apontam para uma oferta de 4 milhões de libras para as regiões galesas (Cardiff, Llanelli, Ospreys/Swansea e Newport/Dragons) aceitarem um campeonato a "meias" com as equipas inglesas.


Mas mesmo com o gordo cheque as regiões não estão convencidas e querem a garantia de participação de pelo menos três regiões na primeira divisão a qualquer altura.

Isto significa que se uma equipa galesa ficar em último desce para o Championship, mas se na época seguinte outra região galesa ficar em posição de descida e a equipa do galesa que havia descido não vencer o Championship então equipa inglesa pior classificada na Premiership desce à frente da congénere galesa.
Mas para já tudo em águas de bacalhau.

Na Sexta-feira Newcastle e Wasps mediram forças e os londrinos apesar do domínio não conseguiram uma
larga vantagem e tiveram que batalhar um ataque final dos nortenhos.
Com Launchbury e Ashley Johnson como pontas de lança os Wasps construíram a sua superioridade e através de uma carga contra um pontapé de Godman chegaram ao ensaio por Sam Jones.
Na primeira parte contra o vento Goode utilizou a sua experiência para manter o Newcastle longe da sua linha de ensaio, e foi já na segunda parte que Johnson também marcou através de um maul dinâmico muitas vezes ensaiado durante o jogo.
O Newcastle que não marcava ensaios desde a sexta jornada concluiu uma boa jogada dos três-quartos por Noah Cato e já nos momentos finais do encontro Will Welch também ensaiou para o 12-17 final.

O Sábado estava guardado para jogos que envolviam os seis primeiros e, verdade seja dita, os quatro do costume meteram os seus adversários "no sítio".

Primeiro os líderes Saracens foram até Worcester e o jogo já estava resolvido com os londrinos com ponto
bónus em apenas 28 minutos... Strettle, Brits, Alex Goode e Charlie Hodgson (que classe de ensaio!) ensairam e a partir daqui foi só controlar o jogo, Senatore estreou-se a marcar ensaios pelo Worcester ainda na primeira parte mas a segunda ficaria a zero para ambos os lados, missão cumprida e sem sobressaltos, final 8-26.

O Leicester não arriscou e voltou a apresentar as suas "armas", depois do desastre contra os Saracens e a primeira linha foi a do costume.
Contra o Sale nem tudo foi fácil e apesar de dois ensaios sem resposta na primeira parte, viram-se à rasca para controlar a revolta dos tubarões que chegaram a estar a três pontos de distância (23-20) mas foi aí que entrou em campo o já habitual "quebra enguiços" dos tigres, melée a 5, cá vai disto, ensaio de penalidade!
Ed Slater e Thompstone já haviam ensaiado na primeira parte para os Tigers e Cueto e Ingall para os Sharks na segunda, final 30-23.
O Sale esteve orfão de Cipriani enquanto que Flood, já de malas aviadas para França, continua sem aparecer pelos Tigers.
No entanto os tigres não perderam tempo e Freddie Burns, Gloucester, parece ser o escolhido para a mítica camisola dos Tigers.

Em Northampton segundo e terceiro mediram forças com a recepção ao Bath, em caso de vitória os visitantes roubavam o posto na tabela aos Saints e talvez foi com isso no pensamento que entraram em campo, o recente internacional Kyle Eastmond ensaiou logo aos 5 minutos que Ford converteu e adicionou
mais uma penalidade até aos 15 minutos.
Um passo atrás os Saints embalaram para uma excelente exibição digna de quem quer ambicionar o trono da Premiership, um total de seis ensaios contra três do Bath.
Os Saints ainda mantêm a melhor defesa da liga apesar dos 25 pontos sofridos este jogo.
Christian Day (2), George Pisi, Elliott, Manoa e North na bola de jogo ensaiaram contra Eastmond, Webber e Houston.
Um amarelo a Paul James foi fatal para o Bath que sofreu 14 pontos na sua ausência, eles que até demonstraram uma excelente tentativa de recuperação na segunda parte chegando a estar a oito pontos, mas Myler matou o jogo com uma penalidade ainda antes de North ensaiar para o 43-25 com conversão do abertura. Myler (13pts) é agora o pontapeador mais eficaz do campeonato com 83,7% de sucesso à frente de Farrell (Saracens) e Steenson (Exeter).
Apesar de já não ter um pack dominador como em outros anos (ensaio de Houston vem de uma vantagem na melée) e com a lesão de Corbisiero, os três quartos formados por armários um abertura em forma é o tónico onde os Saints se têm refugiado.

Um Sábado destes só merecia um fecho num palco especial. E que tal Twickenham com 75 mil espectadores?
Os Quins pediram o QG emprestado para a recepção ao Exeter para um dos jogos da luta de lugares de playoff.
Apesar das torres, Mumm e Welch, o Exeter tem sofrido no alinhamento e contra os Quins sofreram também de falta de imaginação que abundou nos londrinos.
O primeiro ensaio é bem trabalhado pelos avançados que depois jogam ao largo onde Evans se tinha intrometido e marcou sete pontos logo aos 2'.
O Exeter apenas respondeu com uma penalidade, e os Quins com uma excelente série de passes rápidos entre avançados encontrou o jovem Charlie Walker já no outro lado do campo que pressionou o acelerador para ensaiar deixando um defesa no chão.
Sem qualquer piedade os de Londres matavam o jogo ainda na primeira parte quando o mortífero Danny Care (quantas vezes não fez isto anteriormente) saiu de um ruck mal guardado e galgou campo acima e viu Mike Brown no seu ombro que disse "obrigado" pelo passe e só parou lá em baixo, 19-3 ao intervalo sendo que a segunda parte só traria duas penalidades para cada lado, final 22-6.

Para o Domingo restou apenas um confronto de baixo da tabela, London Irish e Gloucester proporcionaram um embate de primeira classe.
O Irish continua sem poder estrear o seu pilar campeão do mundo CJ van der Linden que voltou a ressentir-se de uma lesão nos gémeos, e pelo Gloucester a camisola e braçadeira continuou a pertencer a Twelvetrees com Burns, de abalada para os Tigers, a ficar novamente no banco.
Exibição imaculada do capitão a partir da bota que não perdoou a indisciplina do Irish.
Mas pouco mais de um minuto jogado e os exilados já festejavam um ensaio por Mulchrone a encontrar espaço na defesa do Gloucester.
Twelvetrees respondeu por duas vezes com penalidades e depois foi o velocista Jonny May a penetrar a defesa Irish para lançar o Gloucester em vantagem.
Até meio da segunda parte Twelvetrees ia fazendo estragos no marcador, mas o centro exilado Eamon Sheridan ensaiou por duas vezes e Burns que havia saído do banco teve que repor a vantagem com um pontapé.
O Irish dispôs de uma oportunidade para empatar o jogo mas o pontapé de Geraghty saiu ao lado, final 19-22.

Na tabela Saracens e Northampton vão lançados no topo e levam 12 e 9 pontos do Bath que é terceiro.
O Bath vai a Leicester em Janeiro e tem que se agarrar ao posto com unhas e dentes, os Quins vêm em quarto e Leicester em quinto a quatro pontos do Bath.
Lá em baixo continua o Worcester com apenas três pontos.



Championship
Terminou a segunda metade da jornada 11 do Championship.
O Rotherham, sem Mike Dias, segue seguro entre os quatro primeiros e voltou a bater o Bedford no Boxing Day.
Depois de já ter vencido os rivais por um ponto para a British & Irish Cup os Titans garantiram um ponto bónus ofensivo desta vez com uma segunda parte demolidora com 26 pontos sem resposta, final 35-6.
Pirates e Plymouth batalharam pela vitória, pobre em pontos, e seriam os da casa a levar quatro pontos contra apenas um de consolação do Plymouth, final 10-3 vê os piratas consolidarem-se nos 6 primeiros.
Já no Domingo o Leeds bateu com ponto de bónus o Nottingham que está longe da glória da época passada, final 30-19 mantém o Leeds no valioso quarto lugar e o Nottingham está mais em baixo na segunda metade da tabela.


Quadros: http://itsrugby.fr
Fotos: Getty Images/www.bbc.com

Sem comentários: