11 de dezembro de 2013

ANTHONY ALVES ESTÁ PRONTO PARA VOLTAR À EQUIPA NACIONAL!

Anthony Alves não é um estranho em Portugal, depois de ter representado Portugal nos escalões de sub-19 e sub-21, e de ter estado em 14 jogos da equipa principal de Portugal entre Novembro de 2010 e Novembro de 2012.

No entanto, em 2013 apenas vestiu a camisola das quinas por uma vez, num misto de impedimentos levantados pelo seu clube de então (o Montauban) e de abaixamento de forma, aguardando-se agora um eventual regresso às convocatórias, para 2014.

Pilar que começou a primeiro centro, e depois passou pelo número 8, Anthony gosta mesmo é de jogar na primeira linha, de preferência à direita, mas também joga do lado esquerdo.

Nasceste em França, numa pequena cidade (Oyonnax) de 24 mil habitantes mais perto de Genève
que de Lyon, e és filho de um português, que também jogou rugby e te transmitiu o vício!
Sou luso descendente por parte de meu pai  que nasceu em Fafe perto de Braga!
Eu nasci em Oyonnax onde existe um grande número de portugueses. Tenho família em Portugal, em Coimbra e Fafe mas há muitos que ainda não conheço .
Passei a minha infância em Bourg en Bresse, a cidade onde comecei o rugby quando tinha cinco anos, no segundo clube de Bourg, o SAB. 
E queria jogar rugby para fazer como meu pai que jogava e treinava neste clube.
Agora tenho um contrato profissional no clube de Chalon/Saone, tenho objectivos pessoais, e o rugby tem uma grande importância na minha vida pelos seus valores e grandes momentos que podemos viver quando somos jogadores.

E qual foi o teu percurso no rugby, em que clubes jogaste, quando trabalhaste com as selecções nacionais pela primeira vez, e por que posições passaste na tua carreira?
Comecei o rugby no SAB em Bourg en Bresse até aos sub-17 (n° 12). 
Depois passei no outro club US Bressane (ProD2) nos sub-19 e sub-21, e também joguei meu primeiro jogou internacional com Portugal sub-19 na Bélgica (jogava a n° 8). 
Depois foi para o Montauban onde passei quatro épocas nos Sub-21/Espoir (Top 14) e Federal 1( pilar direito) e agora estou em Chalon/Saone também da Federal 1. 
Já tinha na minha cabeça o objectivo de ser profissional quando era sub-19.
Mudei do Montauban para Chalon para algumas razões. O novo treinador de Montauban queria jogadores com experiência e perguntou-me se eu queria mesmo ficar, e escolhi o Chalon por ser mais perto da minha família e porque o clube tinha ambições e um bom projecto.
Gosto de ser pilar e jogo de preferência a pilar direito. Mas posso jogar dos dois lados.

Como foi a tua chamada aos Lobos e porque deixaste de ser convocado depois do jogo com a Geórgia em Fevereiro de 2013? 
Cheguei à selecção em 2010 contra os Estados Unidos.  
Naquela altura já era conhecido na Federação, tinha passado pelas equipas sub-19 e sub-21 e fiz alguns estágios com a equipa nacional - era Tomás Morais quem  treinava. 
Antes dos encontros de Novembro fizemos um estágio e fiquei para os jogos. Foram Tomas Morais, Errol Brain e Frederico de Sousa que me deram a possibilidade de jogar pela selecção.
A primeira vez que treinei com a selecção tinha 20 anos. Eu queria  ficar e ter a possibilidade de jogar, então tentava fazer bem as coisas.
A primeira vez que vesti a camisola da selecção foi uma grande emoção, muitos stress e orgulho.
Este ano (2013) joguei só contra a Geórgia. O meu clube não me deixou sair nos jogos contra a Roménia e a Rússia, e depois disso não tornei a ser  convocado. 
Não estava a jogar no meu melhor nível, e quando se procuram resultados é normal que se façam escolhas!

Foste convocado para os jogos deste Novembro?
Não, não fui convocado e fiquei desiludido.
Espero que o meu nome saia na convocatória do torneio de 2014 e será com grande prazer e orgulho que
representarei o meu país!
Não sei se vou encontrar dificuldades com o meu clube, penso que não, mas já faz um ano que estou à espera  e quando tens a possibilidade de jogar a qualificação para um Mundial não há dúvida nenhuma.
Estou em boas condições físicas, trabalho muito no ginásio, e a minha capacidade de explosão, as minhas condições estão óptimas, estou com 116 kg para 1m85.

E quais são as tuas maiores ambições no rugby, tanto no clube, como representando Portugal?
A minha ambição como jogador de clube é subir para a ProD2, e com a selecção é claramente participar nos mundiais que estão para chegar.

Foto: Miguel Rodrigues/Facebook

2 comentários:

Leonardo disse...

Se duvida um optimo jogador !!!

Anónimo disse...

bem precisamos de ti!