9 de dezembro de 2013

SUB-18 NA EUROPA - A HISTÓRIA REVISITADA E EDIÇÃO 2014 NA POLÓNIA

A FIRA finalmente anunciou a realização do Europeu 2014 de Sub-18 na Polónia, de 10 a 20 de Abril, com a participação de Portugal - que defronta a Inglaterra na dia 11, nos quartos de final da Divisão Elite.

Em 26 de Outubro deste ano publicámos um artigo contando a história dos Europeus de Sub-18, a propósito dos campeonatos que então decorriam em Portugal.

Infelizmente nessa altura um dos quadros que pretendíamos apresentar foi substituído por um outro que aparecia duas vezes no artigo, impedindo que fosse conhecida a história da prova entre 2005 e 2010.

Esse erro foi agora corrigido, mas atendendo à importância da informação, no sentido de desmistificar certas afirmações que se fazem desvalorizando o nosso passado (recente), e dando a conhecer a posição relativa de Portugal no escalão e na Europa, resolvemos repetir aquela publicação, embora sem as partes que diziam respeito apenas ao que se estava a passar em Portugal, naquela altura.

Aqui fica o texto, em que aproveitámos para proceder à actualização do quadro eferente a 2011-2014, com as nossas desculpas pelo erro de 26 de Outubro, esperando que fique agora bem claro o valor dos nossos sub-18 ao longo dos últimos anos 13 anos.

A HISTÓRIA DOS SUB-18 NA EUROPA
Para que você conheça o Campeonato da Europa (desde 2005) em pormenor, o Mão de Mestre oferece-lhe hoje dois quadros que tudo explicam.


Até 2010 o Torneio FIRA estava dividido em três grupos (A, B e C) com promoção e rebaixamento entre eles.
Portugal venceu a prova em 2005, ganhou o direito a subir ao Grupo A em 2006, onde se manteve em 2007 por desistência da Escócia que só voltou a participar mais tarde (já lá vamos!).
Em 2010 Portugal volta a vencer o Grupo B, para onde tinha sido rebaixado no ano anterior, mas a partir daqui dá-se uma revolução dentro da FIRA e as equipas dos países que disputam o Seis Nações, resolvem que só jogariam entre elas, numa denominada Divisão Elite.


Assim, em 2011 as equipas da Irlanda, Inglaterra, País de Gales e França jogaram entre si, justificando desta forma o acesso ao topo da hierarquia das equipas da Inglaterra e Gales sem passarem pelo crivo da qualificação.

Tanta sorte não tiveram a Escócia e a Itália, que tiveram que se sujeitar a disputar a agora denominada Divisão A, que venceram com naturalidade ocupando os dois primeiros lugares e com isso o direito a participarem na Divisão Elite em 2012.

Para completar a Divisão de topo - onde faltavam duas equipas para formar um conjunto de oito - as quatro equipas classificadas atrás da Escócia e da Itália foram convidadas para disputar um torneio de qualificação onde duas delas seriam promovidas.
A Alemanha por motivos que desconheço, não quis participar neste torneio, e assim no seu lugar foi convidada a Roménia (7ª classificada da Divisão A), que se juntou à Geórgia (3ª), Portugal (5ª) e Bélgica (6ª).

Ficou assim constituída a Divisão Elite para 2012 naquilo que afinal não passou de uma operação de cosmética para justificar a inclusão do País de Gales na prova - se reparar nos anos anteriores, a Irlanda, a França e a Itália participaram em todos os torneios desde 2005, enquanto a Inglaterra apenas não participou em 2010, e a Escócia deixou de participar em 2006, e para regressar teve que disputar a Divisão A.

Houve no entanto um acordo qualquer envolvendo a Itália, que não permitiu que ela fosse incluída no torneio de qualificação em 2012, sendo a Geórgia que ficou classificada à sua frente, a ter que participar.

Para este ano os Lelos devem ter posto os pés à parede e a solução encontrada foi reduzir os participantes do torneio de qualificação de quatro para três, com a promoção de uma equipa apenas...

Acresce o facto da Rússia se ter apresentado em Lisboa com 10 jogadores com idade acima do determinado para o escalão, o que, descoberto, obrigou à desqualificação da equipa mesmo antes do torneio de competência começar, ficando desta foram o apuramento para o Grupo Elite de 2014 apenas em discussão entre Portugal e Espanha.
Portugal acabaria por ser a equipa qualificada, graças a uma vitória de 31-19 sobre a Espanha.
Os restantes jogos envolvendo a Rússia foram realizados como amistosos, fora da classificação.

Uma última referência ao facto do torneio de qualificação se disputar em Outubro/Novembro de um ano, para as equipas qualificadas disputarem a Divisão Elite em Março/Abril do ano seguinte.

Espero que tenham ficado com uma ideia de como funcionou e funciona este sistema engendrado pela FIRA e pela IRB.

Sem comentários: