5 de dezembro de 2013

JORNADA DUPLA NA HEINEKEN CUP PODE TRAZER DECISÕES *

* Ricardo Mouro
Como o Mão de Mestre já noticiou, aproveitem os fins-de-semanas de Heineken Cup que se seguem porque para o ano não sabemos o que cá estará após os clubes ingleses terem decidido abandonar a competição nos correntes moldes.

Polémicas à parte, após um breve regresso aos campeonatos internos já aí está a afamada jornada dupla onde dois clubes se defrontam duas vezes no espaço de sete dias.

A história diz-nos que alguns grupos se começam a definir durante esta fase da competição e o Mão de Mestre cá está para analisar as partidas que começam já amanhã, confiram em baixo.

Cabe ao Grupo 1, conhecido como grupo da morte, as honras de dar o pontapé de partida para esta jornada dupla.
O alinhamento põe o campeão francês Castres, frente a uma das mais bem sucedidas regiões galesas os Ospreys.
Os galeses estão na máxima força tirando a lesão do melhor pilar direito do mundo, Adam Jones, no entando AW Jones, Tipuric e Ryan Jones deverão comandar o pack contra a máquina de pontos que é Rory Kockott.
Fase decisiva para ambas as equipas, os Ospreys que ainda não pontuaram na prova e o Castres que é apenas terceiro no grupo.
No Sábado Saints e Leinster reencontram-se reeditando a final de 2012. Os irlandeses contam por vitórias os dois jogos, sem pontos bónus enquanto que os ingleses de Northampton contam com o regresso de George North apesar de ainda algumas lesões de vulto (Corbisiero e Foden).


O Grupo 2 está animadíssimo com as quatro equipas com uma vitória e uma derrota.
Cardiff e Glasgow, ambos no "fundo" com 5 pontos derramam o primeiro sangue na capital galesa.
Cardiff saúda o regresso do ponta Cuthberth e Glasgow do pilar Ryan Grant que recebeu "um toque" ao serviço da Escócia.
Será fenomenal o dispute entre os três de trás de cada equipa Robinson-Halfpenny-Cuthberth contra van der Merwe-Hogg-Maitland.
No Sábado o conceituado Sandy Park em Exeter recebe os defensores do título os franceses euromilionários de Toulon que têm melhor parcial de pontos marcados e sofridos e contam um total de 6 pontos na tabela, assim como os seus adversários.


Salvo alguns erros de cálculo, o Grupo 3 não deverá trazer surpresas.
Jogado entre Sábado e Domingo os Saracens viajam até Zebre, apenas 11 pontos marcados, de onde apenas um desastre evitará uma vitória dos ingleses e o Toulouse, invicto e que bateu Saracens em Wembley num jogo épico, começa a jornada dupla a receber o Connacht que tem uma vitória à pála do Zebre.


No Grupo 4 as contas complica-se.
Sábado poderá trazer alguma claridade a este grupo onde o Clermont de Julien Bardy segue um passo atrás e tem a oportunidade de ouro de se chegar lá à frente a defrontar os Scarlets, primeiro, no Michelin. Scarlets segue, ainda no topo do grupo seguido com os mesmos pontos pelo Racing Metro que vai receber os Harlequins que começaram a campanha de uma forma desastrosa com duas derrotas (Clermont e Scarlets).
Quins precisam de duas vitórias sobre os franceses e esperar por um milagre.


O Grupo 5 deverá testemunhar duas vitórias do Ulster sobre o Treviso, Ulster tem duas vitórias contra duas derrotas dos italianos.
O outro par, Leicester - Montpellier é mais difícil de prever mas em caso de vitória(s) dos ingleses o grupo fica entregue às equipas britânicas onde o UIster leva vantagem com mais dois pontos e com certeza procurará os bónus ofensivos contra o Treviso.


O interessante Grupo 6 está reservado para Domingo, à semelhança do Grupo 2 todas as equipas já sentiram o sabor da vitória mas também a amarga derrota.
O Perpignan leva a ligeira vantagem, mas viaja até Munster e o Gloucester procura contrariar a má (desastrosa) campanha na Premiership na viagem até Edinburgo na Escócia.


Sem comentários: