5 de dezembro de 2013

CIRCUITO MUNDIAL DE SEVENS - 3ª ETAPA EM PORT ELIZABETH

Começa no sábado a 3ª etapa do Circuito Mundial de Sevens, em Port Elizabeth, Nelson Mandela Bay, na África do Sul, e a equipa portuguesa parte para esta etapa numa melhor posição do que aquela que tinha uma semana atrás, antes do Dubai Sevens.

Apesar do nível exibicional da equipa ainda ter que sofrer grandes correcções, a verdade é que há alguns aspectos que apresentam melhorias, e a equipa, a espaços, começa a ter uma postura agressiva e concentrada, com os jogadores a cumprirem um plano de jogo e a terem alguns momentos de grande qualidade colectiva.

Quem assistiu aos jogos no Dubai não pode negar que alguns dos ensaios de Portugal podem, sem favor, ser enquadrados no grupo dos melhores do torneio, em particular o de Carl Murray contra a França, não apenas pelo desempenho individual dos jogadores envolvidos - com destaque para Pedro Bettencourt -  mas especialmente pelo apoio e continuidade que existiu, e que tem estado tão arredado das cores nacionais.



E AGORA NA ÁFRICA DO SUL?
Bom, a nossa luta no Circuito é feita etapa a etapa, e em cada uma delas é obrigatório que os jogadores encarem todos os jogos como se cada um deles fosse o último das suas vidas.
Não há jogos ganhos antes do fim, nem lugar para cabritos a esfolar, ou outras displicências!
Já o referimos e tornamos a referir hoje que aos jogadores mais velhos, além de todas as responsabilidades técnicas, em campo, cumpre uma outra de primordial importância, que tem a ver com o crescimento dos mais novos e da atitude que eles devem ter em todo e qualquer momento.
Nada disto tem que ver com o nível de profissionalismo que as outras equipas atingem e que alguns insistem em argumentar que nós não chegamos lá.
Não chegamos lá, uma gaita! Já chegámos e continuaremos a chegar, enquanto todos os envolvidos tiverem uma atitude de respeito para os que não estão lá!
E essa atitude de respeito obriga a que cada jogo, cada jogada, cada placagem, seja feita como se fosse a última coisa que farão na sua existência.

OS OBJECTIVOS PARA ESTA ETAPA
Basicamente os objectivos podem ser definidos de forma semelhante ao que foi feito para o Dubai.
Assim, em termos de resultado final da equipa, enquanto o apuramento para a disputa da Cup será um óptimo resultado, e se nesse caso houver uma vitória então será dia de festa, a presença na final da Bowl será um bom resultado, e só a presença neste troféu será um resultado razoável.
Já tudo o que seja abaixo disso será negativo, com a eliminação na meia final da Shield a ser péssimo...
Quanto ao comportamento da equipa esperamos ter cada vez mais momentos de entrega, de concentração e de coisas bem feitas - apoio, circulação de bola, apoio, criação de espaços, apoio, defesa segura, apoio, placagens efectiva, apoio, e uma melhoria acentuada nas situações estáticas (pontapés de saída e recomeço, formações ordenadas e alinhamentos...).

A COBERTURA DO MÃO DE MESTRE
Como habitualmente acompanharemos o desenrolar do torneio e dos jogos da nossa selecção nacional através da nossa Página no Facebook, onde disponibilizaremos toda a informação que seja possível reunir, e no final de cada dia faremos o resumo do que se passou aqui mesmo no Mão de Mestre.

OS DADOS QUE LHE FAZEM FALTA
Veja agora tudo o que lhe pode interessar sobre esta jornada, e se pretender mais informações sobre a nossa selecção nacional pode consultar o hot-site que preparámos especialmente para si.
Recorde-se que Frederico Oliveira se lesionou no Dubai e foi substituído por Rafael Simões, que seguiu para a África do Sul no princípio da semana.

RANKING ACTUALIZADO

JOGOS DO PRIMEIRO DIA EM PORT ELIZABETH

FRENTE A FRENTE

HORÁRIO DOS JOGOS DO PRIMEIRO DIA

CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA PORTUGUESA


Sem comentários: