2 de dezembro de 2013

BARBARIANS UM MODELO AMADOR NUM MUNDO PROFISSIONAL

Os jogos internacionais da janela de Novembro terminaram no passado sábado e nos dois últimos jogos da janela a Austrália derrotou o País de Gales em Cardiff por 30-26 e os Barbarians bateram a Fiji por 43-19.

Iremos falar um pouco sobre este último jogo.

Barbarian RFC é um clube por convites, sem campo, nem sede nem local fixo para as suas reuniões. 
Fundado em 1890, desde 1948  defronta selecções nacionais de todos os países de topo.


Os Barbarians, muitas vezes designados por BaaBaas, fazem uma média de seis a oito jogos por época sendo a constituição das equipas  feita por convite do seu Comité Diretor actualmente presidido por Micky Steele-Bodger.

É uma honra para todos os jogadores de rugby serem convidados para jogar nos Barbarians que é tão valorizada como a primeira internacionalização. 

Nos jogos de topo a equipa dos Barbarians é constituída por jogadores das grandes selecções mundiais enquanto nos outros jogos os convites são alargados a outros jogadores. 

Como particularidade interessante é norma que em cada equipa dos Barbarians haja um jogador que ainda não tenha sido internacional pelo seu país.

Já houve 9 portugueses que tiveram a honra de jogar pelos Barbarians : Gonçalo Malheiro, Luis Pissarra, Joaquim Ferreira, António Cunha, Diogo Mateus, João Correia, Vasco Uva, José Pinto e Julien Bardy.

No jogo do passado sábado, a equipa dos Barbarians foi principalmente constituída por jogadores Neo Zelandeses, Sul Africanos e Argentinos e dirigida por Steve Hansen sendo o jogo disputado em Twickenham e destinado a celebrar 100 anos de rugby nas Ilhas Fiji.

O jogo teve a característica comum a todos os jogos dos Barbarians, aberto, com jogadas espectaculares e grande número de ensaios. 

Mas mais do que o resultado há a salientar que assistiram ao jogo em Twickenham 68.000 espectadores. 

Para um jogo entre uma equipa de convites e um selecção que não é do topo mundial, a assistência mostra claramente o que é o Rugby nas ilhas britânicas. 

Que outra modalidade desportiva seria capaz de mobilizar tal assistência para um jogo com estas características ?


Recorde-se que desde 1991 o Barbarian RFC reconhece oficialmente a equipa dos Barbarians Portugueses - uma das poucas no mundo a receber tal consideração - e que este reconhecimento foi feito num jantar de gala que teve lugar em Lisboa em Junho de 1991, com a presença de grande parte do Comité do Barbarian RFC, incluindo o seu Chairman, Micky Steele-Bodger.

Manuel Cabral foi o primeiro Chairman dos Barbarians Portugueses, lugar actualmente ocupado por Pedro Sousa Ribeiro.

Texto: Fernando Lopes
Fotos: www.telegraph.co.uk, Lois Pissarra/Facebook

Sem comentários: