31 de dezembro de 2013

JOÃO TAVARES DOMINA DO ALTO DA SERRA MARCADORES DA PRIMEIRONA

Numa oferta especial da Solrental.com o Mão de Mestre apresenta a tabela de marcadores da Primeirona, após a realização da sétima jornada, numa iniciativa que pretende divulgar melhor os jogadores portugueses ao público em geral.

O quadro do Top-5 é liderado por João Tavares, do Rugby Club da Lousã, que não só é o melhor marcador de pontos do campeonato, como é também o melhor marcador de ensaios de todas as divisões nacionais (16 toques na meta!), com a particularidade de só marcar pontos através da marcação de ensaios! Manias...

João Tavares poderia ser um três quartos ponta, um centro ou mesmo um defesa, e a obra já seria de monta, mas acontece que Tavares é talonador(!) e se mais não fosse, só por isso merece um destaque bem particular.

Não temos elementos para comparar os jogadores dos diversos níveis do rugby nacional, mas temos a certeza que o João Tavares deveria ser pelo menos convidado a participar numa sessão de treino no bispado do rugby português, o Estádio Nacional, em dia de missa dos Lobos ou dos Lusitanos.
Afinal, se se gasta tanto dinheiro para dar oportunidade aos melhores jogadores de se desenvolverem, bom seria que se olhasse para esta situação que não pode passar despercebida.
A menos que exista alguma determinação que impeça um jogador dos escalões secundários de treinar com os do escalão principal...
Ah, para os menos atentos, o João Tavares, que tem 25 anos, foi internacional de sevens em 2011, tendo participado no Lyon 7's do GPS da FIRA desse ano, sendo portanto campeão da Europa de Sevens... Mas, claro, nessa altura ele jogava na Académica, tinha outro pedigree...

Na segunda posição outro serrano, José Batista de Almeida, com menos um ponto que o líder, e "só" com sete ensaios que lhe dão também a terceira posição na tabela dos marcadores de ensaios, com Tiago Sá do Benfica na terceira posição, a quatro pontos do primeiro.
Na quarta posição está o chaparro Nuno Lobo, a 26 pontos da liderança, e o pelicano Bernardo d'Eça encerra o Top-5 com menos dois pontos que Lobo.
David Mateus do Groundlink Caldas é o segundo melhor marcador de ensaios, com nove no registo, e Cláudio França, seu companheiro de equipa é o quarto com seis toques na meta.
Encerram o conjunto dos melhores marcadores de ensaio, um trio de eborenses composto por António Fonseca, João Garcia e Miguel Valente, todos com cinco ensaios marcados.

A título de curiosidade note que a média de ensaios marcados por jogo foi de 6,03 na Primeirona e de 6,36 na Divisão de Honra, e a média de pontos marcados por jogo na Primeirona foi de 46,20 e na Divisão de Honra de 48,09.

Fique com o Top-5 dos marcadores de pontos e depois a lista completa dos 117 marcadores de pontos da Primeirona, em que se marcaram 211 ensaios (3 de penalidade) e 1617 pontos no total.


(A partir da 2ª Jornada o Vitória de Setúbal deixou de fornecer a lista dos seus marcadores. Falta o marcador dos pontos do Santarém na 6ª jornada)

Foto: Rugby Club da Lousã

7 comentários:

Anónimo disse...

O João Tavares, "muxi" para os amigos é realmente um grande jogador. Rápido, excelente defensor, forte no contacto e com grande capacidade de adaptação a várias posições. Na Lousã foi necessário dar o contributo na 1ª linha e aí está ele. Na Académica jogava na ponta e era um dos bons jogadores de sevens que contribuiu para o sucesso da equipa de Coimbra nesta vertente da modalidade. Quem está atento sabe bem que este jogador há muito merecia a oportunidade de voltar à seleção de 7 ou, porque não, ser visto na de 15. José Maria Franco

Anónimo disse...

Eistem alguns jogadores na Primeira Divisão que mereciam, pelo menos, ser observados pela equipa técnica nacional de XV, infelizmente parece que o Seleccionador os exclui-o de qualquer observação, ou por não ter tempo ou por não perceber bem o Rugby que tem em Portugal e o mal que faz ao Rugby essa não observação.

Vamos esperar que com um novo ano venha uma visão nova do que é ser Seleccionador NACIONAL e da sua importância no desenvolvimento do rugby em Portugal e que o estrabismo diminua um pouco.

Filipe disse...

O grande João Tavares merece sem dúvida uma oportunidade na seleção NACIONAL, pelo menos na variante de 7.
José Batista de Almeida, também grande jogador, na minha opinião, merece também uma oportunidade pelo menos nos Lusitanos XV...
Mas ao que parece, como já foi dito anteriormente, o selecionador NACIONAL deve-se ter esquecido das divisões "inferiores"...

Manuel Cabral disse...

Inadvertidamente um comentário sobre o João Tavares e o Zé Miguel foi eliminado. Por favor envie de novo. Obrigado

Anónimo disse...

Selecção nacional?? epá mas que raio de ambição teem estes jogadores ao trocarem a AAC pela Lousã?? Passear na 1 divisão é fácil para eles pois são realmente dois bons jogadores, agora seleção calma ai...

Anónimo disse...

Selecção nacional. Muito se queixam vocês de não terem jogadores no XV nacional, sem repararem que o nível dos últimos 4 da DH é semelhante aos dos primeiros 4 da 1ª divisão. Pela teoria do comentário anterior, só dás razão ao seleccionador português. Confirmas que "Selecção calma aí..." Os jogadores da DH que foram para o Caldas tiveram ambição e não foi pouca. A ambição de prepararem o futuro, enquanto jogadores de rugby com algo para dar a outros clubes. Isso irá acontecer muito mais vezes no futuro próximo, enquanto Portugal estiver como está. Falido... e bem falido.

Anónimo disse...

Ambição dos jogadores que foram para o Caldas? Só se for o emprego e o dinheiro. E o David mateus só está nos 7s por causa do mano ( se bem que é de salientar que está em excelente forma)...O caldas com tanto investimento arrisca-se a não subir se a Lousã levar a sério a provável subida. E se subir a Lousã com o actual plantel é muito fraca para uma divisão de honra.