11 de dezembro de 2013

REGRESSO DA SEGUNDONA NORTE/CENTRO COM JOGOS ANTECIPADOS *

* José Silva
Aproveitando as “férias” causadas pela Taça de Portugal, alguns clubes aproveitaram o fim de semana de 7/8 de Dezembro para antecipar alguns jogos de modo a manter jogadores em actividade e gerir as respectivas agendas.

Falaremos hoje desses jogos antecipados, com os respectivos Boletins de Jogo, mostrando no final do texto a classificação actualizada já com estes resultados, e também faremos a habitual previsão da jornada do fim de semana, a 4ª do campeonato.

JOGOS ANTECIPADOS

No campo Municipal de Famalicão o favorito CRF cilindrou os vizinhos de Trás-os-Montes por 53-0 com nove ensaios sem resposta.
Passo a passo o favorito Famalicão vai a caminho das finais sem grande resistência.
É verdade que ainda só fez dois jogos do longo caminho que terá de percorrer, mas não nos parece que haja alguém no grupo Centro/Norte com pedal para os acompanhar pois já jogou, e ganhou, no Campeonato ou Taça, com os “potenciais” candidatos à Subida deste grupo.
Será que essa falta de competição não fará falta lá para as meias-finais?
A AAUTAD continua a sua caminhada pelo que continuaremos a acompanhar a equipa, especialmente nos jogos “a doer” para verificar se são candidatos à subida, ou nem por isso.
De boa nota o facto de terem levado 21 jogadores - e todos jogaram - a Famalicão.


Numa antecipação da 7ª jornada – lá para 17/18 de Janeiro – os Bravos receberam e venceram o RUA com direito a ponto bónus, por mérito dos cinco ensaios conseguidos.
Sem termos muitas mais indicações, diremos que o resultado parece-nos bem, sem sobressaltos dada as diferenças das equipas. (Em 2012/13 jogaram uma única vez para a Taça com a vitória do Guimarães por 40-0)
O Guimarães levou, e rodou, os 22 jogadores enquanto os homens de Aveiro, apesar de viajarem com 19 jogadores só utilizaram 18.
De realçar o facto do líder dos marcadores da Segundona, Paulo Machado do GRUFC ter acrescentado mais 10 pontos à sua conta pessoal.


PRÉVIA DA 4ª JORNADA
Após uma paragem de quase um mês regressa a Segundona com duas jornadas, antes de nova paragem para festejos natalícios.
Vamos olhar a 4ª jornada com três jogos marcados.

Em Trás-os-Montes os locais recebem os de Tomar numa estreia absoluta entre os emblemas (reportamo-nos aos últimos 5 anos)
A UTAD vem de uma derrota, pesada, com o Famalicão na antecipação da 5ª jornada, pelo que não quererá perder pontos perante os seus adeptos e diante de uma equipa ao seu alcance, pelo que tudo fará ao seu alcance para se manter na parte de cima da tabela.
Após tão grande paragem o jogo com o CRF poderá ter deixado a máquina oleada…
O Tomar que ainda não pontuou este ano, terá uma deslocação difícil (e longa) a um campo que nunca é fácil.
Mas com certeza que irá fazer um esforço extra para pontuar de modo a deixar os lugares mais baixo da tabela.
Em modo inverso a falta de jogos poderá ser prejudicial ao Tomar.
Prevemos um jogo equilibrado mas damos uma ligeira vantagem à equipa da casa

Em Braga jogam os vizinhos Braga e Guimarães.
Pelo histórico vemos o claro favoritismo dos Bravos, mas há que trabalhar no campo.
Os Bravos mantêm intactas as suas ambições de atingir as meias-finais pelo que tem a obrigação de arrancar cinco pontos aos clubes, teoricamente, mais fracos, para se manterem no topo da classificação.
Por outro lado já aqueceram a equipa no dia 7 frente ao RUA.
Os Gladiadores do Minho vêm de uma derrota perante um adversário do mesmo grupo (Aveiro) pelo que se encontram naquela posição menos cómoda de ainda não terem pontuado.
Apesar do histórico favorável as Guimarães pode ser que o derby aqueça o ambiente.
Apostamos na vitória dos Bravos de Guimarães.

E assim chegamos ao jogo grande da 4ª jornada do grupo Norte/Centro da Segunda Divisão Nacional.
Bairrada e Famalicão com 10 pontos cada (na tabela não oficial, que é a que seguimos para estas análises e comentários) surgem logo atrás do Guimarães, com 14 e a frente dos Garranos com 9 – apesar de Famalicão e Garranos terem um jogo a menos – são, até ver, das equipas mais fortes do grupo, pelo que todos os jogos entre este quarteto sejam mais apetecíveis de seguir.
Os Bairradinos já defrontaram o Famalicão este ano, em casa para a Taça de Portugal, com um resultado bastante bom pelo que temos algumas expectativas quanto a este jogo.
Do Bairrada tanto se podem ver grandes resultados/exibições – recordo o jogo com o Benfica – como também surgem alguns sustos/exibições menos conseguidas – Taça contra o RUA (sem retirar mérito ao Aveiro, que o teve) – pelo que a recente paragem competitiva poderá fazer-se sentir na Aldeia do Rugby. 
O CRF afinou a máquina perante a equipa da UTAD no fim-de-semana passado pelo que, salvo alguma lesão, viajará na máxima força e já com a equipa aquecida – pois além disso bateu-se, e bem, com um dos líderes da Primeira Divisão – o Benfica para a Taça de Portugal (derrota por 19-41).
O Famalicão saberá da importância de vencer os adversários diretos pelo que não virá em passeio à Bairrada.
Jogo para tripla, apesar de um  ligeiro favoritismo do Famalicão.


Sem comentários: