13 de dezembro de 2013

JORNADA 4 DA AMLIN CHALLENGE CUP COMEÇOU ESTA NOITE *


* Bryan Freitas
Vamos-nos repetir mas é importante conhecer o contexto desta competição em que Portugal está representado com a equipa dos Lusitanos XV. 

A Amlin Challenge Cup é uma competição europeia que agrupa 20 equipas: 7 francesas, 6 inglesas, 4 italianas, 1 galesa, 1 romena e 1 portuguesa, os Lusitanos XV. 
Cinco grupos de quatro equipas que fazem seis jogos cada uma na fase de grupos.

Esta semana está marcada com a realização da Jornada 4.

Jornada começou hoje, quinta-feira, com um jogo de cada grupo 1, 2, 3 e 5.

Em primeiro, vamos começar com o Grupo 5, o grupo que nos interessa mais.
Os Lusitanos XV, equipa composta pelos melhores jogadores portugueses da Divisão de Honra, enfrentou no Estádio Universitário de Lisboa a equipa italiana de I Cavalieri Prato e foram derrotados pelo resultado de 19 a 30.
Os ensaios portugueses vieram por parte de Vasco Fragoso Mendes (depois dos dois já marcados a semana passada contra esta mesma equipa italiana), Gonçalo Foro e António Salgueiro.
No jogo de Itália, os italianos tinham vencido por 40-22.
Mas informações do jogo desta noite em artigo separado aqui no Mão de Mestre.
No outro jogo deste grupo, os ingleses do London Irish vão deslocar-se até Paris, ao estádio Jean Bouin, para defrontar os franceses de Paris, o Stade Français. 
Na semana passada, os ingleses venceram em casa os franceses com o resultado de 24 a 13.
Repetimos que ao contrário de alguns clubes franceses que usam a Amlin para fazer jogar alguns jogadores com pouco tempo de jogo, os parisienses estão com clara vontade de ganhar esta competição.
Aqui fica a classificação deste Grupo 5 antes do jogo desta noite dos Lusitanos XV:


No grupo 1, Biarritz que da semana passada foi vencer a Inglaterra o Worcester por 15 a 19 voltou a repetir esta noite com mais uma vitória, desta vez em casa frente a mesma equipa inglesa por 33 a 25. 
O Biarritz que está muito mal na Top-14 ocupando a última posição da classificação, encontrou um novo fôlego nesta competição europeia com duas vitórias nestes dois jogos numa semana!
No segundo jogo do grupo, o Oyonnax recebeu a semana passada a equipa inglesa dos Sale Sharks e venceu com o resultado de 16 a 10.
Quinta-feira que vem, os jogadores do Sale vão poder responder no Salford City Stadium à vitórias franceses.
Aqui fica a classificação deste Grupo 1 antes dos jogos desta noite e de amanhã:


No Grupo 2, os italianos de Mogliano Rugby foram vencidos em casa pelo Bath com um resultado pesado de 8-55. O segundo jogo entra estas duas equipas é sábado que vem às 15:00h.
Os italianos estão no mesmo caso que os Lusitanos XV antes desta Jornada 4 com 0 pontos. 
Será muito difícil para eles, irem buscar um ponto de bónus defensivo nas terras da equipa de Bath.
O Bath é uma equipa muita forte com jogadores internacionais ingleses.
No outro jogo o Bordeaux Bègles depois da derrota no Pais de Gales por 40 a 24, conseguiu dar a volta e venceu em casa estes mesmos galeses do Newport Gwent Dragons por 32 a 12. 
Bordeaux fica agora a um ponto dos galeses e nada está decidido neste grupo.
Aqui fica a classificação deste Grupo 2 antes do jogo entre Bordeaux-Bègles e NG Dragons:


No grupo 3, o Brive defrontou em casa a equipa romena dos Bucarest Wolves esta noite e venceu por 20 a 9, depois de ter vencido na semana passada em Bucareste por 13-18. 
No outro jogo, o Newcastle recebe a equipa italiana de Calvisano no sábado as 13:30h, depois de uma vitória em casa por 37-15
Aqui fica a classificação deste Grupo 3 antes dos jogos da Jornada 4:


No grupo 4, o Bayonne vai enfrentar de novo a Vadiana na Italia no sábado e o Grenoble vai deslocar-se desta vez em Ingleterra para defrontar os Wasps no domingo. 
Na semana passada, Bayonne arrasou a equipa italiana por 63 a 7 e o Grenoble foi uma enorme desilusão, perdendo em casa por 47 a 7 frente aos ingleses!
Aqui fica a classificação deste Grupo 3 antes dos jogos desta Jornada:


Veja a lista completa dos resultados após a conclusão da Jornada 3:


FUSÃO NO PAÍS BASCO?
Falámos na semana passada, sobre a possibilidade duma fusão entre os dois clubes do pais basco, o Bayonne e Biarritz, mas na terça-feira, o presidente de Bayonne, Alain Afflelou, acabou com todas as negociações já iniciadas, afirmando que as condições de uma fusão já não existiam mais.
Uma reviravolta que não estávamos esperando. Mais informações sobre este assunto serão publicada no Mão de Mestre nas próximas semanas.

Sem comentários: