17 de dezembro de 2013

EMERGENTES EM ABRANTES NAS MÃOS DA EQUIPA DA CASA *

* Luis Sabido
No passado domingo dia 15 de Dezembro realizou-se em Abrantes a terceira jornada da edição 2013/2014 do Circuito Nacional de Equipas Emergentes, que temos vindo a acompanhar.

Apesar de infelizmente desta vez não termos podido assistir pessoalmente aos jogos, deixamos aqui os resultados do dia, bem como uma antevisão da derradeira jornada da fase de inverno.

De notar muitas ausências nesta jornada, com várias equipas distraídas com a época natalícia, lamenta-se a não participação do Sport Club do Porto e da Aldeia do Rugby, novidades da prova anterior, como também as ausências da Ensiguarda, do Santo Amaro e do CRUBI, o clube de Rugby da Universidade da Beira Interior, do qual ainda não falámos mas que nos últimos dois anos participou nesta prova de Abrantes.

Esperemos que todas se possam juntar para a derradeira prova que se irá disputar no próximo dia 18 de Janeiro na Moita da Anadia.

Temos então de volta à disputa as equipas do Rugby do Oeste C e P, a Naval 1º de Maio, o líder no início da prova RC Leira, os Dark Horses e a equipa da casa Abrantes RC.

O Abrantes, como já referimos antes, tem pecado pela irregularidade, porque como esta prova atestou é uma equipa com potencial para lutar pelos lugares de topo do circuito dos Emergentes, e de facto é nossa opinião que na época de 2011-2012 era uma das equipas mais próximas a dar o salto para o Rugby de XV em termos de material humano.
Infelizmente tal não chegou a suceder e acabaria por ser o CRI Sobredense a primeira equipa a fazer o percurso Emergentes/Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

Entramos nesta Jornada com um RC Leiria em primeiro lugar seguido de perto por Oeste C em segundo e Dark Horses e Naval A muito perto, com a ressalva que das quatro equipas a Naval apresenta-se com a desvantagem de ter faltado a uma jornada, o que lhe irá custar na última jornada três pontos de "handicap" em relação às restantes equipas.
Nenhuma destas equipas teve ainda um primeiro lugar na classificação geral, portanto todas terão com certeza grande vontade de, no próximo dia 18, receber o prémio final.

A série A constituída por RC Leiria, Naval e Oeste P viu o RC Leiria ceder terreno logo no jogo de abertura quando perde perante o Oeste P.
A Naval por seu lado manteve-se fiel ao seu estatuto de vencedora da prova anterior e levou de vencida ambas as formações para acabar em primeiro lugar, os jogos todos a serem decididos pela margem mínima nesta série.

Na Série B vemos a equipa da casa também a vencer os seus jogos pela margem mínima frente ao Oeste C e à equipa dos Dark Horses, depois de na primeira jornada ter perdido com o Oeste P e empatado com os Dark Horses.
O benefício do factor casa a trazer vida a esta equipa de Abrantes.
Os Dark Horses entretanto batem o Oeste C que fica relegado para os 5º's e 6º's.

Nas meias finais o Abrantes bate o Oeste P e a Naval bate os Dark Horses enquanto que RC Leiria cilindra o Oeste C por 45-5, conquistando o 5.º lugar.
Olhando só para os resultados pode dizer-se que as equipas do Oeste tem tidos altos e baixos qualitativos na prova.

Para terminar a Jornada, os Dark Horses levam de vencida o Oeste P para conquistar o 3.º lugar e o Oeste P termina em 4.º repetindo em tudo, menos na diferença pontual, o que se passou na primeira jornada.

Na final o jogo foi vencido pela margem mínima pelo Abrantes, batendo a Naval por 3 ensaios a 2.

E assim na classificação geral vemos o RC Leiria a perder terreno para os seus adversários, a Naval a trocar de lugar com o Oeste C com os mesmos pontos que o RC Leiria, os Dark Horses a manterem-se em 3.º lugar e o Abrantes RC a saltar na classificação para um 5.º lugar a quatro pontos do primeiro.

Infelizmente os dois pontos da primeira jornada e a ausência da jornada passada tornam uma ambição do Abrantes em conquistar a prova muito improvável apesar de matematicamente possível.

A geral fica então por decidir entre estas primeiras equipas, que, dependendo de vários factores, poderão quase todas conquistar a prova.

Dado os historiais o favoritismo irá para a Naval, mas tudo em aberto e dia 18 esperemos que todas as equipas estejam presentes para lutar por um lugar no pódio de inverno desta festa do Rugby que são os emergentes!





Sem comentários: