11 de dezembro de 2013

A FESTA DA PRIMEIRONA REGRESSA ANTES DAS FESTAS DO NATAL

Finalmente o rugby nacional está de volta, com as três divisões nacionais a movimentarem (quase) todos os seus clubes.
E o Mão de Mestre cá está para imaginar como as coisas se vão passar e depois dos jogos, para vos relatar o que na verdade se passou.

Começamos pela 1ª Divisão, que, depois de mais de um mês interrompida para a realização de três eliminatórias da Taça de Portugal e uma semaninha de folga, regressa para duas jornadas antes do Natal, voltando a ser interrompida para as Festas e regressando de novo já em 2014.

Recordemos que nas cinco primeiras jornadas houve um grande equilíbrio entre três grupos de equipas, com as três primeiras - Lousã, Groundlink Caldas e Benfica - a registarem cinco ou quatro vitórias, um segundo grupo com outras três equipas com três vitórias - Évora, Sporting e Loulé - e um grupo final com quatro equipas que variam entre duas vitórias (Vitória de Setúbal), uma apenas (Agrária) e duas equipas que ainda não venceram (Santarém e São Miguel).

Ou seja, apesar dos três da frente apresentarem alguma vantagem, nada está ainda decidido, com 13 jornadas por realizar.

Neste período dedicado à Taça de Portugal, o grande destaque vai para a Lousã e o Évora, que chegaram aos quartos de final, acabando por ser vencidas por equipas da Divisão de Honra, mas mostrando claramente que o fosso entre as duas Divisões - existindo e sendo acentuado - não é tão grande como os mais pessimistas pretendiam fazer crer.
Claro está que entre o primeiro da Divisão de Honra (Direito) e o último da 1ª Divisão (São Miguel) existe um mundo de 20 equipas de diferença - num universo que não ultrapassa as 35 equipas em competição em Portugal - e seria idiota pensar que as equipas dispusessem dos mesmos argumentos, mas a verdade é que os alentejanos se comportaram muito bem frente à Académica, e os beirões defenderam bem o seu reduto em relação ao CDUL.
Tendo, claro, as óbvias diferenças em consideração.

Vamos então ver o que nos oferece o final de semana, embora não conheçamos o que os clubes fizeram durante este período intervalar.

Tendo saído vencedora de todos os encontros realizados entre as duas equipas, a Lousã vai a Santarém com a firme disposição de continuar invicta na prova, confirmando a excelente época que tem vindo a realizar.
Do outro lado estarão os cavaleiros que ainda não venceram um único jogo este ano, nem no campeonato nem na Taça, e que precisam urgentemente de pontuar pelo menos o bónus defensivo, para que não se deixem atrasar muito na luta pela manutenção na Primeirona.
Favoritismo claro para os visitantes que deverão conseguir ainda o ponto de bónus de ataque, que apenas não amealharam no jogo com o Groundlink Caldas.

O Groundlink Caldas Rugby segue na segunda posição após derrota frente à Lousã, mas mesmo nesse jogo marcou um ensaio - o único que os serranos consentiram na prova - e apenas sofreu também um toque na meta - o pior que os serranos conseguiram este ano...
Depois de um período de descanso em que poderão ter aproveitado para lamber as feridas da eliminatória na Taça, os pelicanos devem regressar com todo o gás, apesar de não sabermos se contará com David Mateus que tão bem esteve na dupla jornada do Circuito Mundial de Sevens.
A Agrária de Coimbra registou a sua primeira vitória no campeonato na última jornada realizada em 9/10 de Novembro, e conseguiu uma excelente vitória para a Taça de Portugal frente ao Vitória de Setúbal, mas será que vai conseguir pelo menos o bónus defensivo?
Groundlink Caldas favorito - até porque o histórico entre as equipas lhe é claramente favorável -  mas fica a expectativa sobre o comportamento dos charruas, que podem ou não confirmar uma subida definitiva de rendimento.

O Évora apenas parou um fim de semana neste período sem campeonato, e o seu comportamento na Taça foi bastante meritório, o que aliado ao histórico entre as duas equipas, os indica como claros favoritos à vitória.
O Setúbal, pelo seu lado, sofreu uma inesperada derrota na Taça de Portugal perante a Agrária, pelo que ficamos sem saber se os sadinos que regressam de férias são os que pretendem subir na classificação ou os que não vencem um jogo desde 19/20 de Outubro.
Vitória para os chaparros com direito a bónus de ataque, é o que se pode esperar deste encontro.

Numa estreia absoluta entre leões e algarvios, o equilíbrio deve ser a nota dominante, mas a viagem desde Loulé até ao universitário de Lisboa leva o favoritismo para a equipa da casa, embora os visitantes não sejam uma equipa derrotada antes do jogo.
Dois conjuntos com o mesmo número de pontos e de vitórias, com diferencial de pontos marcados/sofridos muito semelhante, vão ser 80 minutos de grande tensão, em que vencerá quem tiver mais alma.

Mais uma estreia absoluta, com os buldogues a receberem as águias no 1º de Maio da Rio de Janeiro, num encontro que poderia parecer marcado com um vencedor antecipado, já que o Benfica segue na classificação com o mesmo número de pontos do Groundlink Caldas, apenas ultrapassado nos factores de desempate já que perdeu com os pelicanos na 2ª jornada, e o São Miguel segue com a lanterna vermelha, sem ter conseguido melhor que dois bónus defensivos na competição.
Mas...a verdade é que a vitória do São Miguel frente ao Sporting em jogo da Taça de Portugal deixa em aberto a interrogação sobre o valor actual da equipa.
Os buldogues são uma equipa em formação, num processo de reconstrução de um clube cheio de tradições e com um histórico de grande qualidade, a que apenas faltará tempo para conseguir chegar ao nível que se acredita que chegará.
Mas é um processo doloroso, que tem que ser encarado sem pressas e sem a criação artificial de um espírito de "nós contra o resto do mundo".
O Benfica passa também por um processo de reconstrução, e será curioso verificar em que pé cada uma das equipas se encontra, aguardando-se um bom jogo de rugby, entre dois grupos curiosamente dirigidas por dois antigos companheiros de clube, Albertino Minhoto pelos miguelistas e José Mendes pelos benfiquistas.
Apesar de tudo o favoritismo ainda é do Benfica, mas acredita-se que esta situação possa reverter-se com brevidade.

Aproveito para solicitar aos responsáveis do São Miguel o envio do Boletim Parcial do jogo que disputaram frente à Agrária, para podermos elaborar o respectivo Boletim de Jogo e a tabela dos marcadores de pontos da prova.
Ao Sporting e ao Setúbal já não peço nada, pois as duas equipas simplesmente não responderam às nossas múltiplas solicitações, numa clara demonstração de desinteresse.

BOLETINS DE JOGO DA 5ª JORNADA






11 comentários:

Anónimo disse...

errata: o São Miguel derrotou o Sporting para a Taça e não o Setúbal.

Anónimo disse...

O Polvo

aqui vai a minha aposta :

Vitorias :

LOUSA
CALDAS
EVORA
SPORTING
BENFICA

O Polvo

Anónimo disse...

No Groundlink Caldas apresentamo-nos sempre na máxima força: Quando ganhamos e ganhamos quase sempre, ganhamos porque a nossa melhor equipa é a mais forte em campo e quando perdemos, perdemos porque a nossa melhor equipa é forte mas a adversária foi ainda mais forte.
Depois das vitórias trabalhamos no duro para continuarmos fortes e nas derrotas trabalhamos ainda mais do que depois das vitórias porque como diz um outro aqui das Caldas "A derrota é uma cena que não nos assiste". Não gostamos de perder e quando isso acontece sabemos que temos que trabalhar ainda mais e com mais força.

Gostamos do David, orgulhamo-nos do David e sabemos que o David também gosta de jogar no Groundlink Caldas, por isso desde que ele esteja em boas condições físicas é certo e sabido que vai jogar pelo Groundlink Caldas.

Manuel Cabral disse...

Obrigado pela correcção. Já está devidamente corrigido.

António Ferreira Marques disse...

Como supporter do Caldas Rugby Club/Caldas Groundlink, vulgo "Pelicanos" apenas posso concordar/reforçar a opinião expressa pelo Anónimo "Caldense".
É este o espírito da verdadeira competição desportiva, e do Rugby em particular, enquanto desporto de "cavalheiros", aplicável a todas as Equipas.

Anónimo disse...

Vamos CHARRUAS!!!

Anónimo disse...

Acho que sim Caldas com tanto investimento na equipa sénior todos esperamos muito de vocês....
Gostaria também de perguntar se estão a investir na formação?

AV disse...

Caro anónimo das 10.54, se quiser saber se estamos ou não a investir na formação, dê-se ao trabalho de analisar os dados das inscrições na FPR e constatará que temos vindo a crescer consolidadamente nos últimos 3 anos.
Se quiser saber, pergunte aos 5.000 jovens da Região Oeste com quem trabalhámos na época passada, que modalidade é que os treinadores do Caldas RC lhes foram ensinar.
Se quiser saber, pergunte aos professores das 3 escolas da Região Oeste, que este ano lectivo passaram a ter desporto escolar de Rugby, quem os desencaminhou para esta modalidade de que todos gostamos.
Se quiser saber mais, dê-se ao trabalho de ir até às Caldas e observar tudo o que o clube está a fazer.
E já agora, leve os restantes descrentes do trabalho que o Caldas Rugby Clube orgulhosamente está a fazer, para de uma vez por todas deixarem de vir dizer mal.
Se quiser saber mais, faça alguma coisa pelo rugby.
Cumprimentos,
António Vidigal

Anónimo disse...

Caro António Vidigal,
fiz o que me mandou:

2013/14 - 127
2012/13 - 136
2011/12 - 129

este também era o crescimento que o Sócrates falava da nossa economia...

José Carlos Moreira

Anónimo disse...

Caro José Carlos Moreira

O único "Sócrates" que vejo aqui é o senhor porque compara o que não é comparável e porque tenta manipular os números.
Os valores que apresenta da época 2012/2013 são do final da época e não de Dezembro (como são os que apresenta da época de 2013/2014). Se comparasse períodos homólogos iria verificar que em Dezembro de 2012 existiam 114 inscritos e posso acrescentar, nenhum por inscrever; Em Dezembro de 2013 existem 127 inscritos e mais 21 por inscrever.

A isto deve adicionar Peniche, que pela primeira vez compete no campeonato de emergentes e tem atletas mais jovens a treinar. O Peniche também está abrangido pelo programa "Rugby no Oeste" que tem gestão do CRC e é este clube que arranja patrocínios para o projecto.

Sobre os investimentos da equipa sénior a maior parte é em infraestrutura pelo que são também utilizados pela formação. Vamos a alguns exemplos: O Gabinete de fisioterapia serve todo o clube, o Ginásio serve todo o clube, a nutricionista serve todo o clube, as carrinhas servem todo o clube (ainda este fim de semana uma vai para o Porto com as raparigas e outra vai apoiar os sub 12 e sub 14).

Os atletas da equipa Sénior deslocam-se a inúmeras escolas para cativar mais praticantes (ainda esta semana estiveram presentes num torneio Inter-escolas das Caldas, Bombarral, Arruda, e Benedita), porque é também para cativar mais atletas para a formação que a equipa sénior serve (o David Mateus é peça fundamental nisto, porque nada cativa mais a atenção de um miúdo do que um atleta que já foi á Selecção Nacional))

Estão em germinação núcleos na Benedita e no Bombarral (vamos ver se florescem) e também em Torres Vedras. O numero de escolas visitadas e concelhos abrangidos no âmbito deste programa aumentou em 30% num ano.

Acredito que o António Vidigal tenha sempre coisas a aprender mas o António Vidigal também aprende com os maus exemplos e como tal o CRC não vai certamente cometer esses erros.

A Groundlink custa-lhe muito a gerar o dinheiro com que patrocina o programa "Rugby no Oeste" e que investe no Projecto "Groundlink Caldas" e por isso está muito atenta á forma como é gasto o dinheiro do seu patrocínio e posso dizer, sem margens para dúvidas, estamos muito satisfeitos.
O Objectivo é criar a longo prazo, coisa a que o Rugby em Portugal não está muito habituado, uma região em que existem milhares de praticantes de Rugby, isto demora tempo, sobretudo se quisermos um crescimento sustentado e são esses milhares de praticantes que irão, daqui a uns tempos, fazer a equipa sénior.
O CRC tem um projecto, a Groundlink apoia orgulhosamente esse projecto em moldes claros e objectivos e que são públicos.

A Groundlink agradece a preocupação demonstrada mas o projecto está bem entregue nas mão do Vidigal e enquanto ele lá estiver e nós tivermos saúde financeira para o apoiar, assim o faremos.

Mais uma coisa o Sócrates estoirou com dinheiro que não era dele, nós Groundlink, temos que suar para ganhar o nosso


Atentamente
Francisco Bernardino
Groundlink

Manuel Cabral disse...

A incrível mediocridade de parte dos comentadores desta caixa de comentários é confrangedora.
Basta alguém, ou algum clube fazer ou começar a fazer alguma coisa positiva, vem logo um equipa de merdas para desfazer no trabalho dos outros...
Não sei se estes comentários vêm de alguém ligado aos clubes, mas espero que não, pois ainda acredito que as pessoas ligadas ao rugby não tenham uma mente medíocre como aquelas que produzem este lixo.
Quem ensina esta escumalha a esconder-se atrás do anonimato para fazer os comentários que faz, é na verdade o grande culpado - falta de educação em casa , na escola, no clube...
A miséria a que nós chegámos! É urgente acabar com isto pois caminhamos seriamente para o nível das claques do futebol.