18 de dezembro de 2013

ARGENTINA DE CARA LAVADA MANTÉM JAGUAR NO LUGAR DO PUMA

A U.A.R., Federação Argentina de Rugby procedeu a algumas alterações no seu logotipo, com efeito imediato, que pretendem simbolizar o processo de transformação e evolução que o rugby argentino encetou há alguns anos, mas mantém o jaguar tradicional (no lugar do puma porque é conhecida a sua equipa nacional) embora tenha mudado de atitude e de sentido...

No logo actual, na imagem de topo, o jaguar apresenta uma postura mais estilizada e desafiadora que anteriormente, olhando para fora do escudete e para o futuro, como o próprio rugby argentino.

Recorde-se que o nome Pumas foi atribuído à equipa por um jornalista rodesiano em 1965 - quando a Argentina realizou a sua primeira digressão intercontinental, no caso, à África do Sul e Rodésia - que confundiu o jaguar que as camisolas da equipa sul-americana ostentava, com um puma: uma ignorância que se transformou numa tradição!

Compare os dois símbolos, a anterior à esquerda, e compare também um jaguar com um puma, notando a diferença que o jornalista rodesiano do Wackley Farmer não foi capaz de identificar:





Veja o que escrevemos em 2009 sobre o rugby na Argentina em 

Fotos: wikipedia.org

Sem comentários: