3 de maio de 2013

CAMPEONATO NACIONAL DE SEVENS COMEÇA AMANHÃ

Começa amanhã o Campeonato Nacional de Sevens, com a realização dos primeiros torneios da fase de apuramento, e o Mão de Mestre aproveita a ocasião para tentar explicar como se desenrolará a prova.

A exemplo do que aconteceu anteriormente, a distribuição inicial das equipas dá-se em função da divisão das competições de XV a que elas pertencem, com toda a distorção que tal facto permite, já que não é garantido que à competência das equipas no rugby de XV, corresponda idêntica capacidade no rugby de VII.

Mas enfim, esse é o critério, e assim as 10 equipas da Divisão de Honra e as oito da 1ª Divisão foram incluídas no grupo de apuramento para o Circuito Nacional, e 16 equipas da 2ª Divisão foram agrupadas no apuramento para os Torneios Nacionais A e B.


Esta fase de apuramento regional é disputada em duas etapas, nos dias 4/5 e 11/12 de Maio, e das 18 equipas da DH/1ª Divisão, as 12 melhores serão qualificadas para disputar o Circuito Nacional (em 3 etapas).
As seis restantes irão juntar-se às seis melhores da 2ª Divisão, e disputam, numa etapa única, o Torneio Nacional A, enquanto as restantes 10 da 2ª Divisão, e as Emergentes que o quiserem, disputarão o Torneio Nacional B, também em etapa única.

A fase de apuramento regional será disputada em duas etapas, como dissemos, mas para cada etapa as equipas serão separadas em duas Zonas, uma englobando as equipas do Norte e Centro, e outra com as equipas do Sul/Lisboa.


Procurámos encontrar no site da FPR informação que nos permitisse saber - para informar - onde se realizarão os diversos torneios que compõem o Campeonato Nacional, mas infelizmente essa informação não está disponível naquele site, e apenas conseguimos saber que se realizarão torneios, neste primeiro fim de semana, em Arcos de Valdevez, Loulé e Braga, através dos cartazes que os clubes organizadores divulgaram na internet.

Assim que tivermos mais detalhes, deles faremos a devida divulgação entre quem nos lê.

Recorde-se que o Campeonato de 2011-12 foi conquistado pelo Belenenses, e que o Torneio nacional teve como vencedor o Montemor.

Veja como correram as competições, lembrando que na época anterior não houve fase de apuramento, e as equipas foram agrupadas em função da sua classificação no Campeonato Nacional de Sevens de 2010-11.

E que em 2010-11 as equipas da DH e da 1ª Divisão foram agrupadas todas num grupo só e as da 2ª Divisão noutro grupo, também sem fase de apuramento.

Ou seja, cada ano, cada sistema - o rugby nacional continua a sua fase de ...experiência...



E já que estamos a rever classificações passadas, fiquem também com as classificações de 2010-11.



3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel, desculpe que lhe diga mas desta vez não tem qualuqer razão quando diz não concordar que a divisão das equipas seja feita pelos méritos do XV que seguramente não serão os mesmos em VII , até admito que possa haver casos pontuais mas se vir as classificações que aqui publicou rapidamente se constatará que as equipas das divisões secundárias em nenhum momento conseguiram melhor classificação do que as de cima.

Anónimo disse...

é fabuloso como no site da fpr nada consta sobre os torneios de amanhã... todas as semanas aparecem noticias sobre a ida do director tecnico nacional a eventos (para beneficio pessoal) e sobre o rugby do nosso pais, nada! já parece mais uma pagina de exposição pessoal a uma pagina de uma federação isenta

Anónimo disse...

o homem não pode ter razão ao não concordar? então não se pode ter uma opinião? voltámos à ditadura...
você pode é discordar da opinião dele mas não pode "discordar dele discordar"