30 de abril de 2012

SUB-21 - TRÊS EQUIPAS COM UM PONTO ENTRE ELAS

O CDUL FOI EMPATAR A COIMBRA E MANTEVE A DISTÂNCIA de um ponto para o líder, enquanto o Direito venceu na Tapada e se juntou aos universitários.

A Académica segue na frente, com um ponto de vantagem sobre as equipas de Lisboa, e só depende de si para vencer a prova.

Com os 3-3 do jogo entre Académica e CDUL, qualquer decisão quanto ao resultado final do campeonato ficou adiada para as duas últimas jornadas, mas o mais importante deste jogo foi a notável recuperação dos pretos, que tendo perdido em Lisboa por 53-12, foram capazes de reagir a esse resultado e ocupar agora o primeiro posto da tabela classificativa.

O CDUL que esteve muito bem nas duas primeiras jornadas parece ter perdido o gás, e foi agora apanhado pelos advogados, com quem tinham perdido na passada semana.

No jogo da Tapada o Direito derrotou Agronomia por 35-24, confirmando uma melhoria que já lhe tinha dado os preciosos pontos da vitória frente ao CDUL, enquanto os agrónomos se afundam na classificação e só um milagre os poderá levar ao topo da tabela.

Vamos agora aguardar pelo fim de semana de 20 de Maio para sabermos, após mais esta interrupção, como as equipas estarão nessa altura...

Entretanto no grupo do 5º lugar o CDUP foi a Lisboa derrotar o Belenenses por 27-22, igualou o seu adversário na tabela, e conquistou o direito a ficar no topo da mesma graças ao fator de desempate.

Nas Olaias o Técnico bisou a vitória da primeira volta com 43-5 em cima do Cascais, que está definitivamente encostado ao fundo da tabela, a menos que consiga vencer com ponto de bónus os dois jogos que lhe falta realizar até ao final da prova.

Foto: Miguel Rodrigues

24 comentários:

Pedro Pinto Fernandes disse...

Muito interessante este campeonato de sub 21, agora que após os resultados do fim de semana tudo ficou esclarecido no escalão sénior com o CDUL a chegar-se à frente e a dizer bem alto que quer ser campeão.

Anónimo disse...

O campeonato sub 21, esteve ao rubro até aqui, mas está muito mais favorável para as equipas de Lisboa, tem mais uma vez todas as condições para o vencedor sair desse trio. A macrocefalia é algo que se vai manter.

Anónimo disse...

eu sinceramente nao percebo a logica do seu argumento. Todas as equipas tiveram os mesmos jogos fora e em casa. Se à academica so lhe restam jogos fora, ninguem tem culpa.. É verdade que têm que fazer mais viagens, porque estão mais longe, mas isso é uma imposiçao fisica que nao foi feita por ninguem. Posto isto, nao percebo o porque de tentar deixar pairar no ar que existe uma conspiraçao, visto que nao ha soluçao para este problema. Queria que a academica, dada a sua posiçao de "coitadinha", so tivesse jogos em casa?

gostei do artigo, acheio-o imparcial e com uma boa analise da realidade. Parabens

Anónimo disse...

Complexos.

Anónimo disse...

Tambem me parece que a academica e os clubes fora de lisboa tem muitas possibilidades e a competicao é aberta e esta lá quem quer. É evidente, acho que a todos, que os clubes de Lisboa não tem culpa da academica e cdup terem mais despesas nas deslocacoes. dos atletas semana sim semana sairem 8h e regressarem 20h, dos arbitros serem basicamente de lisboa, dos seleccionadores serem basicamente de lisboa, das formacoes serem basicamente em lisboa, dos finais de taca serem em lisboa, dos presidentes fpr serem basicamente de lisboa... ninguem aqui acusa os clubes de lisboa, nada disto tem a ver com os resultados da competicao e a parte desportiva é completamente inócua a estas questões paralelas. Não vamos confundir as coisas! Todos gostamos de rugby e é para isso que vamos ver os jogos, desportivamente, e sem complexos...

Anónimo disse...

Afinal o Porto em futebol não é de Lisboa...

Anónimo disse...

A Académica merece ganhar o campeonato de sub-21.

Anónimo disse...

Aquilo a que se assistiu em Coimbra foi uma vergonha. Eu sai de dentro daquele campo com vergoinha de ser jogador de rugby. O senhor Bruno Rodrigues deciciu faltar ao jogo e foi substituido por um arbrito muito muito caseiro. Nao deixou o CDUL ganhar. e nao me venham dizer que foi falta de qualidade ou de experiencia. o senhor sabia muito bem quando marcar as faltas. eram marcadas sempre á entrada dos 22 dos pretos para que o CDUL nao se pudesse aproximar da area de ensaio. Isto sem falar do ensaio anulado sem razao aparente, o fiscal viu um avan, nao viu foi uma agressao do numero 27 da academica ao pilar direito do CDUL 3 minutos depois á uma metro de si.... Isto de ver quando convém....

Anónimo disse...

Vi o jogo, não sou da Académica e julgo que o árbitro não esteve pior do que a generalidade dos árbitros portugueses. Dou mesmocomo exemplo a falta a 5 metros contra o CDUL que o árbitro virou por boca de um jogador de coimbra. Esta era uma situação de perigo extremopara a área do CDUL dada a superioridade demonstrada pela Formação Ordenada de Coimbra.Julgo mesmo que no jogo dos séniores o árbitro ao assinalar ensaio de penalidade favorável ao CDUL, numa situação emque os 15 jogadores da Académica se encontram entre a bola e a sua área de validação, cometeu um erro grosseiro que beneficiou claramente o CDUL numa altura em que o resultado se encontrava equilibrado. Como todos aqueles que viram o jogo sabem o árbitro e os bandeirinhas, do jogo dos sub 21, não são de coimbra nem têm nem nunca tiveram qualquer ligação à Académica. O que assisti nesse jogo de sub 21 foi uma inadmissível e lamentável intromissão na arbitragem por parte dos elementos dos 2 bancos que, para além de dar péssima imagem do rugby, coloca qualquer árbitro sobre pressão.

Anónimo disse...

Engraçado devemos ter visto jogos diferentes... Eu vi o arbitro inverter uma penalidade que estava a favor da AAC a 5 metros da linha de ensaio depois do CDUL ter feito falta na formação ordenada duas vezes seguidas, só porque um jogador da AAC ser ter queixado de agressão ao arbitro.

O arbitro cometeu erros para os dois lados e não considero que o CDUL tenha saído prejudicado

A AAC não soube aproveitar a sua superioridade na formação ordenada , o CDUL esteve muito bem organizado a defender e teve algumas ações de ataque bem organizadas.
Considero que o empate foi um resultado justo

A AAC tem hipotese de fazer a dobradinha, mas não vão ser nada faceis estes dois ultimos jogos...
Nada esta decidido

Jorge Sousa

Anónimo disse...

Vejam se descobrem porque é que o Bruno Rodrigues não compareceu ao jogo. Vão ter uma surpresa.

Anónimo disse...

Não sabia que o Bruno Rodrigues não tinha comparecido ao jogo. Agora que sei, receio sofrer uma surpresa terrível. A propópsito, quem é o Bruno Rodrigues?

Anónimo disse...

dá vontade de dizer lol a este trecho de conversa.

Anónimo disse...

estou aqui há que tempos às voltas e ainda não descobri porque é que o bruno rodrigues não compareceu. ainda não tive a supresa.
será que teve um furo à saída da A1 ?

mervyn davies
in behalf of
derek quinnell

Anónimo disse...

Acho que isto é a propósito dum Académica - CDUL em Sub21. O Rodrigues acho que era o árbitro nomeado (nem tenho a certeza).

Entretanto, preparemo-nos todos: quando soubermos por que é que ele não esteve presente, entraremos todos em choque. Mais vale estarmos prevenidos!

Ide aos sites dos clubes do Top14 francês e vejam a importância dada aos jogos e resultados das equipas Espoirs desses clubes. Zero. Nem os resultados publicam.

Mas, cá, enquanto não soubermos por que é que um árbitro nomeado para um jogo de Sub21 não compareceu, ninguém vai conseguir dormir em paz.

Os Sub21 deviam ser encarados como um escalão de formação / pós-formação e só num país com dirigentes terceiro mundistas é que se dá importância aos resultados desse tipo de escalão (se bem que seja normal e saudável que os JOGADORES desse escalão levem o seu campeonato a sério).

Em França, no RU e na Irlanda, ninguém quer saber de resultados e classificações de esclões como o dos Sub21.

Anónimo disse...

Eu sei porque é que o Bruno Rodrigues faltou ao jogo...mas não digo...só digo que foi uma surpresa gigante!!!

Anónimo disse...

Essa mania de que tudo o que vem de fora é melhor é mesmo á terceiro mundo! Lá porque os outros não ligam aos resultados nos também não devemos ligar??? Isso é um argumento patético. è muitissimo bom que os nossos jogadores estejam motivados e que dêem importancia aos resultados, sem isso nao ha estimulo para continuar a despender 6 horas de treinos por semana e outras 4 em ginásio. Se não ha um objectivo, então vou passear com a minha namorada que gosto mais do que ir para os treinos levar porrada e fazer treinos físicos so para preparar os seniores. Além do mais apenas cerca de 5 a 10% dos jogadores chegam á carreira senior.

Anónimo disse...

A malta vai sair à rua. Vai festejar. Os Sub-12 foram campeões nacionais. Sem esse estimulo como é que eles treinariam. Durante quase um século não havia campeonatos no Reino Unido. Como é que atingiram os níveis que têm actualmente. Se calhar porque não havia campeonite nos escalões de baixo e havia FORMAÇÃO.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, o objectivo da formação é fazer chegar jogadores à equipa sénior, é assim em todo o mundo. Treinar para competir e alcançar o melhor resultado possível são também objectivos das equipas de sub 21, assim como de sub 16 e sub 18. No entanto o principal objectivo destes escalões é municiar a sua equipa principal. Quem não entende isto não entende nada do que é o Desporto de Rendimento.

Anónimo disse...

Eu entendo a sua opinião mas temos de ver que cada cultura é uma cultura. Nos estados unidos existem campeonatos universitarios com milhoes de espectadores e eles n sao maus por isso. Além disso a cultura portuguesa n nos permite manter motivados jogadores de 20 anos com base num futuro senior. e nos paises referidos o jogadores qd chegam a seniores sao profissionais, têm um estimulo. em Portugal os jogadores de rugby estudam e têm profissões nao sao jogadores da bola

Anónimo disse...

3 opiniões diferentes e todas elas interessantes e com verdades. Vejam só por aqui como intermináveis eram as discussões sobre este tema.

Anónimo disse...

Se te deres ao trabalho de leres com atenção, verás que está escrito que é normal e saudável que os JOGADORES desse escalão levem o seu campeonato a sério.

Lê antes de comentares.

Anónimo disse...

Nesses países só uma minoria muito pequena é que passa a profissional quando chega a senior. Mesmo em Portugal, noutros desportos amadores, os campeonatos dos escalões de formação são encarados de forma diferente da do rugby.

Anónimo disse...

Sacrificar passeios com as namoradas para poderem fazer 4 horas de ginásio com o objectivo do clube ganhar um campeonato de sub21? Isso não faz sentido nenhum.

Para os que estão interessados no desporto de competição, o objectivo deve ser vir a integrar a equipa principal. Para os outros, mais passeios com as namoradas e bom proveito.