15 de abril de 2012

A ‘MANITA’ QUE EMBALA CDUL PARA A FINAL

NA TAPADA, PALCO DO JOGO DE MAIOR CARTAZ da segunda jornada da ‘final four’ da Divisão de Honra voltou a ver-se um muito eficaz CDUL, que ao arrasar Agronomia por 40-19, de novo com cinco ensaios alcançados, assumiu a liderança.

 Direito venceu em Taveiro (25-11) e “despediu” a Académica da luta pelo título.
O embate entre os dois primeiros da classificação foi equilibrado no primeiro tempo, com as equipas apostadas primordialmente na batalha de avançadas.

E se no quinze da casa até tal se poderia compreender (afinal o maestro Duarte Cardoso Pinto, ainda não recuperado, tarda em pegar na batuta para voltar a reger a orquestra agrónoma e logo aos 10’, nova contrariedade com a saída por lesão do abertura Francisco Mira), já nos universitários essa opção é muito discutível… até pelo que se viria a provar nos segundos 40 minutos.

Só no derradeiro lance antes do intervalo e com 6-6 no resultado, o CDUL marcaria o ensaio inaugural pelo n.º 8 Tiago Girão, mas curiosamente aproveitando uma bola (finalmente) aberta que apanhou o internacional português ‘esquecido’ na ponta, para 11-6 ao intervalo.

Na segunda parte e com o desgaste provocado nos avançados – e nesse particular teve papel essencial o 2.ª linha David dos Reis, autor de monumental exibição e causador de muitas nódoas negras – os universitários começaram a abrir muito mais vezes jogo, com Pedro Cabral a gerir os lances com mestria…

E foi um autêntico vê-se-te-avias na defesa agrónoma, onde também já não estava João Cardoso Pinto (mais um para engrossar a enfermaria da Tapada).

Cabral fez o segundo, embrulhou e ofereceu em bandeja de ouro o terceiro ao aniversariante Gonçalo Foro e a coisa não ficaria por aqui, pois desta avalanche de jogo à mão ainda surgiriam, em contra-ataque, mais dois através de Bernardo Silveira e novamente Foro – que no dia dos seus 30 anos, agarrou a liderança dos marcadores de ensaios da fase final, com três.

A terceira vitória consecutiva na Tapada do CDUL – equipa que voltou a alinhar sem qualquer estrangeiro (Carl Murray já é “português” de carteirinha…) e pela segunda semana consecutiva obtém cinco ensaios – mostra, que 22 anos depois, os “herdeiros” de Vasco Pinto de Magalhães cresceram, amadureceram e são mesmo sérios candidatos ao título.

Já quanto a Agronomia, que pela primeira vez na época, desde Setembro, se vê fora do primeiro lugar do campeonato, como irá reagir a este banho de jogo à mão?
Sábado, em Taveiro, já ficaremos com uma ideia….

No Sérgio Conceição e a favor da forte ventania no primeiro tempo, a Académica ainda equilibrou as operações no início, atingindo o intervalo a vencer por 6-5.

Mas na segunda parte, e a par do enorme estoiro físico dos estudantes, teve pela frente um muito inspirado Direito, com destaque para uma diabólica e destruidora 3.ª linha e um Gonçalo Malheiro a manobrar como tão bem gosta e sabe.
Utilizando o jogo ao pé a preceito, inclinou a partida para o meio-campo adversário e a partir daí foi só questão de soltar as feras da sua avançada.

E se Acosta já marcara antes do intervalo, mais tarde seria a vez de Vasco Uva (grande jogo!), Luís Sousa e Vasco Fragoso Mendes fazerem o gosto à mão, para quatro ensaios e um justo ponto de bónus.

E os de Coimbra ainda bem podem agradecer o “cabaz” ter ficado por aqui...

No grupo de apuramento do 5.º ao 8.º lugares, o Belenenses recebeu e bateu o Benfica, por 43-27, num banquete de ensaios para todos os gostos, num total de 11!
Sete dos azuis (apenas bis para Duarte Moreira) e quatro dos encarnados, todos através da avançada que fez o frágil pack do Restelo em picadinho inúmeras vezes (um em imparável maul e três em mêlée, um dos quais de penalidade).

Nas Olaias, Técnico foi batido pelo CDUP (22-20) e a permanência na Divisão de Honra é cada vez mais uma miragem para os engenheiros.
Depois de uma excelente recuperação que meteu reviravolta do resultado (de 6-19 para 20-19), uma falta a 2’ do fim permitiu a Gonçalo Marques converter a penalidade fatal e vitoriosa.

Texto: António Henriques
Fotos: António Simões dos Santos/Facebook

22 comentários:

Anónimo disse...

Os tricampeões contra a equipa que pratica o melhor rugby em Portugal, equilibrando eficácia e risco...vai ser um grande jogo!

Anónimo disse...

Será que o Pedro Cabral vai continuar a não ser chamado à selecção? Há algum problema como o que parece haver com o Cardoso Pinto?

Ou será que o tal Yannick pôs como condição para vir à selecção ter que ser titular?

Fernandes, Alves, Tadjer, Campergue, dos Reis, Penalva, Bardy, Balangué, Béco, Rebelo, da Silva, venham eles. O tal Yannick que também venha, mas que venha preparado para ficar no banco, caso tenha lugar no banco.

Anónimo disse...

Para a semana, quem ganhar o CDUP x Benfica fica praticamente com a manutenção garantida... deve dar excelente jogo!

Anónimo disse...

Parece-me óbvio que o maior adversário da académica é o próprio clube e os seus adeptos que por um lado fazem a vida negra aos jogadores adversários mas depois são os primeiros a criticar a equipa de uma forma por vezes injusta. Quanto ao outros três penso que o CDUL vai garantir a presença na finalíssima e depois dependendo dos jogos entre si e com a Academica veremos quem é o segundo finalista. No entanto, penso que na finalíssima não serão favas contadas para o CDUL porque existe uma grande pressão sobre os seus jogadores e estes têm menos experiência que os seus rivais.

Anónimo disse...

Mas quem é que fala em favas contadas?
Nem pouco mais ou menos. O CDUL ainda não está na final...esperamos lá chegar, mas num único jogo as hipóteses são sempre 50-50. Qualquer que lá chegue tem condições para ganhar.

Anónimo disse...

o Cdul parece favorito e uma finalíssima pode ser muito injusto. Mas os homens do cdul, com dezenas de selecionados, deveriam saber jogar estes jogos

Anónimo disse...

O CDUL está em 1º e isso é bom para eles, mas ainda só se jogaram 2 jogos, há 20 pontos em disputa e 12-9-8pts na classificação, neste momento, não permitem conluir nada.Há que aguardar para ver ; muita coisa pode mudar nos 4 jogos que faltam.Basta um delize do CDUL no sábado e agronomia ir ganhar a Coimbra e de imediato os azuis saiem dos 2 primeiros com uma volta inteira por jogar em que eles tem 2 jogos fora.Excluindo a Académica (teriam que fazer uma recuperação quase milagrosa), tudo está em aberto.

Anónimo disse...

Não percebo o porquê de quererem meter já o CDUL na final. Apenas ganharam 2 jogos e basta perderem com o Direito para as contas ficarem praticamente iguais entre as 3 equipas da frente. Percebo que a qualidade de jogo que o CDUL tem evidenciado seja de salutar, mas vamos com calma. Por outro lado, este Direito da 2ª jornada, nada tem que ver com o Direito da 1ª jornada.

Quanto a pressão, se ela existe, deve ser do lado da Agronomia que venceu a Taça de Portugal e foi a 1ª classificada da fase regular. Ou então do lado do Direito que é o tri campeão nacional. O CDUL, bem como a AAC, são os outsiders.

CDUL cabeça no lugar, já se começa a ver muita conversa de facilitismo. Isto cheira-me a algum receio. Vamos continuar humildes e a treinar como temos feito. E depois se verá se teremos qualidade para jogar no dia 2 de Junho.

Anónimo disse...

E porque não poderá a Académica recuperar ainda, se o pode fazer? Estamos claro no reino das hipóteses, mas caramba, não nos encomendem já o enterro. Dá a sensação que estamos na Final Four por obra e graça do Espírito Santo e não fazemos parte das melhores equipas de rugby nacional. Se porventura a sorte não nos sorrir, paciência, novas oportunidades surgirão. Mas não batam mais na Académica. Tem sido um constante partir pedra, uns porque não gostam de preto, outros porque este sempre foi um hábito enraizado em alguns comentadores do nosso rugby, por favor deixem que o campeonato se desenrole como terá que ser. Com 15 de cada lado e 80 minutos de jogo. Podemos não andar muito bem mas isso não nos tira mérito nem valor. Uns resmungam porque temos estrangeiros, outros porque pelo facto de só eles terem jogadores na selecção estão com a vida menos facilitada, outros porque isto e aquilo... pensava que era só no futebol que tinhamos treinadores de bancada. Afinal no rugby há de bancada, de blogue e de pancada. E este reparo vai para adeptos de outros clubes e tambem da Académica. De repente parece que caiu uma bomba, com tantos diz-se que diz-se de criticas e comentários negativos. Gosto de rugby, gosto de ver, sou um adepto confesso mas não percebo nada de nada em termos técnicos. Tenho liberdade para entender que um jogo foi ou não bem jogado, como qualquer adepto, mas não teço comentários de carácter técnico ou outros do género porque não tenho bagagem para isso. Por estes dias só se veem comentadores entendidos. Acalmem-se. O dia da vitória chegará a todos, uns mais tarde outros mais cedo.
E viva o Rugby e a Académica.

Anónimo disse...

A Académica pode estar em ultimo mas ainda não acabou!!!!!!!!!

Anónimo disse...

A Académica está na final four porque venceu jogos com os adversários desfalcados por terem atletas na selecção. O campeonato assim é uma lotaria. O Belém foi altamente prejudicado nesse aspecto.

Anónimo disse...

Aí agora não batam no ceguinho, mas quando estão na mó de cima os pretos são a equipa mais arrogante do país. Íam ser campeões. Tenham juízo

Anónimo disse...

Sou da Académica há mais de 40 anos e tenho assistido a este filme ao longo dos tempos. A malta de Lisboa não suporta que os "provincianos" se intrometam e ponham em risco a sua hegemonia. Sempre que uma Académica ou CDUP, ou mesmo o CRAV, se tentam intrometer lá começam os pequenos "lobies" a mexer os cordelinhos. Ele são as arbitragens com dualidade de critérios, ele são os comentadores a dizerem mal, ele são os próprios adeptos dos "pretos" (alguns que cairam de paraquedas e não conhecem a complexidade do jogo nem a própria história do clube)a meterem "areia", enfim é tudo contra...No entanto é necessário registar que os "pretos" têm conseguido vitórias sobre todos os seus opositores directos, estiveram na final da taça e vêm fazendo trabalho de relevo e alcançando resultados meritórios nos escalões de base. Calma que os pretos ainda vão ser capazes de mostrar serviço já este ano. Sábado vão vencer o seu 1ºjogo desta fase final e depois logo se verá.

Anónimo disse...

Caro amigo, ao fim de 40 anos já devia ter percebido o filme. Como é evidente, em Lisboa cada um quer que o seu clube ganhe. Mas se tiver que ser outro, ninguém acha preferível que seja outro clube de Lisboa em vez dum clube de fora de Lisboa. Isso em Lisboa não existe. Ao fim de 40 anos, ainda não percebeu isso? Acredita mesmo que um adepto do Direito, CDUL, Agronomia, por exemplo, pensa que se o clube dele não ganhar então que ganhe outro de Lisboa?!!! Em que mundo é você vive? Neste não é.
O que se percebe com estes comentários é que há pessoas de fora de Lisboa que gostavam que assim fosse! Lamento, mas não é.

Anónimo disse...

É óbvio que se o meu clube, que é de Lisboa, não ganhar gostaria que fôsse a Académica.

Anónimo disse...

É estranho mas algumas pessoas de fora de Lisboa só ficariam contentes se os de Lisboa tivessem alguma coisa contra os de fora de Lisboa. Como não é nada disso que acontesse, vivem infelizes, tentando enganar-se a si próprios. Estranho.

Anónimo disse...

Estes últimos comentários parecem-me muito verdadeiros. De resto, é do interesse do Rugby português e de todos os seus adeptos que a modalidade tenha o máximo número de praticantes no máximo número de localidades. Que os títulos nacionais por vezes sejam conquistados pela Académica, ou mesmo pelo CDUP ou Évora (sendo que só o clube de Coimbra ganhou em Seniores) só pode ficar bem nesse quadro. Agora, como os portugueses são mesmo um povo muito complicado, e dado a inverter a lógica das coisas - só falta inverter os factores dizendo que o facto da esmagadora maioria de títulos Seniores (e não só) ter sido ganha por clubes de Lisboa só vem provar que a força do Rugby está fora da capital...

Anónimo disse...

Claramente! Os rivais são os de Lisboa. Se o seu clube não ganha óbvio que quer que ganhe um que não lhe diz nada do que o seu maior rival. Fazendo um pequeno paralelismo para o Futebol: Eu sou do Benfica, se o Benfica nao ganhar nunca quero que ganhe o Porto. Que ganhe Braga, Leixões Guimarâes ou a Académica. Mas nunca o meu rival. Aqui no Rugby é igual. SE o CDUL não ganhar quero que ganhe a Académica e nunca o GDD OU Agro.
Portanto mais uma vez essa conversa de coitados de quem ninguém gosta nao faz sentido.

Anónimo disse...

Se a Académica ganhar ao Agronomia e recuperar os restantes jogos, ainda tem lugar na finalíssima.
VAMOS PRETOS!

Anónimo disse...

alguem me sabe esclarecer a situaçao do pipoca?

Anónimo disse...

Se o CDUL ganhar a Direito e a Académica a Agronomia fica tudo embrulhado.

Anónimo disse...

Leia esta entrevista:

http://www.lerugbynistere.fr/videos/pedro-leal-dynamite-rugby-portugais-1404121048.php