5 de abril de 2012

"FINAL(MENTE) FOUR" COMEÇA ESTE FIM DE SEMANA

O INTERESSE E APOIO QUE TEMOS SENTIDO por parte dos muitos milhares que nos lêem todas as semanas, obriga-nos a tentar fazer cada vez melhor, para levar o rugby português, e não só, a todos os que nele estão interessados.

Hoje temos o grato prazer de anunciar o início de uma nova colaboração, de alguém que, estando envolvido com a modalidade desde que pela primeira vez tocou numa bola de rugby - no longínquo ano de 1975 - conhece o meio como poucos e é garantia de seriedade e competência.

António Henriques, com mais de 25 anos no ativo - começou na Rádio Comercial em 1985 - é já um veterano da imprensa rugbistica portuguesa, com residência semanal no Diário de Notícias, e lugar reservado na SportTv - e passa agora ao ataque no Mão de Mestre!

Fique com a análise de António Henriques ao andamento da Divisão de Honra:

APÓS UMA INTERRUPÇÃO DE TRÊS MESES DO CAMPEONATO (!) é já amanhã, Sexta-feira Santa, que arranca a ‘final four’ da Divisão de Honra, com o CDUP a receber o Belenenses (Leça da Palmeira, 14.00) em jogo a contar para o apuramento do 5.º ao 8.º classificados.

Com todo este tempo de paragem os próprios responsáveis pelas equipas desconhecem as reais possibilidades das suas formações, pelo que poderemos dizer que, tal como um melão, só depois de abertas as primeiras talhadas saberemos que competição vamos ter.

Com o novo modelo competitivo introduzido esta época – ‘final four’ com as quatro equipas a defrontarem-se em duas voltas num total de seis jornadas, partindo os clubes para esta fase final com quatro, três, dois e um pontos, consoante a classificação tida na fase inicial, a que se seguirá um final entre os dois primeiros para decisão do título (no grupo de baixo, o 8.º colocado descerá de divisão) – teremos jogos de grande intensidade competitiva e equilíbrio, e espera-se que o desfecho final só seja conhecido mesmo no último segundo.

Com a exagerada paragem verificada, poderemos dizer que a temporada foi dividida em duas meias-épocas, com Agronomia a sagrar-se a grande dominadora da 1.ª metade, ao conquistar tudo: Supertaça, Taça de Portugal e ainda vencer a fase inicial do campeonato com apenas duas derrotas (54 pontos), à frente de Direito (52) e CDUL (51). 

Mas os agrónomos (que partem com quatro pontos) vão apresentar-se, pelo menos no jogo inicial, sem os seus quatro (!) melhores marcadores: os chutadores Duarte Cardoso Pinto, Vasco Gaspar, Manuel Murteira e ainda Jacques le Roux, a contas com lesões.
A força da equipa de Ricardo Sequeira tem sido o seu coletivo, mas a ausência do maestro Cardoso Pinto, o melhor n.º 10 a jogar em Portugal, será difícil de colmatar.
E no que respeita ao posto de abertura no XV da Tapada, é caso para se dizer que quem não tem cão, caça com… Francisco Mira, que praticamente na Tapada só não jogou na 1.ª linha (e se calhar até podia!).

O tricampeão Direito (que arranca com três pontos) não terá ainda neste fim-de-semana, na receção a Agronomia (Monsanto, sábado, 14.00), o capitão da seleção nacional João Correia, a terminar o castigo de 10 semanas imposto pela federação, mas também Luís Portela, José Pinto e Miguel Leal estarão ausentes.
Ultracompetitivos, recheados de jogadores calejados por muitas batalhas ganhas e especialistas em fases decisivas, onde parece que são os únicos a não terem suores frios, os advogados partem sempre como favoritos.

O CDUL (dois pontos) é a única equipa a trazer novidades para esta fase decisiva da época e que aumentam o potencial de um plantel único em Portugal, com o lesionado 2.ª linha Callum Morrison a ser rendido pelo internacional português David dos Reis (ex-Nimes), um formidável guerreiro que pela primeira vez vai alinhar por uma equipa nacional.
Também Tiago Girão está de regresso do Brasil (onde esteve algum tempo a trabalhar) pelo que os universitários têm cada vez mais razões para pensarem: desta vez é que vai mesmo ser. Será?

Finalmente a Académica (um ponto) pode constituir-se como o grande ‘outsider’ desta discussão do título. Com a particularidade de, depois de se deslocarem a Lisboa para defrontar o CDUL (EUL, sábado, 16.00), irem receber em Coimbra e em três jornadas consecutivas, os seus rivais, o que poderá ser um importante tónico.
Os estudantes mostraram na final da Taça de Portugal perdida para Agronomia, estarem ainda um pouco verdinhos para estas altas cavalarias, mas com o regresso de Francisco Serra e o asa Gere Maree (já que o infeliz n.º 9 Rui Rodrigues tem a época terminada…), a Briosa pode mesmo intrometer-se na luta.
E quem conseguir passar incólume pela cidade de Mondego pode apontar alto nos seus objetivos.

Quanto ao grupo que disputará o 5.º ao 8.º lugares, o Belenenses (parte com quatro pontos) tem tudo – em especial um riquíssimo plantel – para provar que deveria estar no grupo de cima a discutir o título nacional, pelo que dificilmente deixará de passear e averbar só vitórias, enquanto que CDUP (três pontos), Benfica (dois) e Técnico (um) vão discutir entre si quem desce de divisão, com os engenheiros em muitos maus lençóis.

Texto: António Henriques
Foto: António Simões dos Santos

14 comentários:

Anónimo disse...

Caro António Henriques
Briosa é no futebol. No rugby é "malta", "pretos", etc. Fica o reparo e a certeza de que o Mão de Mestre vai ainda ser melhor com esta grande aquisição.

Anónimo disse...

Grande post!!
Muito bom mesmo e os meus PARABÉNS por tão grande aquisição que só vem a enriquecer ainda mais este blog!

Abraço e grandes saudações!

Anónimo disse...

Antes de começar a fase final, gostaria que nos esclarecesse como é que o CDUL pode inscrever os seus dois reforços, uma vez que os mesmos vem transferidos de outras equipas. Pensava que as tranferencias só eram permitidas até Dezembro.

Anónimo disse...

Consta por aí que se uns (CDUL) podem inscrever reforços, a mesmpa possibilidade foi vedada a outros (Direito). ´R verdade ou a Federação usa dois pesos e duas medidas?

Anónimo disse...

Isto é fantástico !tanta coisa continua tudo igual! Eng. Amado fala fala mas quem mexe os cordelinhos é o Pedro Ribeiro e o Tomaz Morais.

Manuel Cabral disse...

Na verdade tens razão! Está (quase) tudo na mesma!
Vejamos por exemplo o teu comentário:
Fazes uma afirmação, apontas nomes, mas não dizes do que se trata nem em que te baseias para a fazer.
Ou seja, tu que falas contra a imutabilidade das coisas,não passas de um boateiro - e, claro, com o é timbre dos que não sabem o que dizem, escondes-te atrás do anonimato!

Anónimo disse...

Muito bem respondido Manuel Cabral. É por isso que o teu blog se está a tornar numa coisa séria do rugby português. Quando se apontam erros desta natureza, que qualquer pessoa menos atenta pode pensar que são verdades, esses posts devem ser assinados. Só assim terão credibilidade.

Anónimo disse...

Direito gostaria de ter inscrito o Pedro Leal...o problema é que ele já tinha jogado um jogo pelo Direito no campeonato nacional, na 1ª jornada contra o CDUL. O que os regulamentos não permitem é a saida para jogar noutro campeonato e voltar a jogar onde tinha começado a época.

Anónimo disse...

Cá está um bom apontamento. Não sabia disso.

Anónimo disse...

Analisando as equipas presentes na fase final o favorito é claramente o CDUL, é sem dúvida a equipa e o clube que melhor trabalha, na final quase apostaria que encontrará a Agronomia, têm trabalhado discretamente e na calada, dizem que estão muito desfalcados para começarem o CN e eu estou capaz de apostar que se vão apresentar com o Le Roux, o Duarte Cardoso Pinto e o Vasco Gaspar, (não sei mesmo se o Gerdner não será reforço quando ficar bom da lesão) O Direito é uma equipa acabada, são realmente fortes na avançada, mas mesmo aí só têm 8 ou 9 jogadores o resto é tudo muito fraco, nos 3/4 perderam os ofrmações, Pipoca e Zé Pinto e as alternativas são muito fracas, o abertura é perfeitamente vulgar mas com a agravante de ter a mania que é estrela, não têm centros, o Miguel Leal está acabado, pontas têm o Adérito que tanto pode fazer grandes jogos como nem se ver, e defesa têm o Aguilar que nos jogos do clube limita se a marcar presença em campo para ter a certez auqe não se magoa é que a selecção é que lhe dá dinheiro não é o clube.
Caro Manuel Cabral, li aqui em cima a conversa dos dois pesos e duas medidas e tenho que confessar que isso ém bem verdade, infelizmente a minha equipa este ano ficou de fora da discussão do título mas tal não me impede de acompanhar bem de perto tudo o que se passa, o que é um facto é que ao Direito foi recusada a inscrição do Pedro Leal mas ao CDUL tudo foi primitido, ao contrário do que dizem aí num comentário o facto de o Pedro leal pelo Direito não serve de justificação, em lado nenhum dos regulamentos isso é mencionado, aliás nem poderia uma vez que não faz qualuqer sentido, mas há mais provas que há vários pesos e medidas e neste caso sempre todas contra o Direito, o Direito apresentou recurso do castigo do -correia que acaba apenas no Domingo e quem tinha que julgar tal recurso tem até 3ª feira para o fazer, mandaria o bom senso que de maneira a que o recurso não fosse inutil tal recurso fosse julgado antes do fim do prazo claro que não foi o que é vergonhoso, claro que o sr cabé diz que não tem nada a ver com isso mas só um tolo acreditará, das duas uma ou é premeditado e então quem o fez é desonesto ou não é e então quem o fez é incompetente. Já agora fiquem sabendo que já no passado houve caso de jogadores identicos ao do Pedro Leal e nunca a FPR levantou problemas.

Manuel Cabral disse...

Não sei bem o que dizer...por um lado tentas fazer-te passar po um analista da situação, mas por outro parece que estás bêbado...
A situação do Pedro Leal é clara como a água- teve uma primeira inscriçao pela FPR no início de époda, pediu a sua transferência e foi jogar para França, e agora pretendia uma segunda inscrição, na mesma época, por um clube português.
Isso é póssível, mas tem que acontecer antes do dia 31 de Dezembro da época em curso - está no RGC, o resto é coversa de chacha...
Acabem com essa porra de se fazerem de coitadinhos!
Os regulamentos são para cumprir, e nada mais.
E, por favor, não deixem aqui comentários destes, cheios de rebuscados e falsas ofensa, mas que na realidade nada acrescentam à discussão dos assuntos.
Como antigo jogador, capitão e treinador do Direito, e seu Sócio de Mérito, estes comentários vagabundos apenas me envergonham!

Anónimo disse...

Mais uma vez uma boa resposta. Manel, tens uma grande pancada, mas sabes mais de rugby a dormir de que muitos que aqui escrevem acordados.

Anónimo disse...

Boa noite, Manel

Vai vêr algum jogo amanhã ?
Gostava de falar pesoalmente, parabens pelo Blog

JSC

Manuel Cabral disse...

Podes começar por me contatar através do e-mail mestrerugby@gmail.com, para eu saber quem tu és e qual o assunto da conversa.
Abraço