18 de abril de 2012

CIRCUITO NACIONAL DE 7'S FEMININO - TÉCNICO DOMINA PRIMEIRA ETAPA

COM A VITÓRIA DO TÉCNICO concluiu-se este fim de semana a primeira etapa do Circuito Nacional de 7's Feminino, no Estádio Nacional.

O Grupo B foi vencido pelo Setúbal, que a partir da próxima etapa vai disputar o grupo principal, pelo que parece ter sido a eliminação de Agronomia, por ter dado uma falta de comparência na disputa do quinto lugar, de acordo com o regulamento da competição em devido tempo publicada pela FPR através do seu site e do perfil Portugal Rugby Feminino, no Facebook.

A seguir se publicam todos os resultados e classificações da etapa organizada pelo Benfica, e que ainda atribuiu os seguintes prémios da etapa:


Equipa "Fair Play" -  Viseu
Melhor jogadora - Joana Vieira (Técnico)
Revelação - Rita Pereira (Setúbal)
Melhor ensaio - Carolina Antunes (Benfica)


,


Entretanto está já escalonada a segunda etapa do grupo principal a realizar em Lisboa, no campo das Olaias, sob organização do Técnico, com início marcado para as 11,30 h do próximo sábado, dia 21 de Abril.

Neste momento a ordem dos jogos está prevista ser da seguinte forma, sendo que a final está prevista para as 17,20 h:

Até aqui tudo parece estar a andar bem...o pior é que não passa de aparência...

A FPR publicou em devido tempo o Regulamento do Circuito Feminino de 7's, como tivemos oportunidade de festejar na ocasião, onde se previa que a organização de cada etapa seria feita, para os dois grupos, A e B, pelo mesmo clube, e até se dizia que se o clube organizador só pudesse apresentar um campo, o Grupo B seria disputado em campos reduzidos, por forma a meter os jogos, no tempo disponível, e a não deixar de fora de eventual organização nenhum clube que pudesse apresentar um campo de jogo.

Infelizmente aquele assomo de organização, com a atempada divulgação de calendários e regulamentos, já era!

Porque não se entregou a organização da segunda etapa do Grupo B ao Técnico, como seria natural, face ao que estava previsto?
Será porque se resolveu dividir a organização à revelia do Regulamento, ou porque o Técnico não quis organizar o Grupo B, à revelia do previsto no tal Regulamento?

Seja duma forma, ou seja de outra, a verdade é que a FPR - mais uma vez - fez tábua rasa daquilo que ela própria decide e publica, e faz aquilo que lhe apetece sem qualquer respeito por...si própria.

Assim, a organização do Grupo B foi entregue ao Viseu, que acreditamos terá absoluta competência para organizar a prova, aguardando-se ainda a conclusão das inscrições para se saber quem joga com quem.

Bom, o que relatamos aqui é suficientemente mau para exigir da FPR um esclarecimento público, mas, infelizmente, não passa de uma pequena amostra...

O que dizer da última etapa do Circuito Nacional, que está, regulamentarmente previsto para se realizar em Abrantes, com organização da FPR, e, de repente, aparece marcada para se realizar em Coimbra, com organização da Agrária...?

Nós, aqui no Mão de Mestre, que tínhamos ficado positivamente impressionados com a forma como a organização do rugby feminino se vinha desenvolvendo, não podemos deixar de lamentar profundamente esta mudança de comportamento, num regresso ao passado que seria bom esquecermos.

Mas é importante saber de quem é a responsabilidade, dentro da FPR, de mandar àquela parte os regulamentos que ela própria produz, numa atitude autofágica de contornos pouco claros.

O que parece não é nada simpático e resume-se em poucas panadas:

Claramente, alguém parece interessado e anda a destruir o trabalho que foi feito nos meses passados, com a organização a tempo e horas e com clareza fundamentada em regulamentos tornados públicos, das competições, e sua divulgação através das redes sociais, numa abordagem inédita e refrescante para a nossa Federação.

Depois fica por saber quem são esses caramelos, quem anda a remar contra a maré - e só temos duas soluções possíveis para esclarecer a matéria.

A primeira possibilidade aponta para a própria direção federativa, arrependida das mudanças verificadas, e desejosa que elas sejam esquecidas e substituídas pelo velho sistema de tudo ser feito sem passar cavaco a ninguém e sem dar qualquer tipo de satisfação aos que estão interessados na divulgação e conhecimento do que se vai passando.

A outra possibilidade aponta para alguns profissionais ao serviço da FPR, habituados a fazerem o que bem lhes apetece, substituindo-se aos próprios membros da Direção a quem não respeitam, nem reconhecem competência para a gestão do rugby em Portugal.

Seja de uma ou de outra forma, o que fica evidente é que alguém anda a tramar alguém, e no final, quem se trama...é o rugby em Portugal!

Texto: Flor da Rosa
Foto: Ricardo Santos/Women Sport/Facebook

17 comentários:

Anónimo disse...

Quem é a jogadora da fotografia? Bem gira!

Anónimo disse...

Que pena não se aproveitar as novas ideias e profissionalismo de quem já deu provas que quer trabalhar e tem os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do rugby feminino em Portugal.
Estou a ver que voltou tudo a ser como em anos anteriores. Já cheira a mofo. Que cambada de incompetentes!
Já temos saudades de quem está ausente e em quem acreditamos.
O rugby feminino precisa de sangue novo, de novas ideias, de mais organização e de profissionais que desinteressadamente querem ajudar.

Porquê que se critica e tenta deitar abaixo quem quer ajudar? Deve ser por não fazerem parte da "quadrilha", do "gangue", da "panelinha".

Cambada de otários! São tão burros e egocentristas que dificilmente perceberão que quem perde é o rugby?

Anónimo disse...

Com o afastamento da VP por motivos de doença como foi aqui noticiado no mdm gostaria de saber quem foi o crânio ou os crânios que a substituíram?
Cara VP, desejo-lhe as melhoras e que volte rapidamente, o rugby feminino precisa de si!

Anónimo disse...

Tenho uma pergunta para fazer se me conseguirem responder por favor, se Agronomia foi "desclassificada" não deveria ser a equipa de Viseu a ser repescada para o grupo A, e não o Loulé já que esta desceu em campo...
Se lerem os regulamentos são omissos em relação a isso...

Anónimo disse...

Bom comentário, com dúvidas pertinentes. Concordo que seria bom se as mesmas fossem esclarecidas. O rugby feminino já está num bom patamar de desenvolvimento, fruto do trabalhos dos clubes e da própria Federação. Precisa é de se consolidar esse desenvolvimento e tornar os novos clubes mais competitivos e ajudar a manter as suas estruturas.E acabar com estras trapalhadas.
O que não convem é idolatrar a VP como lhe chamam aqui, sendo errado pensar que vai existir um rugby feminino Antes-AM e Depois-AM. Aliás, que se fez de concreto - se excetuarmos o estilo propagandistico ao melhor estilo soviético, com fotos em revistas masculinas, com referências à existência de um patrocinador (qual?), com participação em torneios internacionais de sevens (que não se concretizam), com banha da cobra nas redes sociais?
Fica a pergunta:que se fez ou pensou para desenvolver, repete-se, desenvolver em concreto o rugby feminino. Digamos, quantas acções de divulgação nas escolas secundárias do país foram feitas? quantos convites feitos a escolas para assistir aos torneios ou jogos, quando se realizam em determinado local? que plano existe a médio prazo para se apostar (numa dificil, é certo)qualificação para os jogos olimpicos de 2016? que se fez para assegurar a presença no mundial universitário?
Estes são apenas alguns exemplos que ilustram que propaganda barata é uma coisa, e acções concretas é algo substancialmente diferente!E que fique claro que não se trata de deitar abaixo ninguém, antes de crítica construtiva.
Todos somos poucos para tornar o rugby feminino mais forte e mais organizado.

Anónimo disse...

flor da rosa esta sempre presente! desta vez nada descritiva.. vai estar presente no prox torneio?

Em relação aos pontos que apresentou, parece me que a fpr anda meia avariada. 1º pq sabem perfeitamente que a escola agraria sempre organizou torneios, ate deve ser o clube com mais historia não so em resultados, como organização dos sevens. e ja agora o tecnico, nao deve ter problemas na organizaçao do grupo b, pois no ano passado o seu torneio teve prai 17 equipas e até sao dos clubes que tem equipa b a jogar.

de resto, e de saudar os torneios de 7s femininos, um exemplo para o masculino!

Anónimo disse...

HA-HA-HA quem falou em IDOLATRAR foi você e quem falou em existir um rugby feminino Antes-AM e Depois-AM também foi você!
Mas se calhar tem razão, eu confesso que sou um admirador da nossa VP e digo-lhe mais, para haver tanto ódio e correr de tanta tinta é porque a VP está a fazer as coisas mexerem e a acabar com os maus hábitos e com os maus vícios. E é exactamente por isso que quem é incompetente ou ressabiado não a suporta e não consegue parar de criticar!
Sugiro que se olhem ao espelho, cresçam e apareçam. Aprendam a dar valor e mérito a quem o tem e parem de uma vez por todas com os ataques pessoais que em nada contribuem para o desenvolvimento do rugby feminino.
Nunca se falou tanto de rugby feminino como agora e a página do Portugal rugby feminino no fb está um espectáculo. Só quem nunca a visitou consegue acreditar nas palermices que aqui foram ditas.
O mais caricato é que nunca li em lado nenhumas críticas da nossa VP a ninguém, antes pelo contrário aquilo que leio na sua página são textos extremamente motivadores e de apoio ao rugby feminino e aos Clubes. Tiro-lhe o chapéu!

Anónimo disse...

Parabéns VP Alexandra Maló! Uma mulher com M grande, desejo-lhe as melhoras e que volte rapidamente ao nosso convívio, faz muita falta. A sua página no fb dedicada ao rugby feminino é um exemplo de dedicação e apoio ao rugby feminino e só quem nunca a visitou é que pode dizer o contrário. Eu sou fã!

Anónimo disse...

Desculpem o meu desconhecimento. Quem é a VP, ou melhor o que quer dizer VP.

Anónimo disse...

Meus, que cena é essa da pagina do fb?
Lá fotos com fartura tem, alguns filmes, mas de substrato nada, nadinha, népia, fraquinha. Nem sequer consegue ter lá todos os resultados do sevens feminino organizado pelo Benfica.
Hoje é quinta-feira e nessa página do fb nem um comentário, um convite, uma divulgação da próxima etapa do sevens feminino, anunciada no site da federação até com um cartaz alusivo.
A talho de foice, sr MdM esse critério de colocar uma foto de uma jogadora da agrária numa notícia em que se dá conta da vitória do técnico tem que se lhe diga. Já sei, foi por falta de tempo, não conseguiu encontrar outra melhor.

Anónimo disse...

MEU, a cena é que a página está muito boa digas o que disseres! Fica com a tua opinião e mete a viola no saco! Queres impingir a ideia á malta que agora tu é que geres a página e devia ser tudo como tu queres? Ganha juízo ó MEU.
A pergunta que faço é porquê que o técnico ainda não colocou nenhum cartaz alusivo ao evento visto a segunda etapa ser realizada nas olaias e já agora uma explicação do porquê que não organizaram o torneio das equipas B como todas as outras equipas. São muito FINOS queres ver!! São SUPERIORES a todos os outros clubes!! O TÉCNICO É O TÉCNICO, como costumam dizer. Cambada de cagões. E porquê que a FPR o permitiu?! Pois é, agora já não interessa a conversa não é verdade. O que realmente interessa é aniquilar a VP (vice presidente) que pelos vistos sozinha em part-time e sem ser remunerada fez mais em apenas alguns meses do que muitos que estão na FPR há largos anos. Paleio para a pesca não lhes falta mas trabalhar está quieto. O técnico devia era ter vergonha de algumas pessoas que por lá andam a minar o rugby feminino. Os homens sombra! E não pensem que nós, "a ralé" não sabemos quem são. Este mundo é muito pequeno, ó meu, e tudo se sabe por mais que tentem disfarçar ou esconder.
Quanto á foto, parabéns pela escolha mdm, a jogadora é bem gira. Só alguém muito presunçoso iria querer ou mesmo obrigar o mdm a colocar uma foto duma atleta do técnico na publicação ou então alguém que representa esse clube e está tão cego que não consegue sequer perceber que o importante é o rugby e não o SEU clube.
É por causa das pessoas amargas, egoístas e ressabiadas que o rugby não se desenvolve. Em vez de haver espírito de equipa existe crítica destrutiva e cinismo.
Ó Meuzinho, poupa-nos que já não temos paciência para aturar gente da tua laia!

Anónimo disse...

A pessoa que escreveu este comentário pode até ter muitos motivos para estar indignado, mas está enganada porque o tecnico tem um cartaz. não está é postado neste site, mas isso é uma opção do proprietário do mao de mestre.

Anónimo disse...

Muito curioso...o técnico tem um cartaz publicado no site da FPR mas não na página do clube! No mínimo interessante e muito curioso. Assim como o site da FPR publica o email do Técnico mas não dos outros Clubes, bem como tantas outras curiosidades relativamente a este clube. Um exemplo escandaloso é o técnico poder dar-se ao luxo de apenas organizar o torneio do grupo A quando todos os outros clubes organizam tanto do A como do B, como é natural.
Porque será? Porquê tanto favoritismo?
Na minha terra costuma-se dizer: O que é demais cheira mal e verdade seja dita, este assunto tresanda!

Anónimo disse...

É preciso ter lata para fazer este comentário. Haja paciência. Não está é postado neste site, mas isso é uma opção do proprietário do mao de mestre?? Mas quem é que você pensa que é?
Devia era estar publicado na vossa página! Mas não, está no site da FPR porque o “padrinho” trabalha lá certo? Pois é, escandaloso e vergonhoso!

Anónimo disse...

Bem, isto é uma tremenda falta de respeito que para aqui vai.
Bem sei que por estes meios ( coitados dos donos dos blogues) é que se dá a chamada lavagem de roupa suja... Mas já repararam que as vossas perguntas não têm respostas concretas?

Falam tanto do torneio do grupo B e do facto do Técnico não organizar... Já tentaram mandar um mail à FPR a perguntar a razão? Porque é que não perguntam à Alexandra Malo que é responsável pelo rugby feminino?

O Assunto do cartaz é no mínimo ridículo, pois este já está disponível no site da fpr e do clube desde o início da semana. Essa tamanha mania de agora só falar do técnico já cansa. Tanta importância a quem só ganhou um torneio ? por amor de deus... haja paciência.

Que haja discussões de coisas interesantes, jogos, jogadoras, torneios, selecções... agora falar porque é giro falar, a serio!! mais vale é estarem calados...

Anónimo disse...

Segundo foi aqui noticiado a Alexandra Maló está a recuperar de um problema de saude, mas podem sempre perguntar a quem ficou a substituir. Alguem sabe quem foi?

Anónimo disse...

Agronomia, desclassificada, Loulé mantem-se no grupo A... Isso sim são erros crassos da federação, não é se há cartazes ou não, o grave é fazerem um REgulamento muito bonito cheio de fotografias e em si de regras não tem nada de jeito e é tudo omisso...