17 de abril de 2012

SUB-21 - CDUL ISOLA-SE NO COMANDO


DISPUTOU-SE A SEGUNDA JORNADA DO NACIONAL dos Sub-21, e na Tapada o CDUL conseguiu uma importante vitória face a uma aguerrida equipa da Agronomia que nunca se deu por vencida, garantindo a liderança isolada da prova.

Os universitários tiveram mais uma enorme prestação nos avançados, principalmente nas formações ordenadas onde não deram qualquer tipo de hipótese aos seus adversários.

Nos alinhamentos ambas as equipas estiveram muito bem e conquistaram quase a totalidade das bolas da sua introdução, com destaque para os agrónomos que estiveram impecáveis na montagem do maul dinâmico.

Ao intervalo o jogo estava com um resultado muito próximo, 7-0 para o CDUL, fruto de alguma displicência das linhas atrasadas de agronomia que tiveram oportunidade para marcar nomeadamente quando jogaram com mais um jogador, contudo enfrentaram uma defesa muito aguerrida que conseguiu suster esse ímpeto dos da casa.

Na segunda parte, a superioridade do CDUL foi mais acentuado porque estes souberam jogar com o vento favorável e procuraram jogar no campo adversário e aproveitar as suas debilidades.

Agronomia tentou equilibrar o jogo quando se viu novamente a jogar contra 14 jogadores, tendo marcado dois ensaios.

Contudo, quando o CDUL se viu novamente completo voltou a tomar conta do jogo e terminou o encontro em cima da linha de ensaio adversário à procura do quarto ensaio que lhe daria o ponto de bónus ofensivo, sem no entanto o ter conseguido.

Em Coimbra tivemos um resultado inesperado que novamente inclui a equipa dos pretos na equação.

Quando na semana passada foram atropelados em Lisboa pelo CDUL muitos pensaram que a equipa de Coimbra não tinha pedalada para estas andanças, mas o resultado e exibição deste fim-de-semana vem demonstrar que a equipa esta viva e pronta para a luta.

Ainda para mais sabendo que vai ter mais dois jogos em casa, na qual é muito forte e vai dar muito trabalho aos rivais de Lisboa.

O Direito começa a estar numa posição bastante delicada, pois a sua margem de erro já se esgotou.

Assim sendo, os seus próximos jogos serão de vida ou de morte, pois caso perca no Universitário ou na Tapada fica irremediavelmente fora da luta pelo título.

Não pode voltar a entrar em campo com a atitude demonstrada na segunda parte do jogo de Coimbra pois caso isso aconteça será muito provavelmente derrotada, já este fim de semana, no Universitário.

Texto: Repórter XXI
Foto: António Simões dos Santos/Facebook

21 comentários:

Anónimo disse...

A Academica ja venceu todas as equipas que estao na final four, teve um mau jogo contra o cdul e so por isso e inesperado? nao se esqueça da taça pq pelo que soube nao ficou em lisboa, o que e inesperado e o seu comentario pois so demonstra q nao ve os jogos que comenta..

Anónimo disse...

quem ouve esta malta falar parece que o rugby é Lisboa contra o resto do pais, as equipas de Lisboa são 3 e a taça fica é numa delas e não em lisboa.

Anónimo disse...

Meus queridos meninos de Coimbra:
Foi inesperado pelos numeros. Quem leva 50 e na semana seguinte da 40 so pode ser inesperado.
E parem com esses melodramas de que ngm gosta de Coimbra e que sao uns pobres coitados unidos contra os mauzões de Lisboa, essa conversa ja esta gasta.

Anónimo disse...

mesmo! let it go!

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

será que viu o jogo na Tapada? os universitários dominaram nos avançados?? nas formações ordenadas? olhe que não, aliás o resultado é muito enganador, bastava terem visto o jogo. Além disso basta referênciar a infeliz arbitragem no aspecto disciplinar da Filipa Jales que, esteve muito bem a arbitrar mas em termos disciplinares pecou por apenas ter mostrado 2 amarelos a jogadores do cdul na 2ª parte. Se viu o jogo, certamente que viu que o jogo passou-se todo no meio campo do Cdul, com faltas sucessivas dos universitários junto da área de ensaio que nunca foram penalizados. Além de na 1ª parte fazerem constantemente faltas na Formação ordenada.

saudações desportivas

Nuno Alfredo
(São Miguel)

Anónimo disse...

caro Nuno Alfredo
o senhor não deve perceber muito de formações ordenadas! a agronomia recuou em todas as melles em ambas as partes! portanto foi dominada. quanto a vertente disciplinar tem razão que foram feitas faltas. Mas foram devidamente penalizadas. A agronomia e que não aproveitou para ir aos postes e fazer pontos. As oportunidades estavam lá. Alem disso, o texto esta assinado pelo repórter XXI não pelo senhor Manuel.

Anónimo disse...

Caro Nuno,

Reitero inteiramente o que disse sobre as formações ordenadas a pilar linha do CDUL dominou por completo o duelo com a 1ªlinha adversária. O único periodo de ascendente Agronomo foi no período em que vigorou o cartão amarelo ao experiente pilar direito do CDUL. Aí sim a jogar com menos um sentiram dificuldades. Quanto as faltas nas formações foram todas feitas pela Agronomia e na sua maioria por entradas antecipadas.
No que diz respeito as faltas não me parece que se deva distribuir cartões falta sim falta não. Houve penalidades que não foram aproveitadas pela equipa da casa, mas isso já são decisões de cada um.
Por fim o senhor Manuel Cabral não tem qualquer tipo de influência sobre este artigo. É totalmente da minha autoria.

Melhores Cumprimentos,
Reporter XXI

Anónimo disse...

A agronomia recuou em todas as melles? Tá tudo doido... recuou tanto que foi o Cdul a substituir os dois pilares de uma vez e mesmo assim agronomia venceu a melle seguinte nos 10m do Cdul. Ou será que não se lembra da altura que o Cdul mudou os pilares e até os adeptos cantaram algo como "esquadrão negro"?

Anónimo disse...

Mas quem é o Reporter XXI?

Anónimo disse...

É um colaborador do blog que se assina Reporter XXI é porque quer se manter anónimo....

Anónimo disse...

Quem é o reporter xxI?? tanto se fala aqui de comentários anónimos e agora há um repórter anónimo...

Manuel Cabral disse...

A questão do anonimato prende-se com a cobardia das pessoas em assumirem as suas opiniões e responsabilidades - o que é o caso de grande parte dos que aqui comentam, muitos dos quais inventam um nome para se disfarçarem de gente, quando não passam de ratos...
A questão do Repórter XXI é completamente diferente e é já um prenúncio do que se passará num futuro breve, em termos gerais, no Mão de Mestre.
Ou seja, o Repórter XXI pode ser responsabilizado pelo que diz, caso minta, insulte ou ofenda, por exemplo, pela simples razão que o Mão de Mestre sabe quem ele é!
O fato dele, ou de outros colaboradores, que eu sei perfeitamente quem são, não assinarem com o seu nome, tem a ver com o receio que demonstram de poderem vir a ser incomodados publica e pessoalmente pelas suas opiniões, e não estarem na disposição de que isso venha a acontecer.
Mas uma coisa é certa - apesar de assinarem com pseudónimo, são pessoas que podem ser responsabilizadas pelas suas afirmações. Vocês, anonimos de serviço, não.
No entanto, preparem-se, porque muito em breve só poderão comentar nas páginas do Mão de Mestre, aqueles que se cadastrarem para o efeito, e podem ter a certeza que vamos tratar do assunto por forma a impedir falsas identidades...
Ah, e escusam de enviar comentários que sabem de antemão que não serão publicados.
E os que desejam isto ou aquilo a mim ou a qualquer outro colaborador do site, agradeço os desejos e retribuo em dobro...

Anónimo disse...

mostra quem manda

Anónimo disse...

Peço desculpa pelo o anonimato , mas é senhor que promove tanto a discórdia como o insulto barato ao deixar este tipo de situações acontecer . e mais uma vez peço desculpa , mas se quer ter credibilidade com seu site noticioso que tem o seu valor e mérito no panorama pobre de informação noticiosa da modalidade, não pode nem deve ter este tipo ou outro de respostas como de artigos personalizadas e com um português grosseiro . se quer ganhar a confiança de todos peço mais uma vez desculpa mas não pode fazer , deve ser isento em tudo até nas respostas aqui dadas , uma são colocadas outras não , faz lembrar o tempo do lápis vermelho , o que não tem sido , e manter-se acima de aspectos tanto pessoais como de estilo para se poder afirmar na informação dada .

Um Abraço , se não quiser publicar eu entendo

Estevão disse...

Penso que no mínimo se deveria adoptar um nickname (usando a opção Nome/URL), identificando sempre os comentários e relacionando-os com uma pessoa, mesmo que de certa forma anónima. Assim poderia dar-se um seguimento a uma discussão e saber se os anónimos são sempre os mesmos ou só um.
A necessidade de registo poderá afectar os comentários e há muitos que são interessantes, mas também leva a uma discussão barata sem respeito mutuo.
Embora nos possamos registar no Google, Wordpress ou outro com um e-mail e nomes "falsos", mas pelo menos haveria um seguimento de comentários, pensamentos e discussão.

Manuel Cabral disse...

Parecendo simples a questão é complicada. A verdade é que se alguém aqui acusar alguém, por exemplo, de roubar, esse alguém acusado pode recorrer aos tribunais para resolver a questão, e vai cair em cima do autor do texto e do próprio site, que no final é quem divulga a eventual calúnia.
Ou seja, se o comentador não poder ser reconhecido, a justiça será feita apenas em cima do editor...
Claro que existem maneiras de conseguir a identificação da origem dos comentários, nomeadamente através do IP utilizado, mas nem isso é seguro, já que podem ser utilizados IP's públicos e isso dificulta a identificação.
Por exemplo no forum da FIRA, onde as pessoas são identificadas por nicknames, é feito um registo bem completo dos participantes, que inclui até o conhecimento por alguém que já lá está, daquele que quer entrar...
Essa é uma possibilidade, mas sempre associado ao conhecimento da verdadeira identidade do comentador por parte do site.
Nota que eu não corto comentários de opinião, desde que expressa em termos civilizados. Mas desde fdp a corno, etc, etc, há sempre um capeta de serviço para insultar alguém, seja ele o árbitro, outro comentadores, ou a mim próprio...
Claro que estes comentários não publico, da mesma forma que não publico comentários que fomentem as polémicas em relação às arbitragens...
Nem aqueles que contam uma história qualquer, mas não dão nenhuma evidencia da sua verdade...
enfim, é complicado, mas acho que primeiro tenho que proteger os que assinam por baixo, e eu saiba quem são...depois os anónimos com um discurso que contribua para a sã troca de opiniões, e depois os restantes, desde que não ofendam ninguém.
Já agora aproveito para esclarecer o anonimo das 06,48 que não vou deixar de dar a minha opinião sobre seja o que for, no meu site.
Uma coisa são notícias, outra são opiniões. Quanto às notícias tentamos ser absolutamente imparciais, mas o mesmo não se aplica às opiniões. Da mesma forma que não corto nenhum comentário com base na opinião das pessoas, o que pode facilmente ser verificado.
O que se passa é que grande parte das opiniões vem infetada de uma acusação, de um insulto. E esses eu corto - e não é a alusão ao lápis azul da censura que me fará parar. essas pressões comigo não funcionam, aliás já não funcionavam no tempo em que havia mesmo o tal lápis...
Mas aceito sugestões para organizar o sistema de comentários, atendendo ao que se pretende - atribuir responsabilidades a quem escreve.
Abraço

Anónimo disse...

Não é fácil. Mas ainda assim e apesar da confusão que por aí vai, é um espaço de debate que atrai... também porque quase nada existe como alternativa, e que mantenha uma informação relativamente célere e actualizada. Se tivermos de nos cadastrar, deixa de ter interesse e sem dúvida muito menos participantes. Se retirarem os comentários ofensivos, acho que poderia ficar tudo como está. Também não percebo porque nao podemos criticar arbitragens, até porque neste momento parece ser o elo mais fraco deste desporto, nao é preciso perceber muito de rugby para se perceber... basta ver algumas estatisticas das apitadelas (mais nas 1ªs partes).

Anónimo disse...

Porque não faz parte dos valores do rugby criticar as arbitragens.
Isso é noutros jogos/desportos.
Leiam:
http://www.fpr.pt/ficheiros_site_fpr/documentos/codigo_do_jogo.pdf
Não gostam, há outros desportos.

Anónimo disse...

Gosto de rugby e nao gosto da maioria da arbitragens, e manifesto-me. e agora? O problema é que estes codigos de conduta sao bonitos mas copiados ipsis verbis do que é produzido nos paises fortes do rugby. A nossa cultura não é a mesma (ainda bem)e as condições também não. Ainda que atletas, técnicos e dirigentes não o devam fazer... concordo. agora um adepto deve ter a liberdade de manifestar-se, como o faço aqui. Não gostam? criem condições para existir maior clarividência nas arbitragens. Façam mais formação. Produzam mais árbitros dispersos pelo país. A critica nunca fez mal a ninguém, aguça a vontade de melhorar!!!

Anónimo disse...

Sim mas o verdadeiro adepto também deve respeitar os valores do rugby.
Se assim não fôr não é Adepto verdadeiro nem gosta do desporto ,dos seus valores e sua cultura .
O verdadeiro adepto vai ao jogo para ver uma boa placagem, uma boa jogada, uma boa mêlle, um bom ambiente, beber uma cerveja , etc
E agora ?

Anónimo disse...

O problema é exactamente esse ninguém obriga ir ver rugby ou jogar . Mas já que vão pelo menos respeitem os anos de história que o jogo tem.
Não querem respeitar, então não vão ! Há mais coisas para fazerem de certeza. Agora deixem ir ver um jogo descansado aqueles que verdadeiramente gostam de rugby.
Ass: adepto