8 de abril de 2012

SUB-21 - CDUL E AGRONOMIA RECUPERAM POSIÇÕES

ARRANCOU A FASE FINAL DO NACIONAL DE SUB-21 e quanto aos jogos desta semana a surpresa, pelos números na vitória, ficou com o CDUL frente á Académica.

Um jogo que até ao intervalo esteva renhido, com um resultado de 12-5 favorável aos de Lisboa, mas na segunda parte os Universitários tiveram uma exibição de elevadíssimo nível, na qual quase não tiveram falhas e não deram qualquer tipo de hipótese aos seus rivais, acabando por vencer por números muito significativos.

Esta vitória justifica-se pela qualidade apresentada pelos avançados do CDUL nas fases estáticas, não cometendo qualquer erro nos alinhamentos e tendo clara ascendência na formação ordenada no segundo tempo, que lhe permitiu desgastar os avançados de Coimbra e também ganhar faltas que permitiram ganhar bastante terreno.

No outro jogo o resultado foi mais próximo, tendo os agrónomos vencido pela margem mínima em casa do Direito.
Os advogados começaram melhor, chegando a uma vantagem de cerca de 10 pontos sem resposta e depois deixaram-se surpreender pela agressividade dos agrónomos, que estiveram a jogar com 13 jogadores mas após dois ensaios e uma penalidade conseguiram passar para a frente,para nos últimos minutos conseguiram conter os ataques dos advogados e garantirem uma importante vitória que os coloca na luta pelo título.

Assim podemos concluir que aqueles que tinham as piores pontuações á entrada para esta fase final, logo no final da primeira ronda conseguiram ultrapassar esse handicap, estando neste momento nos dois primeiros lugares da tabela, mas ainda existe muito caminho por percorrer e aqueles que hoje perderam ainda podem dar muito que falar.

Veja os quadros de resultados e classificações na página própria.

Texto: Repórter XXI
Foto: CDUL Blogspot / Miguel Rodrigues

10 comentários:

Anónimo disse...

o direito marcou apenas 1 ensaio nao convertido e 3 penalidades e nao dois ensaios como está na classificação

Manuel Cabral disse...

Correção anotada, será atualizado na próxima oportunidade.
Obrigado

Anónimo disse...

a malta da acdemica n sabe o que lhes passou por cima...

Anónimo disse...

O pessoal de lisboa esta demasiado mimado e nao sabe, nem nunca saberá o que é semana sim semana nao sair às 9h da manha e regressar pelos menos às 21h. Para alem disso ainda se junta semana de testes na universidade, semana de pascoa etc. O rugby é bom mas não é tudo na vida, existe outros objectivos muito mais importantes. O rugby em Portugal é mesmo só para Lisboa jogar entre si. Até podiam fazer um campeonato à parte. Depois existe ainda uma especie de controlo do sistema. Arbitros, diirgentes nacionais, tecnicos da seleccao, etc. cada vez sao mais de lisboa....

Anónimo disse...

A Académica perdeu porque tinha 3 jogadores na selecção de juniores. Por sinal quem disse isso Nao sr lembrou de dizer que foram à final da Taça de seniores por o CDUL ter 7 na selecção.

Anónimo disse...

Meu caro eu percebo que seja complicado essa questão de ter de vir a Lisboa de quinze em quinze dias...mas nao é culpa dos clubes de Lisboa que assim aconteça, portanto usar isso constantemente como desculpa começa a roçar o ridículo. Depois uma equipq que leva 50 e 37 em dois escalões e fala de arbritos?talvez nao seja a desculpa adequada. Por fim, essa mania de que em Coimbra é que se estuda e que é uma cidade de muito esforço academico e etc é pura ilusão! Não se estuda mais em Coimbra do que em Lisboa e as faculdades de Coimbra não são mais dificies que as de Lisboa. A única coisa na qual ha uma vantagem é na tradição e nas brincadeiras de ser morcego e afins, na componente Academica em nada fica a dever. E nos no CDUL tambem tivemos dificuldades com testes e exames durante a semana, portanto nao arrenjemos desculpas. Perderam e bem e pronto, agora treinem e ganhem ao Direito para a semana.

Anónimo disse...

Este ódio regionalista não fica bem a ninguém a realidade do Rugby em Portugal provoca dificuldades de várias natureza a muitos dos seus praticantes. Este assunto já é mais que conhecido, dado tudo isto é óbvio que a FPR para criar o seu ideal de uma seleção competitiva tem de investir nos jogadores mais disponíveis, é uma triste realidade mas é a nossa.

Anónimo disse...

Caro Manel ,

Venho com alguma perplexidade a ter conhecimento de algo que me deixa profundamente preocupado e estarrecido , sendo eu um adepto , pai de atleta e ex praticante . Quando todos os dias ouvimos e nos deparamos com estado de dificuldades do país , vejo se senão , quando um presidente o qual se diz diferente e de práticas de boa gestão , vejo mais do mesmo . tudo isto quando à dias me confrontaram que a parte administrativa da FPR consome em termos orçamentais algo de inqualificável , para uma federação com poucos mais de 5.000 jogadores federados temos 9 pessoas do quadro administrativo que consome ao orçamento geral mais de 220.000 euros anuais .
É de ficar indignado , ainda mais sabendo agora que a actual direcção recrutou mais 2 administrativos , hilariante só pode ser . E fico ainda mais indignado quando esta actual direcção , assim como outras , coloca pessoas no quadro apenas administrativos , quando a aposta devia ser feita em técnicos e em jogadores .

Não é por hábito o fazer mas estes factos são de no estado actual do país e do programa do actual presidente falar de contenções , quase um euro é um euro , saber que grande parte do orçamento da FPR é absorvido por administrativos é revoltante . Parece que o esforço dos jogadores e treinadores é para pagar salários que nada acrescentam ao nosso rugby .

Abraço
Manuel Freitas

Manuel Cabral disse...

Caro Manuel Freitas, é preciso cuidado com este tipo de argumento...Se por um lado tu podes ter razão, com o excesso de peso administrativo, a verdade é que um apoio administrativo de alta qualidade é tão importante como um bom treinador ou equipa técnica...
Em Portugal temos o hábito de desvalorizar o que não conhecemos, e, posso assegurar-te que todas as grandes equipas tem por trás um apoio de enorme eficácia.
Para te dar um exemplo de como os portugueses olham para esta questão, repara em qual a importância que se dá ao manager da seleção nacional portuguesa, e compara com o que se passa em Inglaterra...
O mesmo se passa nos clubes, onde quem trata dos papéis é olhado com desprezo, mas sem o qual nenhuma equipa ou jogador consegue passar!
Uma equipa de rugby não é feita de 15 jogadores - tem suplentes, treinadores, preparadores físicos, psicólogos, responsáveis pelos equipamentos, analistas de vídeo, médicos, enfermeiros, massagistas, fisioterapeutas, e muitos outros..ah, e administrativos!
Se começares a tirar peças a esta máquina, podes ter a certeza que o administrativo vai ser um dos últimos a dispensar.
Uma Federação não é só a seleção nacional. Tem uma enorme parte do seu trabalho destinada a tratar de inscrições, reserva de campos, emissão de passaportes, aluguer de transportes, organização e divulgação de calendários, convocação de jogadores, contato com bancos, com fornecedores, com os diversos departamentos do Estado, assegurar que os subsídios são pagos, que a água não falha no treino, que os equipamentos estão prontos no dia próprio, que as gravatas são entregues a tempo e horas, que os documentos técnicos são preparados a tempo, que o site é atualizado diariamente, que existe um plano B para o treino, caso chova, que os seguros estão em dia, que existe apoio me´dico nos jogos e treinos, que, que que ....
Por isso eu digo - podes ter razão e os serviços não corresponderem ao que é necessário, mas acredita que afinal eles são como os árbitros - quanto menos deres por eles, melhor! Mas sem eles, nada funciona!

Anónimo disse...

Boa resposta Manel. Sem ofenderes deste uma boa lição. Tudo se resume a saber se os administrativos funcionam bem ou mal. Para o actual estagio do rugby português não acho que sejam muitos. Talvez pudessem funcionar um bocado melhor, mas isso é outra história .