27 de abril de 2012

D.H. - DUELO DE RIVAIS COM VISTA PARA UMA FINAL

A UMA HORA MADRUGADORA E NADA HABITUAL – daqui seguem os nossos parabéns aos noivos ‘causadores’ da mudança do horário para início da função (12.00h) – a Tapada será palco amanhã do jogo grande da 4.ª jornada da ‘final four’ da Divisão de Honra, com Agronomia e Direito a lutarem pelo acesso à final, onde em princípio só um deverá ter lugar assegurado.

O líder CDUL vai até Taveiro onde um triunfo poderá reservar bilhete para o jogo decisivo.

As equipas que vêm dominando o panorama do râguebi nacional nas últimas épocas já se encontraram em 14 finais de diferentes troféus este século, com vantagem dos advogados que saíram vencedores em 10 ocasiões.

E amanhã na Tapada voltarão a defrontar-se num jogo decisivo, mas desta feita com vista para uma final onde, quase pela certa, só uma delas participará, limitando-se a outra a aplaudir na bancada.

Em caso de empate ou triunfo de Direito (que parte com desvantagem de dois pontos), as dúvidas continuarão até ao fim.
Já uma vitória agrónoma colocaria a equipa de Ricardo Sequeira com pé e meio na final de 2 de Junho.

Frente a frente estarão dois quinzes que se conhecem ao mínimo pormenor, sem segredos entre ambos, e que procurarão explorar as atuais deficiências de cada qual.

Direito parece-nos num movimento ascensional de forma e a concludente exibição do seu pack avançado, no sábado passado no EU Lisboa, foi de molde a conferir-lhe alguma vantagem no confronto direto com os agrónomos, onde Jacques le Roux (a voltar progressivamente à competição após grave e demorada lesão) nos parece ser curto ‘argumento’ para uma 3.ª linha poderosa e muito móvel, onde Vasco Uva e Rui d’Orey surgem muito bem acompanhados pelo jovem e excelente Vasco Fragoso Mendes.

E, boas notícias para Monsanto, Luís Portela já se vai sentar ao banco… Aos médios das duas equipas – com exceção do n.º 9 agrónomo Lourenço Kadosh – nota-se uma natural falta de ritmo motivada pelas longas ausências, num jogo onde as aguardadas más condições do terreno exigirão um jogo ao pé de grande acutilância.
E neste particular ambas estão bem servidas, já que Duarte Cardoso Pinto e Gonçalo Malheiro são grandes peritos.

Já nas linhas atrasadas de ambos, faltam nomes que deixaram marca num passado não muito distante – e também neste departamento os agrónomos surgem com dificuldades acrescidas pela ausência confirmada até final da época, do polivalente internacional Francisco Mira – mas também provavelmente não terão muitas bolas para tocar…

Uma coisa é certa - na 3.ª parte do jogo, que obrigará muitos dos envolvidos a trocarem de equipamento por fraque, fato e gravata, a boda só será completamente feliz para metade dos convidados…

No Sérgio Conceição defrontam-se duas equipas em polos opostos de resultados e confiança, com a Académica, que só soma derrotas, a receber um CDUL que apenas sabe o que é vencer.

E caso os “pretos” mantenham a desconsolada atitude que vem marcando as suas atuações nesta fase final, dificilmente a tendência será alterada.
Até por que os universitários, sem lesões mas que irão fazer algumas alterações em clara gestão do vasto plantel, estão a atravessar um grande momento de forma e respiram saúde e segurança por todos os poros.
E uma conjunção favorável de resultados – triunfo com bónus dos homens de Cassiano Neves e derrota de Direito sem somar qualquer ponto –, até podem garantir, já em Taveiro, o acesso à final.

Ou será que no último jogo frente aos seus fiéis adeptos a equipa de Coimbra ainda conseguirá extrair das suas entranhas algo capaz de alterar uma sina que parece traçada a escopro e animar o campeonato?

No grupo de apuramento do 5.º ao 8.º lugares o Belenenses, que vai confirmando o seu favoritismo (27 ensaios marcados nas anteriores três jornadas!) recebe o CDUP para “mais do mesmo”, enquanto que nas Olaias o Técnico, só com derrotas, recebe o Benfica, com os engenheiros a terem a sua última, derradeira e decisiva hipótese de ainda manter acesa uma pequena luz com vista à manutenção na Divisão de Honra.

Os encarnados, com mais cinco pontos na tabela, sabem que caso não saiam derrotados do confronto, podem respirar de alívio após mais uma época, apesar de tudo, para esquecer.

Texto: António Henriques
Foto: Miguel Rodrigues

15 comentários:

Anónimo disse...

Nada confirma que o CDUL faça alterações substanciais. Uma mudança talvez mas apenas isso. Há que ganhar o jogo e ha muito respeito pela Académica. Nada está garantido e há que lutar com toda a humildade até ao fim.

Anónimo disse...

Que o CDUL tem o apuramento garantido isso acho que ninguém duvida, o outro lugar julgo que Agronomia é claramente favorita e não dará qualuqer hipotese ao Direito, em Monsanto sem duarte e sem le roux ganhou sem espinhas agora com eles de volta julgo que está arrumado o jogo. leiam o artigo do bessa, ele sabe mais do que ninguém de rugby em portugal e diz o que poucos têm coragem , esta equipa do direito não vale nada, tem um conjunto de jogadores voluntariosos mas ultrapassados e depois tem um bando de pputos com a mania que são jogadores mas que se não fossem os velhos eles não valiam nada. uma equipa acabada não merece ir a final, agronomia sim é uma equipa em formação cheia de gente nova, o Pipas acabou, arrasta-se no campo e e enxovalhado na melle, o acosta até dá pena estar ou não estar é a mesma coisa, o ze pinto durou 20 minutos na semana passada , na 3ª linha o le roux mesmo ao pe coxinho e muito superior à malta de monsanto e quanto a abertura o cardoso pinto é só o melhor de portugal.

Anónimo disse...

sou a obrigado a aceitar que o cdul já está na final, mas não tenho gds duvidas que a agronomia também vai lá estar, somos superiroes, temos melhores jogadores, temos mais equipa, somos mais humildes e damos tudo pelo clube, em monsanto estão é preocupados com as fotografias e com o social e com a selecção e depois em campo são uma sombra.
só espero que na final haja algum decoro, aquilo que eu vi no eul no jogo contra o direito foi verdadeiramente vergonhoso, a claque do cdul a cantar direito é merda e a cantar o pipas vai pro c******* , não tenho qualuqer simpatia nem por direito nem pelo pipas que nem conheco mas acho inaceitavel e ainda mais grave e não haver ninguem a condenar muito menos os dirigentes do cdul

allez agro allez, até àfinal

Anónimo disse...

A claque de Agronomia é muito fina. Fazem vergonhas e depois mandam bocas sobre os outros. Tenham vergonha e fiquem de bico fechado.

Anónimo disse...

A rapaziada da Agro esqueceu as vergonhas do grande Cabé? Pelos vistos...

Anónimo disse...

Tu deves andar a ver rugby na Chininha.Os velhos do Direito, Pipas, Segurado, D'Orey, Uvas, Aguilar e Adérito, vão à Selecção só encher pneus...os bons dos agrónomos é que levam os Lobos prá frente...Nem o Joe Gardner vos quis... e ele lá sabe porquê... aguentem-se, vejam a final na bancada e pensem que se fossem bons podiam lá estar...assim...sem Cabé...é mais do mesmo.

Anónimo disse...

A claque do CDUL é igual à equipa sénior...

Anónimo disse...

claque do cdul este super mal sem margem para duvida, mas meus amigos nao se esquecem quando cambadas de miudos vestidos de verde e branco na tapada comecaram cantar "Mariquinhas vai para angola..." referindo claramente aos 3 jogadores de raca negra que representam ao cdul. eu mesmo vi duas ou tres vezes o joao junior a ver atenciosamente para as bancadas quandos esses fedelhos estavam a cantar essas musicas, mas a unica reaccao que vi da partte dele foi um sorriso... Eu sou um adepto do Direito, mas acima de tudo um fanatico de Rugby. a unica coisa que vos posso dizer e que essas atitude futebolisticas so fazem o nosso rugby ficar mais pobre. nao condenem a tal "massa azul", sem verem os vossos proprios adeptos. forca GDD vamos a tapada lhes mostrar que o rugby nao tem idade, mas sim e um desporto jogado por homens com valores unicos...

Abrc

Jose Silva disse...

Ups! parece que os velhos que enchem pneus não se safaram com Agronomia...

Anónimo disse...

Pois parece que o CDUL na final já está com os resultados de hoje... e que vamos jogar contra os da tapada! Venha a final e bora lá CDUL!

Anónimo disse...

Extraordinária atitude da Académica no jogo contra o cdul. Sem possibilidade de jogar com qualquer jogador no banco na sequência das lesões e doença de jogadores da 1ª linnha (Cordeiro, Luís Carvalho e João Costa) e sem recorrer a jogadores sub 21, por motivos óbvios, a equipa de coimbra bateu-se como há muito não se via. Grande demonstração de coragem que os 15 jogadores colocaram em campo. Os 2 estrangeiros lesionados também não deixaram saudades. A equipa de coimbra, quando se esperava que levasse um cabaz de 60 ou 70 pontos, dadas as circunstâncias verificadas, acabou a mandar no jogo e a marcar um ensaio na fase final da partida e muito próximo de marcar outro.

Anónimo disse...

mandar no jogo?levaram 50!!!!

Anónimo disse...

Ora aí está uma análise decente e verdadeira. Meninos do CDUL, não tentem tapar o sol com a peneira. A Académica foi superior. E para que conste eu não sou adepto dos Pretos.

Anónimo disse...

Cala-te idiota.Foram 48 e com ajuda do árbitro.

Anónimo disse...

Acabou a mandar no jogo é o que se lê e é a verdade, depois de marcar o seu 3º ensaio aos 78 minutos, a equipa de coimbra voltou para o meio campo do cdul e construiu mais 2 acções de jogo de grande qualidade, acabando o jogo a 5 metros da área de validação do cdul. Por outro lado o árbitro lisboeta assinalou um ensaio de penalidade contra a académica que simplesmente não existitiu. O médio de formação da académica impediu que o cdul marcasse uma falta rápidamente quando estavam 15 jogadores da académica entre a bola e a sua área de validação. o árbitro deveria de ter mostrado cartão amarelo ao jogador da académica e mandado repetir a falta. Nesta altura o resultado ainda era equilibrado. Não se contesta o vencedor mas perante a realidade dos factos e analisando de forma neutra o que passou, é um facto que os 15 jogadores de coimbra se bateram como ainda não tinhamos visto esta época, é verdade que o árbitro ofereceu 7 pontos ao cdul e também é verdade que alguns jogadores da académica, que jogaram no sábado, não têm actualmente condição física para jogar rugby. O cdul tem uma equipa muito forte e dadas as circunstâncias verificadas tinha obriogação de ter construido um resultado muito mais dilatado.