19 de abril de 2012

1ª DIVISÃO - JOGO EM ARCOS PÕE FRENTE A FRENTE OS PRINCIPAIS CANDIDATOS

É NO DOMINGO QUE SE DISPUTA O JOGO MAIS IMPORTANTE da segunda jornada da fase final do Nacional da 2ª Divisão, com a deslocação do Cascais a Arcos de Valdevez.

Os restantes jogos do escalão disputam-se todos no sábado, e a Lousã vai enfrentar o Évora na tentativa de conseguir obter a sua primeira vitória - que os eborenses também procuram, mas que parece querer fugir-lhe.

O jogo está marcado para o Cunha Rivara de Arraiolos  às 14,00, o que é estranho, já que foi publicado no dia 30 de Março, na Newsletter da FPR, um castigo de interdição do terreno por quatro mais seis semanas.

A Lousã, que no dizer de um dirigente do CRAV, depois do jogo da semana passada, está muito mais forte do que na primeira fase da prova, é favorita para o encontro, enquanto os eborenses, apesar de jogarem em casa, não parecem estar nos seus melhores dias.

Quanto ao jogo de Arcos, no domingo às 16,00 horas, a equipa da casa é favorita, não só pelos seus próprios resultados durante a presente época desportiva, como ainda pelo fato de jogar em casa, e beneficiar de forte apoio popular, sempre que tem o mando do campo.

No apuramento do quinto lugar, os dois jogos vão ter lugar no sábado às 15,00 horas, e o destaque vai para o Setúbal-Santarém que vai ser realizado no Complexo Desportivo Municipal do Vale da Rosa, em Setúbal, e promete ser um encontro de grande equilíbrio, com duas equipas a lutarem, até ao final, pelos pontos da vitória.

No campo de Rugby das Caldas o favoritismo fica por inteiro com o Montemor, que mostrou no fim de semana passado estar em boa forma, enquanto o Caldas vai procurar com determinação a conquista do bónus de defesa...

Mais uma vez registamos o nosso desagrado com o fato de se manter para a próxima época o mesmo número de equipas na Primeirona, obrigando ao rebaixamento de uma das que disputaram a prova este ano, já que aquela que descer vai regredir em termos de qualidade, o que só prejudica o rugby português.

O aumento do número de equipas da Primeirona para 10 equipas iria com toda a certeza ser um fator de desenvolvimento do rugby nacional, aumentando o número de jornadas e evitando que as equipas ficassem, como ficaram este ano, longos períodos sem competição.


16 comentários:

Anónimo disse...

Pode ser discutível aumentar para 10 o número de equipas da primeira divisão. Eu concordo com os argumentos do MdM. O que discordo em absoluto tal como MdM é a paragem de quase 3 meses em paralelo com DH, já que ninguém da primeira tem quaisquer atletas na selecçao nem se prevê que isso possa vir a acontecer. Nesse caso um campeonato a 10 dava 18 jogos e nem havia necessidade de fase final.

Pimentas disse...

concordo plenamente com a análise que faz relativamente ao nº de equipas na 1ª divisão.

Anónimo disse...

Também concordo, pois acho que não se justifica tanto tempo de paragem como, de subir só uma equipa á 1ºdivisão, onde existe 21 equipas na 2ºdivisão.

Anónimo disse...

Não é verdade que não há equipas da 1ª divisão prejudicadas com a seleção. Nas duas últimas épocas o Cascais não teve disponíveis jogadores para diversos jogos do campeonato por causa da seleção de seniores de XV, sevens e sub-19.

Anónimo disse...

Nuno Fernandes-C.R.Evora
Cumpre-me informar o seguinte :
1º- o castigo aplicado ao CRE (em recurso )so se aplica ao escalão em causa,os sub18 conforme reg.geral comp.
2º-no que diz respeito ao jogo com a Lousã nos 3 jogos ja disputados entre as 2 equipas o CRE ganhou os 2 jogos disputados em casa (Arraiolos)tendo perdido 1 na Lousâ,pelo que quanto a mim sera jogo para tripla.
3º-gostava de convidar o Manuel Cabral a visitar o CRE para ver as condições deploraveis em que trabalhamos todos os dias para por a jogar RUGBY mais de uma centena de atletas em todos os escalões,pois parece-me haver alguma ma vontade em relação ao CRE,o que espero estar enganado.

Anónimo disse...

mas será possivel que haja tantos clubes ca sensação que o resto do mundo tá contra eles ? é só ler estes comentários nos ultimos dias que se vê 3 ou 4 clubes que afirmam que está a decorrer uma caça às bruxas.

Manuel Cabral disse...

Caro Nuno Fernandes, agradeço o esclarecimento, e o convite que me fazes.
Quanto a este convite devo dizer-te que conheço bem a realidade e a história do CRE, a quem me ligam laços de amizade que inviabilizariam só por si, qualquer má vontade em relação ao clube.
Aliás, quando no ano passado visitei o clube, ainda no Estrela, fiquei a par da situação e coloquei-me inteiramente à disposição se fosse considerado útil um comentário no Mão de Mestre sobre a matéria.
E já fiz referência à situação que vos prende à autarquia, em comentário sobre uma outra matéria.
Mas assim como me ligam ao CRE laços de amizade, o mesmo acontece em relação a grande número dos clubes nacionais, incluindo quase todos da 1ª Divisão, o que me obriga a tentar não deixar que o coração comande, e tente apenas pensar nas questões de fato.
Agora é natural que os que hoje critico se sintam chateados - porque ofendidos só se estiverem de má fé... - mas amanhã serão outros...a verdade é que já aqui critiquei quase todos os clubes da 1 Divisão, e vou ainda criticar outras vezes - sem que isso signifique menor respeito ou consideração!
Agora que os olhos de quem vive o dia-a-dia de um clube, são diferentes dos olhos de quem vê de fora, é claro que é verdade! E, sem pretender esconder que quem vê de fora também se engana, quase sempre são os olhos de quem está por dentro que vêem as coisas deformadas - afinal é o olho do dono que engorda o boi!
Para terminar, embora não possa ir aí neste momento, irei sem dúvida dentro em breve, até porque preciso de reforçar a minha cozinha com uns vinhos, uns enchidos e uns queijos, e é por aí, no Alentejo, que costumo abastecer-me!
Abraço

Anónimo disse...

Nuno Fernandes
O cumentario que fiz não foi por ter ficado chateado e muito menos ofendido,era o que faltava,mal de quem não consegue aguentar uma critica,com o que escreveste fica claro que não ha nenhuma ma vontade especial com o CRE .No que diz respeito ao convite fica feito,ja agora informo-te que jogamos em casa as proximas 3 jornadas 21/4,29/4 e 5/5.
Quanto ao outro cumentario não ha, não houve e nem vai haver caçaas bruxas .

Anónimo disse...

http://cnu2012.fadu.pt/desportos-rugby-m.php#

CNU 2012 - Universidade do Porto vencedora!!

Anónimo disse...

Eu concordo ainda que devemos porque não aumentar para 12 ? porque não ? nivelar por baixo como todos querem para daqui a uns anos estarmos a disputar com a a Moldávia e outros países semelhantes .

Anónimo disse...

Para que estragar um campeonato que este ano se mostrou tão equilibrado como o da 1ª divisão.
o que acho que se deveria fazer era criar uma 2ª divisão nacional com 8 equipes (e na 3ª ficavam as outras 13 equipes), ou pelo menos dividida em 2 regiões (5 + 5, ou 6+6), e depois uma 3ª divisão com os restantes clubes, divida por 2 ou 4 regiões, conforme seja melhor.
Quanto as paragens, também as considero ridículas, especialmente o tempo de paragem, 3 meses.

Anónimo disse...

Nivelar por baixo era de a proposta fosse aumentar a DH. Aumentar a primeira divisão que é escalão intermédio é totalmente diferente. Concordo com o aumento para que a primeira tenha um campeonato sem paragens.

Anónimo disse...

este blog era tao bom quando voce se limitava a informar as pessoas do que se passava no rugby nacional, porque e que repentinamente voce achou que sabe tudo e que tem o direito de criticar as equipas? e ainda diz que vai criticar mais vezes, como e que possivel?!

Anónimo disse...

Tenho lido e debatido a questão do aumento de equipas na Honra e na 1.ª Divisão com alguns amigos e acho que se alguns pecam por falta de compreensão da nossa realidade, outros são reais visionários.
Desta forma, apraz-me fazer o seguinte comentário:
- Na Honra, existem claramente 5 ou 6 equipas (dependentes dos fundos disponíveis para contratações e/ou vontade dos jogadores) que jogam a um nível técnico claramente superior e que só elas podem falar relativamente ou não quanto ao sentirem-se prejudicadas com as equipas ditas “menos fortes”! Aliás, a inclusão destas equipas numa eventual Taça Ibérica iria tirar de uma vez por todas as dúvidas sobre o actual estado do Rugby Português! Quanto a este assunto, defendo neste momento e somente, 1 equipa de cada País, em 1 jogo, decidir a Taça!
Porquê?? Porque neste momento, com o actual estado do calendário de competições, nenhuma equipa terá jogadores disponíveis para os compromissos com as suas equipas. Ou bem que treinam com a Selecção ou bem que treinam com a equipa! Resultado: ninguém está a ganhar e quanto a este ponto, a própria Federação tem de arranjar um meio termo! Com tantas críticas, não me acredito que existam assim tantas equipas a apoiar as decisões da Federação.
Continuando, o aumento de equipas na D.H., só viria a prejudicar as mais fracas que eventualmente iriam ter de recorrer a estrangeiros para jogar e de alguma forma dignificar as suas cores. Se bem que neste momento também só vejo 2 equipas (CRAV e Cascais) que possam reunir as condições para.. (Quanto a este tema poderei voltar mais tarde, caso venha a ser pertinente)
- Na 1.ª Divisão, o aumentar de equipas, faria todo o sentido, embora as deslocações por todo o país sejam bastante dispendiosas. Embora existam equipas que estejam a jogar a um ritmo e nível um tanto superior às demais, o fosso só se “vê” quando as equipas se encontram realmente desfalcadas. Mais, com a inclusão de mais 2 equipas na 1.ª Divisão, aumentam se os jogos e como consequência prática, a experiência individual de cada jogador. Havendo mais jogos mensalmente, certamente todo “o jogador” irá treinar mais durante a semana e assim evitam-se as prolongadas paragens que retiram jogadores dos treinos pois sabem que nesse fim de semana não jogam! Não treinando, as qualidades individuais “perdem-se” momentaneamente e custam a recuperar novamente o que por um lado vem no fim a prejudicar o jogo em si!! Não se esqueçam que em Portugal são poucos os “profissionais”!!!
Resumindo, e doa a quem doer: o Rugby Português, selecções incluídas, não vão evoluir enquanto os clubes não se entenderem quanto ao que querem. Não acredito que a culpa seja só da Federação, porque em Assembleia Geral, estes assuntos, se não o são, deveriam ser debatidos, e se existem acordos por debaixo da mesa para que se mantenha este “status quo”, meus amigos, desistam porque assim nada vai mudar!
Querem aumentar a qualidade dos jogos e no limite, o da própria Selecção??? Mudem as regras!! Só existe Selecção se existirem JOGADORES e só existem JOGADORES se existirem CLUBES!!!!
Saudações.

Ass: The Tackler! (assinar para quê?)

Anónimo disse...

Caro MdM, tem conhecimento dos jogadores que jogaram pela Universidade do Porto e que se sagraram ontem campeões nacionais universitários? No site da fpr encontra-se a constituição da equipa vencedora do torneio feminino, gostaria de saber,qual a constituição da equipa masculina da UP. Obrigado

Anónimo disse...

Vamos falar daquilo que interessa. Amanhã joga-se o CDUL- Direito, os dois maiores clubes de Portugal.Mão-de-Mestre peço-lhe que aborde o tema. MG