5 de dezembro de 2013

CAVALIERI ITALIANOS DEFRONTAM LUSITANOS NA CHALLENGE CUP

Aproxima-se a segunda jornada dupla da Amlin Cup, e desta vez o Lusitanos XV vai defrontar em jogos de ida e volta, a equipa italiana do I Cavalieri Prato, que como os portugueses, ainda não venceram qualquer jogo na competição deste ano.

Mas os italianos, depois de serem esmagados pelos London Irish por 60-10 em casa destes, receberam e quase surpreenderam, em sua casa, os franceses do Stade Français (16-17), pelo que fica a dúvida sobre o real valor da equipa.

A equipa do Lusitanos XV, como se recordam, perdeu as duas primeiras partidas, frente ao Stade Français por 61-3 e frente ao London Irish por 67-6, e estes encontros com os Cavalieri são a única esperança de conseguir sair da competição com um resultados mais lisonjeiro...
Contrariando o que foi dito quando se colocou a ideia da participação de uma equipa organizada pela FPR, o primeiro destes dois jogos volta a ser disputado num sábado, com claro prejuízo dos clubes que voltam a não poder utilizar os seus melhores elementos - ou seja, os principais clubes portugueses são reféns da FPR.

Veremos que outras surpresas nos vai revelar o descasque deste abacaxi, quando for altura de saber como serão feitas as suas contas...Oxalá não se transforme numa cebola...

I CAVALIERI PRATO
Equipa formada no ano 2000 pela reunião de três clubes da região (I Sorci Verdi, SS Rugby Prato e Rugby Iolo) a equipa conseguiu o apuramento para o play-off da Série A em 2005/06, mas falhou dessa vez o apuramento para a Super 10, na semi final.

No ano seguinte chegou à final do play-off mas perdeu a final frente ao Venezia, e só em 2008/09 os

Cavalieri conseguiram o acesso ao escalão maior do rugby italiano.

Logo na sua primeira época na Super 10, a equipa conseguiu ficar entre os cinco primeiros classificados, e com isso garantiu um lugar na Amlin Challenge Cup.

Em Junho de 2010 o Cavalieri Prato fundiu-se com outros 10 clubes da Toscânia, formando o "Cavalieri Toscana Rugby Eccellenza", uma nova franquia que pretendia representar a élite do rugby profissional da região.

A equipa alcançou a final do torneio Eccellenza (antiga Super 10) em 2011/12 e 2012/13 mas perdeu das duas vezes para o Cammi Calvisano e o Moglgliano Rugby respectivamente..

Em linhas gerais o rugby italiano encontra-se dividido em cinco divisões nacionais - Eccellenza (11 equipas), Série A (Dois grupos de 12 equipas), Série B (Quatro grupos de 12 equipas), Série C1 (Oito grupos de 12 equipas) e Série C2 (24 grupos de oito equipas), e além destas cerca de 370 equipas que disputam as divisões nacionais, sem contar com o rugby local, mantém-se duas equipas especiais (Benetton Treviso, propriedade da Benetton, e Zebre, de responsabilidade da Federação Italiana de Rugby) que disputam a Pro 12 (antiga Liga Celta) e a partir daí as competições europeias de clube (Heineken e Amlin Cup).

OS CAVALIERI NA CHALLENGE CUP
Começaram bem os Cavalieri a sua primeira campanha na Challenge Cup (2010/11) com uma vitória em casa frente ao irlandês Connacht por 23-21, mas desde então e até agora, decorridos 20 jogos e na sua quarta participação na prova, nunca mais os italianos repetiram a façanha, tendo sido derrotados em todos os outros 19 encontros, e o melhor que conseguiram foram duas honrosas derrotas por um só ponto de diferença, frente ao Londons Welsh na época passada (31-32) e frente ao Stade Français em Outubro deste ano (16-17), em jogos realizados em Prato, no Estádio Enrico Chersoni.

Fique com os resultados integrais dos Cavalieri na Amlin Challenge Cup:


Fotos: www.gliscudieri.it

12 comentários:

Anónimo disse...

calculo que já haja uma lista de convocados, o que eu gostava mesmo era de ir ao site da FPR e conseguir saber quem são os convocados mas impossivel , mais parece uma equipa fantasma...

Anónimo disse...

Ver dia 28 de Novembro; Está lá a convocatória

Manuel Cabral disse...

A convocatória do dia 28 é uma convocatória para os treinos, com 34 jogadores de onde (em princípio, nem sempre seguido) sairão os 23 convocados para o jogo.
A convocatória para o jogo ainda não é conhecida.

Anónimo disse...

Na convocatória existem 21 de Lisboa e depois dois "indígenas" de Coimbra para compor o ramalhete.
A provincia está reconhecida por este gesto magnanimo que os senhores de Lisboa tiveram e iremos retribuir com a indiferença habitual que estes jogos nos merecem.
Em todo o caso regista-se que dois é melhor do que nenhum. Pena é que o Selecionador Nacional pago por todos nós continue sem tempo para ver equipas nacionais, fora de Lisboa, a actuar. É obrigação de todos nós confrontar a FPR com este facto e obrigá-la a agir.

Anónimo disse...

O Vareta mais novo, agora no CRAV (depois de estar no Prazer de Jogar e no Direito), está lesionado? É que nem para os sevens é convocado.

Já que há alguma aposta nos jovens e há falta de aberturas...

PS - Eu sei que no Direito ele jogava a centro, o que foi uma pena. Mas no CRAV duvido que não seja ele o abertura.

Anónimo disse...

Espero que o termo "indígenas" não tenha sido usado de forma depreciativa. Porque os dois jovens da AAC que integram a comitiva, independentemente do seu valor, que têm e é já reconhecido, não merecem ser enxovalhados. Concordo que seria já tempo de alguns cromos perpétuos dessem lugar a quem possa vir, futuramente, a constituir a base do XV nacional, sem a habitual inclusão das eternas vedetas.
E falo de cadeira e sem papas na língua porque até sou da capital e adepto dum dos clubes com mais homens na seleção. Mas justiça acima de tudo.

Anónimo disse...

O Vareta não está convocado porque não quer jogar na Seleção, quer ser estudante e por isso não tem tempo. É uma pena.
A convicatoria é publica e houve recentemente uma assembleia geral onde os delegados puderam tirar todas as dúvidas e não consta que tenham ficado com algumas.

Anónimo disse...

Nao é verdade que todos os jogos da Amlin Cup fossem jogados à quinta feira. Isso foi dito apenas relativamente aos jogos a realizar em Lisboa até porque a FPR não pode marcar os jogos das outras equipas como é natural.

Anónimo disse...

Não é nunca minha intenção ofender quem quer que seja do ponto de vista pessoal, todos me merecem o maior respeito. O termo indígena foi feito por contraposição aos senhores de Lisboa que se acham donos do Rugby.

A Assembleia da FPR não foi assim á tão pouco tempo e na altura ainda não se sabia desta "ideia peregrina" do Selecionador Nacional de não considerar atletas de fora de Lisboa nem observar o que se passa nos campos de Rugby do país, este tipo de atitude não dignifica o Rugby, não dignifica o cargo de SN e envergonha directamente o presidente da FPR.
Convenhamos no entanto que os indícios estavam lá todos, quando o ano passado o então treinador de Sevens se recusa a ver uma única etapa do circuito Nacional de Sevens argumentando que era uma perda de tempo, não seria de esperar que nas novas funções mudasse muito de opinião.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 23:45
É verdade sim, foi diversas vezes afirmado pelo presidente da FPR que os jogos seriam à quinta-feira para não prejudicar os clubes.
Aliás, como já é público, essa questão está na ordem do dia em função do pedido de adiamento que o Belenenses fez do seu jogo com o Técnico para a Taça.
Não vale a pena tentares limpar a "fachada" que não resulta.

Anónimo disse...

Cavalieri Prato (26) 40 - 22 (10) Lusitanos XV (FT)


O seleccionador nacional continua com falta de visão... este jogo podia ter tido outro resultado. Está na hora de substituir os cromos vedetas

Anónimo disse...

Para já o melhor resultado de sempre....o que é preciso realçar são os 22 pontos. para já parece que existem melhorias.