27 de maio de 2013

SEVENS FEMININOS DO EUROPEU B DECORRERAM EM BRATISLAVA

Com a participação da nossa Filipa Jales, realizou-se em Bratislava o torneio correspondente à Divisão B da FIRA, o primeiro de quatro torneios que compõem o universo dos sevens femininos da Associação Europeia de Rugby.

No próximo fim de semana de 8 de Junho disputa-se em Praga a Divisão A, sendo que as duas primeiras equipas desta Divisão serão promovidas para o Grand Prix Series Feminino, por troca com as duas últimas equipas do Grand Prix desta época.

As duas jornadas do Grand Prix, em que está incluída a equipa de Portugal, realizam-se nos dias 1 e 2 de Junho em Brive, França, e nos dias 15 e 16 em Marbella, na Espanha, e o grande objectivo da equipa portuguesa é assegurar a permanência na categoria, para a época de 2013-14.

Este fim de semana em Bratislava, a Finlândia venceu a competição, batendo na final a Noruega por 25-12, depois da ter derrotado Israel na meia final por 17-0.

Por seu lado a Noruega chegou à final depois de vencer a Bulgária por 45-0, e as duas finalistas disputarão no próximo ano a Divisão A, por troca com as duas últimas do torneio da próxima semana, em Praga.

Curiosamente, e como prova do reconhecimento do seu valor, Filipa Jales dirigiu
estes dois encontros, depois de, na fase de apuramento ter apitado outras cinco partidas.

Veja os quadros do torneio de Bratislava:







Fonte: FIRA-AER

6 comentários:

Anónimo disse...

- Este post sobre o Europeu de Sevens Feminino não podia ser mais oportuno, porque permite fazer algumas considerações sobre a equipa de Portugal.

Sobretudo pela propaganda feita pelo Presidente da FPR. Diz o senhor, cá fora, que a FPR apoia o rugby feminino quando, dentro de portas da Federação fala precisamente o contrário.

O mais recente exemplo é o de a FPR e o seu Director Técnico Sr. Morais terem cedido os campos (relvado e sintético) do Estádio Nacional neste domingo, para que as cheer leaders que estiveram na Taça de Portugal de futebol pudessem fazer o aquecimento antes de abrilhantarem o espectáculo.

Resultado: a selecção feminina ficou sem campo para treinar...a poucas semanas do início do Europeu de Sevens! A sorte foi um clube ter emprestado o seu campo, sem custos para a FPR, para as atletas treinarem! Exemplar.

Mas, se olharmos para a selecção, que vemos: um treinador sózinho, perdido dentro do campo, sem saber o que fazer às 15 ou 16 atletas que vão aos estágios. Nem um auxiliar, um adjunto, nem um preparador físico, nem um staff mínimo adequado a tão grande empreitada.

Basicamente, puro amadorismo, atletas entregues à sua sorte, "treinador" que pouco ou nada entende o que é jogar 7s.

Questiona-se pois onde é que está esse apoio, numa variante (feminina) cada vez mais exigente, onde equipas que eram do nosso nível - a Alemanha, a Rússia e outras com quem nos batíamos de igual para igual - treinam com condições e evoluem a olhos vistos?

Temos uns jogos olímpicos quase à porta. Que plano existe (até para o sector masculino)para se tentar um apuramento? Que é feito das verbas do IRB ou mesmo do Comité olímpico para o sector feminino?

Tudo isto deixa antever um futuro muito negro para o rugby feminino em Portugal. E, caso a política da FPR - ir estrangulando a prática da modalidade pelas raparigas - continue, porque irá certamente continuar, dentro de 1 ou 2 anos desaparecerá a competição, sairemos do top da Europa, voltaremos à estaca zero.

Vale a pena pensar no assunto?


Anónimo disse...

No dia 10 Junho, no ISMAI, na Maia irá ser realizado um Forum sobre o Rugby feminino em Portugal. Foi divulgado irão estar presentes representantes da FPR. Por isso seria importante que todos os interessados estivessem presente para se dar a sentir, a quem de direito, qual a visão que todos temos e aquilo que pretendemos que seja o rugby feminino nacional a curto, médio e longo prazo.

Anónimo disse...

Alguém sabe se o jogo de amanha(Portugal Sub20) vai ser transmitido?

Cumprimentos

Anónimo disse...


Ora aí está uma iniciativa de aplaudir... um forum sobre o rugby feminino.

Local indicado para trocar ideias, debater as questões em aberto e ver se afinal a FPR anda a propagandear banha da cobra ou tem um projecto, uma ideia que seja para o futuro.

Esperemos que a adesão de todos, mas sobretudo dos 7 ou 8 clubes principais, seja uma realidade!

Anónimo disse...

Sabem quantas atletas federadas hà em Portugal ? Apoios da Irb ? Quem postou sobre o assunto está muito mal informado, ou estando bem quer lançar a confusão. O treino de sábado tinha sido combinado para/o tecnico que ainda ganhou uns euros com os almoços.
infelizmente os clubes nao investem nas raparigas e como tal não pode haver grandes jogadoras e grandes equipas. Parece obvio

Anónimo disse...

Anónimo das 22:30, estás mal informado,o treino no Técnico foi no domingo.

E quem ganhou com os almoços, se ganhou, foi quem explora o bar/restaurante.

Que ganhou o Técnico? Gastou luz, gastou água e deixou utilizar o relvado a custo zero!

Quem poupou foi a FPR que não teve que pagar o aluguer do campo.

É melhor obter informação antes de mandar palpites.