17 de maio de 2013

SEVENS EM COIMBRA E NA BAIRRADA

Começa este fim de semana a segunda fase do Circuito Nacional de Sevens, com a divisão das equipas em dois grupos, de acordo com as classificações obtidas na fase de apuramento.

Assim, para disputar a competição principal, que mantém a designação Circuito Nacional, as 12 equipas apuradas jogarão três etapas – Coimbra, Tapada e Arcos de Valdevez – enquanto as restantes equipas (outras 12, este ano) disputarão numa etapa apenas, o Torneio Nacional na Bairrada.

CIRCUITO NACIONAL – 1ª ETAPA - COIMBRA 
Com a participação de oito equipas apuradas no grupo Sul/Lisboa (Agronomia, Belenenses, Benfica, Cascais, Direito, Évora, Montemor e Técnico) e quatro no Grupo Centro/Norte (Académica, Caldas, CDUP e CRAV), a 1ª etapa do Circuito Nacional terá o pontapé de saída às 12 horas de sábado, no Estádio Universitário de Coimbra, com o jogo entre a Académica e o Técnico.

Os jogos da fase de grupos decorrem até às 16 horas, quando começam as meias finais da Bowl, estando prevista a realização da final principal às 19,40 horas.

O Belenenses, campeão em título, Agronomia que terminou a fase regional da prova na primeira posição do grupo Sul/Lisboa, e a Académica de Coimbra, vencedora do grupo Centro/Norte da fase regional, são os grandes favoritos, mas logo atrás vem um grupo de equipas que podem atrapalhar os principais candidatos, sendo grande a curiosidade em relação ao comportamento do Montemor e do CDUP, dados os bons resultados destas equipas durante a época de rugby de XV.

Resta saber como se apresentará o novo campeão nacional de XV, o Direito, e continua a aguardar-se o regresso do Cascais aos seus dias de glória na variante.

Também, cada uma por suas razões, são esperadas com interesse as exibições das equipas do Técnico, do Benfica, do Caldas e do CRAV.

Certamente um dia com muitos momentos de bom rugby em Coimbra.

Fique com o calendário dos jogos. 





TORNEIO NACIONAL DE SEVENS – BAIRRADA
Disputado numa jornada apenas, o Torneio Nacional agrupa as equipas que na fase regional não conseguiram o bilhete para a entrada no Circuito, e que deveria ter dois grupo de 12 equipas, mas que devido à falta de interesse de um número significativo dos clubes, ficou reduzido apenas a este Torneio da Bairrada.

E uma coisa é certa, entusiasmo e dedicação não falta a estas equipas, que virão de todos os cantos do país, do Algarve ao Minho, e de entre as quais não é possível anunciar um conjunto de principais candidatos.

De qualquer modo existe alguma expectativa em relação às equipas minhotas (que parecem estar em alta!), não esquecendo a equipa da casa e os primodivisionários da Agrária de Coimbra, do Santarém e do Loulé.

O Torneio começa às 12 horas e a final está prevista para as 19,40, o que dá muito tempo para que se possa experimentar como estão os leitões e o espumoso tinto da região!

Veja o quadro dos jogos. 



21 comentários:

Anónimo disse...

CRF e FCT desistiram do torneio...

Anónimo disse...

Que formato de torneio é este?

Anónimo disse...

na Bairrada vai ganhar... a Bairrada.

Anónimo disse...

O Beira Mar desistiu dos sevens

Anónimo disse...

Temos pena em não participar no Torneio Nacional, mas as duas etapas anteriores deixou bastantes marcas nos nossos jogadores (lesões) e por isso não vamos estar presentes.
Desejamos o maior sucesso para as equipas presentes no mesmo.

CRF

Anónimo disse...

Grande final em coimbra, com direito a vencer a Académica com ensaio depois da sirene. Notou-se a ausência de qualquer elemento da equipa técnica da FPR. Teriam, provavelmente, ficado surpreendidos com a qualidade de alguns jogadores das 2 equipas que estiveram na final. A equipa da casa, sem banco à altura, depois do desgaste da meia final com belenenses, baqueou nos minutos finais.

Anónimo disse...

Grandes momentos de rugby se viveram em Coimbra, com uma MAGNÍFICA final, digna de uma grande palco!! Uma palavra para o ENORME Vasco Uva, a quem se deve o último ensaio do Direito, depois de uma grande placagem no ensaio que dava a vitória a Académica, na limpeza de um ruck onde recupera a bola para o Direito e na dobra que dá o ensaio final da sua equipa!! Enorme, é a única palavra!! Fantástico jogo da Académica que tudo fizeram e faltou-lhes "aquele" momento!! 2 GRANDES EQUIPAS NUMA GRANDE FINAL!!! FANTÁSTICO PARA QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR!! OBRIGADO..

Anónimo disse...

Há imensos torneios de sevens em Portugal, e a equipa técnica nacional não tem tempo para estar em todo o lado, ainda por cima em Coimbra, tão longe de Lisboa.
Ridículo.
Existem 3 torneios nacionais de sevens.
Será que custa tanto assim perder 3 fins de semana por ano?

Anónimo disse...

Tudo verdade o que foi dito nos últimos comentários. Uma grande final, o direito bem tem que agradecer ao incansável Vasco Uva.

Anónimo disse...

o trabalho dos treinadores das equipas nacionais é mesmo perder TODOS os fins de semana onde há jogos para irem ver jogadores a jogar...

Anónimo disse...

Bom dia,

Analisando a 1ªetapa do Torneio Nacional de Sevens convém dizer em primeira mão que em termos logisticos podia estar um pouco melhor organizado. As equipes podiam ter melhores "abrigos", por vezes o tempo não ajudou. Poderia também ter estado presente um médico dado que existiram diversas lesões. Espera-se que o jogador do Caldas esteja melhor e que o cenário não seja tão negro como se pensava.

Lamentar ainda a falta do Évora.

Quanto aos jogos em si, há que salientar 3 jogos:
GRANDE FINAL - AAC vs GDD

Ao intervalo AAC vencia 12-7 e GDD acabou por ganhar 31-24. Com um jogo enorme de Vasco Uva. Parabéns às duas equipes que fizeram da final um belissimo momento de promoção da modalidade e deixaram tudo em campo. Creio que ambas as equipes utilizaram jogadores jovens com uma mistura de jogadores bem mais velhos.

jogo interessante de seguir foi também o Cascais - SLB com resultado incerto até final e que acabou por ser um empate. o slb venceu a agronomia que se apresentava com uma equipe bem composta e que pecou talvez por excesso de confiança.

Quanto ao belenenses claudicou na meia final com o a AAC devido a um jogo mais rápido da AAC.

Classificação final:
1º GDD
2º AAC
3º Belenenses
4º Benfica
5º Agronomia
6º Cdup
7º Técnico
8º Cascais
9º Caldas
10º Crav
11º Montemor

Anónimo disse...

de facto incansavel mas nao tinha jogado os 2 primeiros jogos do torneio. tendo só apanhado o benfica e a academica. a academica n se pode queixar de tar cansada pois teve um jogo a menos na fase de grupos. toda a equipa do direito trabalhou muito, e a meu ver o destaque do torneio no geral, vai para os 2 jogadodes sub18 pedro afra rosa e joao vaz antunes. o resto é musica!

Anónimo disse...

ainda mais agora que começa a temporada de casamentos e baptizados e primeiras comunhões

Anónimo disse...

Essa classificação está certamente errada!

cdup ganhou a agronomia e acho que quem ficou em 10º foi o caldas!

Anónimo disse...

Depois de ver este torneio, realmente a final foi um jogo muito emotivo de grande entregar e lealdade de todos, o Vasco Uva, o salgado e do Serginho têm que estar na selecção de 7s, pelo menos a trabalharem com os restantes (acho que o ventosa também podia la estar que não deslustrava) podem até não ir nas escolhas finais mas têm que estar entre os potenciais mas como não se dão sequer ao trabalho de ir ver os jogso... estava bom para o surf e é uma chatice ir até à provincia.

Anónimo disse...

Texto do Treinador do CR São Miguel:
"Jogadores , em 1º as minhas desculpas por não termos alcançado o objectivo principal desta época , outros objectivos foram alcançados mas o 1º é sempre o que melhor sabe.
Como ando a dizer á muito tempo , não concordo nem nunca concordarei com modelos de campeonato que não sejam todos contra todos a duas voltas , um campeonato é uma prova de regularidade e não uma meia final e final , isso chama-se taça e não campeonato- por tal pensamento posso dizer sem medo que considero esta época o S. MIGUEL campeão , e o SPORTING , ganhou uma taça - tal qual considero o CDUL e DIREITO nas mesmas situações um foi campeão outro ganhou a taça final .
Mas como este modelo é o que temos é com ele que temos que viver , até eventualmente ser alterado . E nesse capitulo , parabens ao SPORTING soube , marcar e controlar nas alturas certas , nós jogámos como se fosse mais um jogo e não uma final , onde o que conta é marcar independentemente de jogar bem ou não.
FOI MAIS QUE UM PRAZER , FOI UMA HONRA TER SIDO VOSSO TREINADOR- MUITO OBRIGADO PELA CONFIANÇA DEPOSITADA NOS MEUS TREINO E NOS MEUS ENSINAMENTOS, SEM DÚVIDA QUE GANHÁMOS UMA EQUIPA E MAIS IMPORTANTE UMA AMIZADE PARA A VIDA . PARA A PRÓXIMA ÉPOCA FIQUE QUEM FICAR , SERÁ SEM DÚVIDA MUITO MELHOR QUE A QUE PASSOU."

A arrogância "lisboeta" deste senhor fica-lhe tão mal ao esquecer-se do CR Famalicão. Fomos campeões no Norte e no Norte/Centro. Pena que tenhamos perdido com o Sporting. Mas a ver pelas palavras ainda bem que o título nacional foi para Alvalade.

Francisco Silva.

Anónimo disse...

1º GDD
2º AAC
3º Belenenses
4º Benfica
5º cdup
6º agro
7º Técnico
8º crav
9º cascais
10º montemor
11º caldas

assim é q é

Anónimo disse...

Jogo colectivo o do GDD. Com uma mistura de sub 18, 21 e Séniores.

O ensaio da vitória na final é um passe do Salema para o Salvador Palha.

Anónimo disse...

Como é que a equipa técnica da FPR tem a lata de chamar alguns jogadores que estiveram no torneio de coimbra? Não vi nenhum elemento por cá, apenas o presidente Amado da Silva que penso que nem a final viu. Vasco Uva este realmente em grande nível e a sua convocatória é merecida. Mas e o Serginho que sózinho ganhou o jogo ao Belenenses? E o Eduardo? Sem qualquer dúvida estes 2 jogadores e o Vasco Uva foram os homens do torneio.

Anónimo disse...

Não viu a final porque não estava lá a Agronomia...

As convocatórias tiveram o dedo dele, de certeza, pois não esteve lá mais ninguém.

Anónimo disse...

se nao convoca é porque não convoca
se convoca é porque convoca...

sempre a baterem no seguinho. parece a politica de oposição que o que interessa é estar contra. ridiculo...

tantas criticas por convocarem sempre os mesmos. agora que convocam caras novas também criticam..